Buscar

SIMULADO av1 FISIO EM DOR

Prévia do material em texto

Disc.: FISIOTERAPIA EM DOR   
	Aluno(a): MEU
	201803201151
	Acertos: 10,0 de 10,0
	02/10/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A dor pode ser considerada como uma resposta fisiológica normal, predita e decorrente de um estímulo mecânico, térmico ou químico. PORQUE a dor gerada por uma agressão tecidual é considerada um mecanismo de proteção do organismo, que pode ser desencadeada por vários tipos de estímulos, que despolarizam os receptores da dor (nociceptores).
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	
	as duas afirmações são falsas.
	Respondido em 02/10/2020 08:03:45
	
	Explicação:
¿DOR - Experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores.¿
IASPInternational Association for the Study of Pain
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A dor tem sido tratada de formas diferentes no decorrer da história. À medida que o conhecimento científico foi sendo desenvolvidas, várias teorias foram sendo organizadas, tais como Teoria da especificidade (Bell; Muller, 1816-1826); Teoria do padrão (Goldscheider, 1894; Weddel, 1955; Sinclair, 1947-1955); Quarta teoria da dor (década de 1940 ¿ Hardy, Wolff; Goodell) e por fim a Teoria da comporta (Melzack; Wall, 1965. Neste contexto qual afirmativa descreve a Teoria do padrão.
		
	
	- segundo essa teoria, os receptores seriam terminações livres que levariam os impulsos da dor através das fibras delta-A e delta-C dos nervos periféricos até a medula, onde alcançariam um centro de dor no tálamo, pelo feixe espino-talâmico lateral. Somente estímulos dolorosos seriam levados por essas fibras. Seria uma conexão periferia-cérebro direto.
	
	- Nenhuma afirmativa está correta.
	
	- Sugere que há uma relação de um para um entre a intensidade do estímulo e a experiência da dor. Essa teoria sugere que, se dois indivíduos experimentassem o mesmo estímulo (como, por exemplo, uma perna fraturada), eles teriam exatamente a mesma quantidade de resposta à dor. Ela nega o que atualmente sabemos, como a influência de fatores culturais, ambientais e de personalidade.
	
	- A medula é bombardeada continuamente por impulsos nervosos periféricos, que chegam tanto pelas fibras desmielinizadas como pelas finamente mielinizadas, mais grossas. Haveria, portanto, uma atividade fisiológica basal, constante, exercida principalmente pelas fibras C, deixando a comporta semiaberta, mas sem haver o disparo. Isso porque os impulsos das fibras grossas, embora em menor quantidade, viajam mais rapidamente, alcançando primeiro as células da SG (substância gelatinosa). Estas células aumentam a inibição e não permitem a ação sobre as células T, que provocam o disparo que abre a comporta, permanecendo a mesma semifechada. No entanto, se certo limiar e frequência de impulsos dolorosos são ultrapassados, as células T são estimuladas e há o disparo do sistema de ação, com a sensação dolorosa. De uma forma geral, pode-se dizer que as terminações sofreriam uma modulação em níveis medular e cerebral, sob a influência de outras modalidades sensoriais, como tato, pressão, temperatura, vibração etc., antes de influenciarem as células T. O cérebro então avaliaria e decodificaria tudo, como um computador, e decidiria a resposta.
 
	 
	- A dor poderia resultar da ativação de vários receptores inespecíficos. Assim, a estimulação leve de receptores de tato, calor, frio e dor produziriam a percepção dessas sensações. Mas se o estímulo fosse forte, a percepção em qualquer caso seria de dor. Haveria uma convergência para o corno dorsal, com um padrão de estimulação para o cérebro, o qual associaria fenômenos de somação temporoespacial (experiências prévias, culturas, motivação, atenção-distração). Também nessa teoria não houve a valorização adequada da modulação central.
	Respondido em 02/10/2020 08:04:27
	
