Buscar

ANÁLISE DO FILME AS VANTAGENS DE SER INVISIVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO HUMANO III
DISCENTE: LUANA SANTOS DE SOUSA
SINOPSE DO FILME AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL 
Charlie (Logan Lerman) é um jovem timido que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si… até o dia em que dois amigos, Patrick e Sam, passam a andar com ele.
ANÁLISE DO FILME
 O filme "As vantagens de ser invisível" mostra o retrato real do final da adolescência pois em contraste com literatura permite que se destaque a fase do desenvolvimento que Erikson coloca como identidade x confusão, representado por Charlie e do início do jovem adulto onde Erickson traz o conflito da crise seguinte que está em torno da possibilidade de Intimidade x Isolamento, podendo ser percebido nos seus dois novos amigos Sam e Patrick. Charlie, ingressa no primeiro ano do ensino médio, um jovem tímido que tem dificuldade de fazer amizades, porém sente falta de estar em grupos de amizade, e esse fatores sociais interferem diretamento em seu respectivo comportamento. Como citei logo a cima ele se encontra na fase media da adolescência, pode se perceber que o mesmo está no quinto estagio da teoria de Erik Erikson, que é identidade versus confusão de identidade, pois ele ainda está tentando encontrar a sua própria autoimagem, tentando se encaixar na sociedade, buscando os próprios valores, tentando entender o que ele quer fazer em questão de emprego, de ocupação, ao mesmo tempo que tenta desenvolver sua identidade sexual, ou seja, está passando por um processo de muita reflexão, pois a capacidade cognitiva do pensamento cognitivo está extremamente ativada, ele consegue pegar valores morais e éticos e pesar na balança para assim fazer comparações mesmo que seja de uma forma não tão madura, pois esse pensamento reflexivo ainda se aliará ao pensamento pós formal que é caracterizado com capacidade de lidar com a inconsistência, com a contradição, imperfeição e com a tolerância, ou seja, essas situações vão exigir valores formados, e uma identidade social/moral, sendo obrigado a tomar decisões em que tenha que responder por si só, isso já pode ser considerado a caracterização do primeiro passo para a vida do jovem adulto. 
 
 Voltando ao filme, Charlie tinha um único amigo, que se suicidou, ele sofre bastante com isso, chegou até ter depressão, além de se sentir culpado pela morte da tia. Charlie se comunica através de cartas, onde escreve o que está passando, e faz tratamento psicoterapêutico, muitos adolescentes podem ser representados como o Charlie, pois se sentem sozinhos e não se vêem em determinados grupos, pelo fato de serem diferentes e e também por estarem vivendo essas mudanças de fases. No enredo Charlie conhece Sam e Patrick, meios irmãos que estão terminando o ensino médio e se torna amigos e daí pra frente, Charlie tem sua vida tornada de mudanças, pois ele começa a ir em festas, começa a beber e conhecer outras pessoas, fase essa que pode ser relacionada com outro estágio de Erik Erikson que o livro nos apresenta que é Intimidade versus isolamento, ou seja, são jovens vão desenvolver suas bases e valores durante a adolescência e assim terem uma capacidade de terem relacionamentos mais saudáveis com responsabilidade. O trio de amigos, nos mostra de uma forma clara que o processo de início de uma vida adulta é extremamente subjetivo, por que é muito tênue. San e Patrick já tinha tomado algumas decisões por que eles já tinham entendido o processo identitário e Charlie ainda estava iniciando esse processo. E para finalizar como é interessante ver esse contraste das características do termino da adolescência e do início da vida adulta, sendo possível notar a comunicação e a separação entre essas fases, pois, estas são retratada de forma leve e instigante no filme.

Continue navegando