Buscar

Avaliação Final Discursiva - Ética, Política e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Raphaelle Carvalho Marques (2435916)
	
	Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648497) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23867385
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A educação dará aos jovens a possibilidade de assimilar rapidamente na prática todo o sistema de produção e lhes permitirá passar
sucessivamente de um ramo de produção a outro, segundo as necessidades da sociedade ou suas próprias inclinações. Por conseguinte, a educação nos libertará desse caráter unilateral que a divisão atual do trabalho impõe a cada indivíduo. Assim, a sociedade dará aos seus membros a possibilidade de empregar em todos os aspectos suas faculdades desenvolvidas universalmente. Disserte sobre a perspectiva de Marx sobre a educação.
	Resposta Esperada:
O sistema educacional imaginado por Marx se caracteriza pela criação de escolas em tempo integral, divididas em dois períodos, que possibilitaria combinar, na formação da criança, educação escolar e trabalho na fábrica. No primeiro período, a criança aprenderia questões pedagógicas (línguas, matemática, ciência, literatura etc.) e, no outro, desenvolveria a concepção de produção: como funciona o processo produtivo, quais os instrumentos utilizados, como planejar e executar. Podemos perceber que dentro desse "sistema educacional" não existe a separação entre trabalho manual e intelectual, ou seja, o trabalho explorado, onde um grupo de pessoas manda e outro obedece, diferenciando os homens. Dentro desse contexto, percebemos que Marx propõe uma sociedade livre das condições de contradição, das classes sociais e da exploração do trabalho. É dentro desse sentido que a educação é vista como fator de transformação social e ponto central para a construção das novas condições de vida humana. Vale ressaltar que seu pensamento é extremamente importante para uma leitura crítica da sociedade capitalista dos dias de hoje.
	2.
	Conforme a imagem apresenta, a liberdade é um conceito complexo e, às vezes, idealista. Diversos autores trataram de maneira diferenciada a dimensão da liberdade na condição humana, pois a ética administra a relação administrativa da liberdade entre as pessoas. Descreva como a liberdade pode estar interligada à ética na relação entre homem e sociedade.
FONTE: Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-SY5LjKN5RN0/TbnyzSy2ItI/
AAAAAAAAAPM/-dUboZCakJk/s1600/cameras755.jpg>. Acesso em: 5 dez. 2014.
	
	Resposta Esperada:
A ética constrói uma relação de controle e administração sobre as ações do homem na sociedade. Assim, a liberdade fica restrita e limitada ao direcionamento que nossas reflexões podem conduzir nossas atitudes. O livre-arbítrio, dessa maneira, é limitado pela ética.
Através da interferência da ética, a felicidade e os interesses individuais ficam subordinados à felicidade coletiva e o ideal do bem comum. A ética faz da liberdade um instrumento a serviço de um ideal comum.
A liberdade pode ser compreendida como uma capacidade humana orientada conforme a exigência de cada época, costume e cultura.
O princípio ético sobre a liberdade pressupõe regras e normas para que a ação humana de liberdade não seja uma ação descontrolada e irresponsável. Assim, a liberdade passa a constituir escolhas feitas a partir de um referencial ético e moral, comum em um contexto e tempo histórico.
A liberdade como uma capacidade humana pode ser um passo consciente de movimentos entre membros de uma sociedade, cujas escolhas estão sempre condicionadas às mudanças.
Parte inferior do formulário

Continue navegando