Buscar

Trabalho FITOCOSMETOLOGIA

Prévia do material em texto

Turma: CE4A36 Disciplina: Fitocosmetologia Nome: Eduarda Machado RA: D822748
Camomila
A. Planta medicinal: Matricaria chamomilla.
B. Droga vegetal: A droga vegetal consiste de capítulos florais secos de Matricaria chamomilla.
C. Fitocosmético mais comum: Cremes, loções e géis. 
D. Grupos de PANs encontrados no fitocomplexo: Os capítulos florais contém azuleno, óleos essenciais (camazuleno e bisabolol), flavonoides, taninos e ácidos fenólicos. (RUIVO, 2012)
E. Grupo de PAN principal: Óleos essenciais.
F. Uso relacionados (explicados) de acordo com os PANs: Possuem ação anti-inflamatória melhorando a velocidade da cicatrização da pele lesada, óleos essenciais também possuem efeitos calmante, suavizaste e antisséptico, úteis na despigmentação de manchas, em pele secas e em peles sensíveis e também para tratamento de acnes. (RUIVO, 2012)
Hamamélis
A. Planta medicinal: Hamamelis virginiana.
B. Droga vegetal: A droga vegetal consiste de folhas secas e cascas, inteiras ou fragmentadas de Hamamelis virginiana.
C. Fitocosmetico mais comum: Cremes e loções contendo extrato glicerinado de folhas, loções de limpeza. 
D. Grupos de PANs encontrados no fitocomplexo: Taninos, flavonoides, saponinas, ácidos fenólicos e vestígios de óleo essencial. (RUIVO, 2012)
E. Grupo de PAN principal: Tanino
F. Uso: relacionados (explicados) de acordo com os PANs: Por sua ação adstringente e cicatrizante, reduzem a permeabilidade capilar, exercendo uma ação vasoprotetora e vasoconstritora, aumentando a elasticidade das veias e a resistência capilar, atuando como hemostáticos, tem ação na melhor da circulação venosa, agindo assim em lesões de pele e varizes. Os cremes e loções são aplicados para restaurar a estrutura normal da pele sendo também uteis no combate das olheiras, rugas e em peles seborreicas. Loções de limpeza apresentam ação purificadora e hidratante, tonificando a pele. (RUIVO, 2012)
Arnica
A. Planta medicinal: Arnica montana
B. Droga vegetal: A droga vegetal consiste de inflorescências secas, inteiras ou parcialmente fragmentadas de Arnica montana
C. Fitocosmetico mais comum: Cremes e óleos de contendo extrato de arnica. D. Grupos de PANs encontrados no fitocomplexo: Óleo essencial, flavonoides, triterpenos e ácidos fenólicos. (RUIVO, 2012)
E.Grupo de PAN principal: Flavonoide 
F. Uso relacionados (explicados) de acordo com os PANs: Tem ação anti-inflamatório, anti-edematosa e de ativação da circulação, são aplicados no tratamento de varizes e são úteis na estimulação do tecido cutâneo, pois promovem o aumento da circulação sanguínea, auxiliando na reabsorção de fibrina. (RUIVO, 2012)
Guaraná 
A. Planta medicinal: Paullinia cupana.
B. Droga vegetal: A droga vegetal consiste de sementes secas, desprovidas de arilo e tegumento (casquilho) de Paullinia cupana.
C. Fitocosmetico mais comum: Para uso tópico é utilizado cremes, pomadas com extratos de guaraná para melhor absorção e uso interno serve como estimulantes e acelera o metabolismo.
D. Grupos de PANs encontrados no fitocomplexo: apresenta alcalóides, cafeína, taninos, saponinas, catequinas, teofilinas. (MIRANDA, 2008)
E. Grupo de PAN principal: Alcalóides 
F. Uso relacionados (explicados) de acordo com os PANs: Possui propriedades lipolíticas e vasodilatadoras. Esta propriedade o torna adequado para o preparo de cosméticos indicados para o tratamento da celulite, melhora da microcirculação e absorção. (MIRANDA, 2008)
Ginco 
A. Planta medicinal: Ginkgo biloba
B. Droga vegetal: A droga vegetal consiste de extratos folhas de Ginkgo biloba. 
C. Fitocosmetico mais comum: Cremes e loções 
D. Grupos de PANs encontrados no fitocomplexo: Flavonoides, biflavonoides e polifenol. (RUIVO, 2012)
E. Grupo de PAN principal: Flavonoides 
F. Uso relacionados (explicados) de acordo com os PANs: Por sua ação antioxidante aumentam a resistência dos capilares, assim como a microcirculação superficial e a oxigenação dos tecidos. Diminuem a permeabilidade vascular, e aumentam como vasodilatadores arteriais e vasoconstritores venosos. Atuam como estimulantes celulares em peles com problemas vasculares, reduzem o envelhecimento cutâneo, pois interagem com o ácido hialurônico e a vitamina C, limitando assim a formação de rugas, apresentando também ação anti-celulitica, em grande parte devido aos efeitos exercidos da microcirculação. (RUIVO, 2012)
Referências 
Farmacopéia Brasileira 6° edição. Volume II – Monografias, Plantas medicinais. Brasília, 2019.
RUIVO, Joana Sofia Paz. Fitocosmética: Aplicação de extratos vegetais em cosmética e dermatológica. Porto, 2012. 
MIRANDA, Márcia Vilhora, Paulina cupana utilização de patogenesia. São Paulo, 2008.

Continue navegando