	Explicação:
Teoria Padrão ¿ Esta teoria é contrária à teoria da especificidade, e identifica que a intensidade do estímulo e a natureza do somatório central do input sensorial são os principais determinantes de dor. Por um lado as novas teorias reconheciam o padrão do input nervoso, que é essencial para explicar o mecanismo da dor. Por outro lado, ignoram a especificação fisiológica dos receptores, considerando todos os terminais sensoriais igualmente enervados, de modo que a dor era entendida como o resultado de uma intensa estimulação de receptores inespecíficos. Esse conceito do somatório do acúmulo da estimulação dolorosa explicava a dor clínica, ou seja, quanto mais agredido um tecido, maior será a dor do indivíduo, mas não foi suficiente como teoria geral da dor, e não houve verificação experimental dos supostos mecanismos. A teoria da especificidade e as teorias padrão foram discutidas por mais de um século, mas ambas explicavam a dor pela quantidade, grau ou natureza do input sensorial ou da lesão fisiológica infligida ao tecido. Isso explica a dor clínica, mas deixa inexplicada a dor crônica e a mediação da dor por variáveis psicossociais. Quando essas teorias mencionam os aspectos psicológicos da dor, estão se referindo à dor
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Pode-se afirmar que a lombociatalgia é uma dor:
		
	
	referida
	
	nociceptiva.
	
	visceral
	
	localizada
	 
	irradiada
	Respondido em 02/10/2020 08:04:31
	
	Explicação:
Uma dor sentida longe do que seria seu local de origem, mas obrigatoriamente em estruturas inervadas pela sua raiz nervosa. Essa é a dor irradiada. Esse tipo de desconforto é ocasionado por distúrbios na coluna. É muito comum os fisioterapeutas ouvirem por exemplo que ¿a dor andou pelo corpo¨ ou ¨ a dor estava no pescoço e agora está formigando a minha mão¨. Essas expressões são sinais clínicos e que indicam dor neural ou irradiada e isso se dá devido a nossa anatomia.
De forma geral possuímos dois grupos de nervos em nosso corpo: os cranianos e os espinhais. Os nervos cranianos inervam toda a região do nosso encéfal e são 12 pares que se responsabilizam pelas funções sensoriais, motoras e autônomas, principalmente na região da cabeça. Já os nervos espinhais são aqueles que fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco, dos membros e partes da cabeça.
Os tipos de dores irradiadas mais comuns são: na coluna cervical, que podem produzir dor irradiada para cabeça, articulação temporo-mandibular, face, ombros, escápulas, braços e mãos; e na coluna lombar, que dor pode irradiar para toda a lombar, bolsa escrotal, virilhas, nádegas e pernas.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para avaliação da dor crônica indica-se a utilização de instrumentos multidimensionais que permitem avaliar a questão álgica de forma mais complexa e abrangente.
POR QUE
A literatura é enfática em apontar sobre a subjetividade ou vivência do fenômeno álgico, contra indicando padronizações ou uma generalização de condutas, seja em casos de dores agudas ou crônicas.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	Respondido em 02/10/2020 08:05:04
	
	Explicação:
O grande desafio do combate à dor inicia-se na sua mensuração, já que a dor é, antes de tudo, subjetiva, variando individualmente em função de vivências culturais, emocionais e ambientais.
Torna-se necessária uma abordagem multidimensional na avaliação dos atributos da dor, os quaisincluem intensidade, duração e localização da dor, características somatossensoriais e emocionais que a acompanham.
A avaliação dor/sofrimento é sempre necessária, não só para a escolha da forma mais adequada para o controle álgico em cada caso, como também detectando a necessidade de suporte psicológico específico.
	Uma característica importante do paciente submetido cronicamente a dor é uma espécie de "adequação comportamental" ao sofrimento, o que costuma confundir em muito as pessoas que o cercam, às vezes gerando dúvidas quanto a real presença da dor.
	 
