Buscar

APS - PROCESSOS BIOLOGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS – PROCESSOS BIOLÓGICOS
CÂNCER
Aluna: Laura Fernandes 
· O que é o câncer e o que desencadeia seu desenvolvimento na célula?
O câncer é uma doença gerada por uma divisão celular descontrolada, sendo alterações nas atividades dos reguladores do ciclo celular na sua principal causa, que quando células têm modificações celulares em seu DNA contem proteínas que auxiliam sua multiplicação desregulada (b6) e enzimas que revertem o desgaste a divisão celular (telomerase), inibindo sua destruição (apoptose), gerando posteriormente metástase e angiogênese (mudam sua localidade e constroem novos vasos sanguíneos para receberem nutriente onde não deveriam) transformando-se assim um tumor maligno. 
· Quais comportamentos diferenciam uma célula normal de uma célula cancerosa?
As células normais tem seu DNA seguindo uma linhagem correta e a que é diferente é destruída através da apoptose, as mesmas fazem divisão sendo reguladas por um ciclo celular onde seguem uma ordem de crescimento e desenvolvimento, tendo a inibição de contato que é quando formam um grupo que já está bem junto, elas param de se dividir. 
· O que são oncogêneses?
Os oncogêneses são definidos como genes ligados ao surgimento de tumores, tanto malignos quanto benignos. São oriundos de genes celulares normais, conhecidos como proto-oncogênes, responsáveis pela regulação do crescimento e diferenciação celular. Acontece quando um gene tem seu regulador positivo do ciclo celular superativado, que é quando um receptor do fator de crescimento envia sinais para a célula mesmo quando os fatores de crescimento não estão sendo enviados, fazendo com que a célula cresça desordenadamente. 
· O que são supressores de tumor?
Os genes supressores de tumores são genes normais que estão presentes em todas as células. A ausência dos genes supressores, ou por inativação ou mutação, leva a um maior risco de desenvolver câncer.
Produzem fatores (proteínas) que inibem o processo de proliferação da célula. Assim, a ausência desses fatores resulta em uma proliferação anormal. Ou seja, os genes supressores de tumores são genes normais que inibem o crescimento da célula, funcionando como um freio (ausentes, as células crescem de modo desenfreado).
· Qual o papel da p53 em células saudáveis?
A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.

Outros materiais