Buscar

Atividade - Planejamento Agregado da Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade - Planejamento Agregado da Produção
O planejamento agregado é o plano de produção da demanda agregada. A demanda geralmente apresenta sazonalidade ao longo do ano, em contraposição à produção, que tem a tendência de produzir quantidades lineares de produtos por mês. O planejamento agregado precisa definir como será administrada esta diferença entre a demanda e a produção.
É possível atuar na capacidade de produção com a admissão de pessoal, a realização de horas-extras ou a subcontratação nos períodos de alta demanda e demissão de pessoal nos períodos de baixa demanda, também é possível atuar na demanda da produção com a formação de estoques, redução de preço ou promoções de vendas. A melhor estratégia, naturalmente, será aquela que permitir o menor custo e maior resultado da operação.
Planejamento agregado inclui:
Demanda agregada 
Capacidade Disponível 
Subcontratação e outros fatores;
O planejamento agregado é um tipo de planejamento de nível tático para o médio prazo. Já o planejamento da capacidade é um planejamento de longo prazo, normalmente expresso em anos, este planejamento é de nível estratégico.
O mix de produtos oferecidos pela maioria das organizações é bastante alto e se eleva a cada dia, e também uma dificuldade para o planejamento da produção. O planejamento agregado é o plano de produção da demanda agregada para um período de médio prazo,
em geral de 12 meses.
 Demanda agregada:
É necessidade de “agregar”, ou seja, agrupar os inúmeros modelos em um número menor de famílias básicas que represente, de uma forma mais geral, a necessidade de produção. À demanda prevista para famílias básicas de produtos dá-se o nome de demanda agregada.
Planejamento da produção:
Trata-se de um planejamento de curto prazo, normalmente expresso em semanas. Este planejamento é de nível operacional e especifica a produção diária dos produtos totalmente desagregados em suas mínimas especificações de detalhes tais como cor, tensão, tipo, modelo, embalagem etc.
Admissão e demissão de pessoal:
Esta estratégia consiste em aumentar o quadro de funcionários, podendo até adicionar um novo turno de produção, nos períodos de alta demanda e diminuir o quadro de pessoal, inclusive cortando o turno de produção anteriormente montado, nos períodos de baixa demanda.
Utilização de horas-extras:
Esta estratégia consiste em fazer com que os funcionários já contratados trabalhem horas adicionais nos períodos de alta demanda.
Subcontratação de produção:
Esta estratégia consiste em “mandar fazer fora” os produtos que a empresa não tem capacidade de produzir internamente, nos períodos de alta demanda.
Atuação na demanda (estratégia de tentativa de mudança de comportamento dos clientes):
Uma política de gestão da produção baseada em atuação sobre a demanda consiste em fazer com que a demanda acompanhe a produção, ou seja, procurando-se incentivar as vendas nos meses de menor demanda, envolve:
Custo de capital, custo de obsolescência, custo de armazenagem ou de ocupação e custos diversos.
Estratégia pura de planejamento agregado:
- Primeira estratégia: manutenção de quadro de fixo de funcionários e formação de estoques reguladores;
- Segunda estratégia: contratação e demissão de funcionários de acordo com a demanda.
Estratégia mista de planejamento agregado:
Para aumentar ainda mais a dificuldade na elaboração de plano agregado de produção com estratégia mista, é necessário levar em conta um grande número de restrições impostas pelo sistema de produção e pelo próprio ambiente em que a empresa está inserida, para isso observar:
 - tabela de variáveis de decisão;
- tabela de custos e da função objetivo;
- tabela de entrada de dados;
- tabela de restrições.
Tendo como foco:
Receitas;
Matéria-prima;
Custos de mão-de-obra;
Custos dos estoques;
Custos totais
e claro Restrições.
Sobre os exercícios propostos não consegui terminar a tempo para envio.