Os mecanismos de defesa emocionais desenvolvidos pelo paciente para suportar a dor fazem seus cuidadores desconfiarem de sua existência.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	I. Muitos mecanismos e teorias têm sido propostos para explicar os efeitos da fisioterapia no controle e manuseio da dor.
PORQUE
II. Os efeitos da fisioterapia no controle e manuseio da dor envolvem os tecidos locais periféricos, mecanismos neurofisiológicos, psicofisiológicos e o efeito placebo.
		
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	Respondido em 02/10/2020 08:08:01
	
	Explicação:
Mecanismos e teorias têm sido propostos para explicar os efeitos da fisioterapia no controle e manuseio da dor. Estes envolvem os tecidos locais periféricos, mecanismos neurofisiológicos, psicofisiológicos e o efeito placebo. Atualmente, são baseados nas etapas do processamento da dor no sistema nervoso e nas modificações da neuroplasticidade. Além disso, os efeitos das técnicas são discutidos nos sistemas motor, simpático e hormonal, por meio de efeitos psicofisiológicos e placebo (Gosling, 2012).
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O alongamento refere-se à prática de exercícios, mantidos para preparar os músculos para a maior esforço e para aumentar a amplitude de movimento nas articulações. É o alongamento do músculo além do comprimento que se encontra na sua posição de repouso.
É importante o auxílio de um profissional da área para indicar os alongamentos corretos, sempre corrigindo a postura. Quais são os Benefícios do Alongamento ?
		
	
	Não é recomendado com o função de  melhoria da coordenação dos músculos agonistas-antagonistas.
	
	Não favorece o movimento fácil.
	 
	Impede rigidez muscular após o exercício.
	
	Após a elaboração do alongamento teremos um aumento da quantidade de ácido láctico nos músculos.
	
	Diminui a flexibilidade dos músculos a flexibilidade dos músculos.
	Respondido em 02/10/2020 08:06:36
	
	Explicação:
Benefícios do Alongamento
¿ Aumenta a flexibilidade dos músculos.
¿ Diminui a quantidade de ácido láctico nos músculos.
¿ Reduz a probabilidade de lesão.
¿ A melhoria da coordenação dos músculos agonistas-antagonistas.
¿ Impede rigidez muscular após o exercício.
¿ Reduz a tensão muscular.
¿ Movimento fácil.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Ao avaliar um paciente com quadro de cervicalgia iniciada há 8 meses o fisioterapeuta optou pelo uso do TENS como terapêutica efetiva. Levando-se em consideração o uso deste recurso, indique a modulação apropriada para este paciente no tocante ao tipo de TENS, a frequencia de pulsos, largura (duração) de pulso, e indique também qual o mecanismo de ação necessário para tratar esta afecção.
		
	
	TENS Breve e intenso; frequencia alta; largura de pulso baixa; Teoria das comportas
	 
	TENS acupuntura; frequencia baixa; largura de pulso alta; Liberação de opióides
	
	TENS convencional; frequencia baixa; largura de pulso alta; Teoria das comportas
	
	TENS convencional; frequencia alta; largura de pulso alta; Teoria das comportas
	
	TENS acupuntura; frequencia baixa; largura de pulso baixa; Liberação de opiódes
	Respondido em 02/10/2020 08:09:27
	
	Explicação:
O aparelho TENS, também conhecida por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamento de dores crônicas e agudas, sem que seja necessário o uso de medicamentos.
Os aparelhos de TENS são um dos recursos mais utilizados em fisioterapia para o tratamento da dor relacionada com artrite, tendinite, reumatismo ou luxações, por exemplo.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O tratamento da fibromialgia tem como principais objetivos o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, e a melhora do condicionamento físico e da fadiga, além do tratamento especifico de desordens associadas.
PORQUE
Alterações psicológicas e alguns mecanismos neuroendócrinos podem levar às manifestações clínicas de dor, incapacidade para o trabalho, maior limitação funcional nas atividades de vida diária, fadiga, sono não-reparador e, conseqüentemente, a um quadro depressivo m indivíduos fibromiálgicos..
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	Respondido em 02/10/2020 08:11:26
	
