Buscar

APS DE PROCESSOS BIOLÓGICOS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALVADOR
LAIELY LISBOA ALVES
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) 
DE PROCESSOS BIOLÓGICOS
FEIRA DE SANTANA – BA
2020
 O câncer é uma doença causada por divisão celular descontrolada e material genético alterado. Seu desenvolvimento na célula está ligado as alterações na atividade dos reguladores do ciclo celular. Os inibidores do ciclo celular impedem que as células se dividam quando as condições não são as corretas, por isso a baixa ação desses inibidores pode causar câncer. Da mesma forma, os reguladores positivos da divisão celular podem causar câncer se estiverem muito ativos. Na maioria dos casos, essas alterações na atividade ocorrem devido a mutações nos genes que codificam as proteínas reguladoras do ciclo celular. 
 As células com material genético alterado podem se transformar em células cancerosas. As células cancerosas possuem diversas diferenças quanto ás normais, algumas dessas diferenças estão na divisão celular. Células cancerosas podem se multiplicar ssem fatores de crescimento, já as normais necessitam de fatores de crescimento. As células cancerosas são, geralmente, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Elas apresentam mais quatro características que as distinguem das células normais: proliferação descontrolada, diferenciação e perda de função, poder de invasão e capacidade de sofrer metástase. As células cancerosas também não se submetem á morte celular programada, ou apoptose, sob condições em que as células normais o fariam, devido a danos no DNA.
 São os genes que normalmente ajudam às células a crescer, os oncogenes se originam de um gene proveniente normal, chamado de proto-oncogene. Que sofre uma mutação e leva a uma produção anormal ou em excesso de um fator de crescimento, resultando em um crescimento descontrolado da célula. As formas muito ativas (promotoras do câncer) desses genes são chamados de oncogenes, enquanto as formas normais, ainda não mutadas, são chamadas de proto-oncogenes. 
 Os genes supressores de tumores são genes normais que estão presentes em todas as células. Eles produzem fatores (proteínas) que inibem o processo de proliferação da célula. Assim, a ausência desses fatores resulta em uma proliferação 
anormal. Os supressores de tumor previnem a formação de tumores cancerosos quando estão funcionando corretamente, e tumores podem se formar quando eles sofrem mutações de modo que não funcionem mais. Quando o DNA de um célula é danificado, a p53 (proteína) interrompe o ciclo celular, desencadeando a produção de um inibidor do ciclo celular. Essa pausa dá tempo para o reparo do DNA, que também depende da p53, cuja segunda função é ativar enzimas de reparação do DNA. Se o dano não for passível de conserto, a p53 irá desempenhar seu terceiro e último papel: morte celular programada de modo que o DNA danificado não seja passado adiante.

Continue navegando

Outros materiais