Buscar

QUIZ CICLO DE KREBS FORFORILAÇÃO OXIDATIVA - Prof MARCOS ANTONIO ALVES DE MEDEIROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA
 Reconhecida pelo MEC: Portaria nº 1.084, de 28 de dezembro 2007, publicada no DOU de 31 de dezembro de 2007, página 36, seção 1.
QUIZ
01. Embora o oxigênio não participe diretamente em qualquer das reações do Ciclo do Ácido Cítrico, este somente funciona quando o oxigênio está presente. Isto porque: 
a) o oxigênio é necessário como um ativador para diversas desidrogenações enzimáticas (oxigenações) no ciclo. 
b) o oxigênio é necessário para a produção de água, a qual é crucial para os processos celulares. 
X c) o oxigênio recebe elétrons da cadeia respiratória, permitindo a reoxidação do NADH a NAD+. 
d) o oxigênio é necessário para a remoção de subprodutos tóxicos formados pelo ciclo. 
e) o oxigênio tem todas essas funções.
02. Todas as enzimas listadas abaixo estão ligadas à redução de NADH, exceto: 
a) isocitrato desidrogenase. 
b) malato desidrogenase. 
X c) succinato desidrogenase. 
d) piruvato desidrogenase. 
e) α -cetoglutarato desidrogenase.
03. Em um tubo de ensaio você tem uma suspensão de mitocôndrias isoladas e intactas, ao qual você adiciona succinil-CoA. Quantos mols de ATP você esperaria que fossem gerados em uma volta do Ciclo de Krebs para cada mol de succinil-CoA adicionado? 
a) 3. 
b) 4. 
c) 5. 
d) 5,5.
X e) 0.
04. Funções do Ciclo de Krebs. Onde ocorre o Ciclo de Krebs. Principais rotas estimuladas pelos intermediários do Ciclo de Krebs? Quais os intermediários que abastecem o Ciclo de Krebs?
O ciclo de Krebs é extremamente importante, pois ele é o principal responsável pela oxidação de carbonos que ocorre na maioria das células. Assim, alguns de seus produtos podem ser transferidos ao citosol e ser usados em reações anabólicas, como a síntese de aminoácidos. O ciclo de Krebs é uma das fases da respiração celular que ocorrem na matriz mitocondrial dos organismos eucariontes. As vias metabólicas mais importantes são: glicólise - oxidação da glucose a fim de obter ATP; ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia; fosforilação oxidativa - eliminação dos electrões libertados na oxidação da glucose e do acetil-CoA. 
Os compostos intermediários do ciclo de Krebs podem ser utilizados como precursores em vias biossintéticas: oxaloacetato e α-cetoglutarato vão formar respectivamente aspartato e glutamato. A eventual retirada desses intermediários pode ser compensada por reações que permitem restabelecer o seu nível.
05. Definição de fosforilação oxidativa. Descrição da síntese de ATP e de calor. Descrição da relação entre a síntese de ATP e a síntese de espécies reativas de oxigênio. Definição de estresse oxidativo.
Fosforilação oxidativa é o nome de um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. ... Quando ocorre a fosforilação oxidativa há a oxidação de nutrientes do alimento que, como consequência, libera energia química que posteriormente é produzida no transporte de elétrons na cadeia respiratória. Nas primeiras etapas da respiração celular (glicólise e ciclo de Krebs), parte da energia produzida na degradação de compostos é armazenada em moléculas intermediárias, as coenzimas, como o NAD+ e o FAD+. Essa energia de oxidação das coenzimas é utilizada para a síntese de ATP. O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante. A geração de radicais livres e/ou espécies reativas não radicais é resultante do metabolismo de oxigênio. A mitocôndria, por meio da cadeia transportadora de elétrons, é a principal fonte geradora. O sistema de defesa antioxidante tem a função de inibir e/ou reduzir os danos causados pela ação deletéria dos radicais livres e/ou espécies reativas não radicais. Esse sistema, usualmente, é dividido em enzimático (superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase) e não-enzimático. No último caso, é constituído por grande variedade de substâncias antioxidantes, que podem ter origem endógena ou dietética.

Continue navegando