	Explicação:
A fibromialgia é um transtorno de dor crônica, bastante comum, que causa o surgimento de dor em várias partes do corpo e que não tem cura. Embora ainda não seja conhecida uma causa específica, é possível que a fibromialgia surja devido a uma sensibilidade genética ou traumas físicos ou psicológicos, por exemplo.
Para aliviar os sintomas de fibromialgia, que além da dor por todo o corpo, também podem incluir cansaço frequente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de 3 meses, algumas opções de tratamento são tomar remédios antidepressivos e analgésicos indicados pelo médico, fazer fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	         Os profissionais da fisioterapia dispõem de recursos que podem intervir no tratamento paliativo de pacientes com câncer. Estes cuidados são responsáveis por desenvolver um tratamento para doentes sem possibilidades de cura, monitorando e diminuindo os sinais e sintomas físicos, psicológicos e espirituais.
                                                            PORQUE
Os fisioterapeutas visam, sempre que possível, à construção e manutenção da independência funcional do paciente através da preservação da vida e alívio dos sintomas por recursos fisioterapêuticos como: terapia para dor, alívio dos sintomas psicofísicos, atuação nas complicações osteomioarticulares, reabilitação das complicações linfáticas, cardiopulmonar, atuação na fadiga, alterações neurofuncionais, de úlceras de pressão, dentre outras.
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	Respondido em 02/10/2020 08:12:08
	
	Explicação:
O fisioterapeuta, nesta equipe, volta-se para os processos de recuperação do indivíduo, por meio de um conjunto de técnicas corporais que agem sobre o organismo humano, imprimindo-lhe uma mobilização ativa ou passiva, restaurando o gesto e a função das diferentes partes do corpo (NASCIMENTO PAIÃO; NADAI DIAS, 2012). São utilizados métodos e técnicas que atuam tanto na melhora da sintomatologia, quanto na prevenção e qualidade de vida do paciente oncológico (REIS JÚNIOR; REIS, 2007). A assistência fisioterapêutica deve estar presente, em todos os estágios da doença (COSTAet al., 2007). Os pacientes oncológicos que necessitarem de intervenção cirúrgica iniciam o acompanhamento no pré-operatório, conhecido como atuação na oncologia precoce, que vem desempenhando um importante papel na prevenção e minimização desses efeitos adversos do tratamento do câncer. O enfoque durante o período de internação deve ser global, evitando, minimizando e tratando complicações respiratórias, motoras e circulatórias (CIPOLAT; PEREIRA; FERREIRA, 2011). A prevenção e a promoção da saúde estão hoje entre as principais atribuições do fisioterapeuta e devem estar presentes em todas as fases do câncer, do diagnóstico ao tratamento e aos cuidados paliativos (FARIA, 2010). 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Diversas barreiras ou obstáculos dificultam a avaliação e o manejo adequados dos quadros álgicos no idoso. Pode-se citar como barreiras:
		
	
	Depressão e deficiência cognitiva e sensorial.
	
	Medo de testes diagnósticos e de medicamentos
	 
	Todas as questões citadas estão corretas.
	
	Associação de dor a doenças graves e morte.
	
	Crença de que a dor é normal no envelhecimento.
	Respondido em 02/10/2020 08:12:15
	
	Explicação:
			Entre as principais doenças mentais que atingem os idosos está a depressão. É uma doença freqüente em todas as fases da vida, estimando-se que cerca de 15% dos idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre os idosos internados em asilos ou hospitais.
Depressão não é apenas uma tristeza passageira, diante de um fato adverso da vida. A pessoa apresenta uma tristeza profunda e duradoura, acompanhada de desânimo, apatia, desinteresse, impossibilidade de desfrutar dos prazeres da vida. Não se interessa pelas atividades diárias, não dorme bem, não tem apetite, muitas vezes tem queixas vagas como fadiga, dores nas costas ou na cabeça. Aparecem pensamentos "ruins", como idéias de culpa, inutilidade, desesperança; nos casos mais graves podem ocorrer idéias de suicídio.

Continue navegando