Buscar

APOL DIDÁTICA, CURRÍCULO E SOCIEDADE 2019

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“No campo da Educação, a teoria de capital humano gerou a concepção tecnicista sobre o ensino e sobre a organização da educação. Na concepção tecnicista, propagou-se a ideia de que a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, chancelando a noção de que os investimentos em educação devem ser determinados pelos critérios do investimento capitalista. Nessa perspectiva, a teoria de capital humano deslocou para o âmbito individual os problemas da inserção social, do emprego e do desempenho profissional e fez da Educação um valor econômico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, Andréa V. Mafra da. A pedagogia tecnicista e a organização do sistema de ensino brasileiro. Revista HISTEDBR (on-line), Campinas, n. 70, p. 197-209, dez. 2016, p. 203.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a pedagogia tecnicista, é correto afirmar que:
	
	A
	surgiu na década de 1970,  influenciada pelos pensamentos de Pierre 
Bourdieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron.
	
	B
	introduzida no Brasil no século XXI, foi desenvolvida a partir dos 
novos recursos trazidos pelas tecnologias da informação e comunicação.
	
	C
	prioriza o ensino voltado para a reflexão crítica e para projetos que 
buscam o fim das desigualdades.
	
	D
	enfatiza a produtividade e a eficiência e foi introduzida no Brasil no final 
da década de 1960
	
	E
	busca estimular o ensino da arte com o intuito de estimular a criatividade 
e a imaginação da criança.
Questão 2/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Nova Escola. <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=0>. Acesso em 23 de dez. 2014.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre Paulo Freire e sua proposta educativa, leia as afirmativas a seguir:
I. Defendeu uma escola com uma postura de ensino politizadora, com vistas a formar um aluno que reflita sobre a realidade.
II. A politização do aluno para Paulo Freire está ligada ao domínio técnico de qualidade, que vai inseri-lo no mercado de trabalho.
III. A prática pedagógica do método de Paulo Freire deve partir da vivência do aluno.
IV. Paulo Freire propôs uma educação libertadora, em que o educando se liberta da visão mágica da sociedade e passa a aceitar a estrutura social tal qual é dada.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e III.
	
	B
	IV.
	
	C
	I e III.
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e IV
Questão 3/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O pensamento curricular teve sua origem no Brasil a partir dos anos 20 e 30 do século XX, tendo como parâmetro diferentes teorias, principalmente a dos Estados Unidos, sob influência das ideias de John Dewey e Kilpatrick, que criticavam o currículo tradicional elitista e defendiam ideias progressistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: Origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. Olhar de Professor, v. 12, nº 2, 2009. p. 213. <Http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em 18 dez. 2014.
De acordo com o fragmento de texto e do livro-base A função do currículo no contexto escolar, responda: ligado às origens do pensamento curricular no Brasil, qual movimento desenvolveu e fortaleceu o método intuitivo? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Pedagogia Tecnicista
	
	B
	Teoria pós-crítica
	
	C
	Escola Nova
	
	D
	Pedagogia Crítico-reprodutivista
	
	E
	Pedagogia Histórico-crítica
Questão 4/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o trecho de texto a seguir:
“A escola, enquanto instituição social, é um dos espaços privilegiados de formação e informação [...]. Ou seja, deve estar relacionada ao cotidiano dos alunos, desde o aspecto local ao global”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Wilandia M. de. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_28_1391209402.pdf.> Acesso em 26 fev. 2018.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Didática, assinale a alternativa que define a concepção de escola na abordagem do processo didático de transmissão-assimilação:
	
	A
	A escola caracteriza-se como um laboratório de vivência democrática.
	
	B
	A escola é vista como um local de proteção do mundo externo, 
situado à margem do mundo.
	
	C
	A escola passa a ser entendida como uma organização burocrática 
de aquisição de habilidades.
	
	D
	A escola é um espaço no qual se desenvolve um processo de 
ação-reflexão-ação, comprometido com ações transformadoras.
	
	E
	A escola é o lugar de troca, em que o aluno constrói o conhecimento 
na interação com o outro.
Questão 5/5 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispostos na segunda metade da década de 1960. Além dos eventos organizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse processo também pode ser constatado na literatura divulgada no período”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a pedagogia tecnicista, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como objetivo 
a formação do indivíduo para o mercado de trabalho e com enfoque nas 
suas experiências.
	
	B
	Sua ênfase repousava sobre a produtividade, isso se deve ao contexto 
político e econômico do final da década de 1940 e a influência francesa no 
Brasil.
	
	C
	Os acordos feitos entre Brasil e França enfatizaram uma educação voltada 
para a produtividade, para a eficiência e para o desenvolvimento cognitivo 
dos alunos.
	
	D
	A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do Brasil no final da 
década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.
	
	E
	Seu currículo enfatiza a manufatura e a arte com o objetivo de desenvolver 
a competência teórica do aluno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando