Buscar

Crise dos misseis cuba

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crise dos Mísseis de Cuba
A Guerra Fria foi uma rivalidade política contínua entre os Estados Unidos e a União Soviética e seus respectivos aliados, que se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial. Diversos conflitos aconteceram durante esse período, tal como a Crise dos mísseis de Cuba, incidente que resultou na descoberta de bases de lançamentos nucleares.
União Soviética e Estados Unidos estavam em uma corrida armamentista, ambos possuindo diversas armas e bombas, desenvolvendo novas tecnologias nucleares. Durante essa busca, Rússia, antiga União Soviética, começou a confeccionar bombas atômicas mais potentes e por formas de lançá-las, como os mísseis balísticos, fatos que marcaram a Guerra Fria. 
Entre os dias 16 e 28 de outubro, no ano de 1962, ocorreu o episódio da Crise dos mísseis, no país cubano, que acabava de se recuperar de uma revolução que havia aproximado o país com a URSS, por ambos os líderes serem adeptos ao comunismo. Os soviéticos viram em seu território uma oportunidade do estabelecimento de bases de mísseis nucleares que ficariam apontados para as cidades estadunidenses.
No dia 14, às forças armadas do EUA, descobriram a nova bases escondida em Cuba, por meio de aviões espiões, que fotografavam a ilha periodicamente. Após a descoberta, o presidente John Kennedy e seus comandantes optaram por estabelecer um bloqueio contra Cuba, em vez de atacá-la, e ao mesmo tempo procurar negociar com o político soviético. As negociações se estenderam durante dez dias, onde uma das exigências dos estadunidenses era a retirada da base de Cuba.
Porém, no dia 27 de outubro, um ataque foi disparado contra os aviões espiões, onde diversas pessoas ficaram feridas e o piloto morreu, causando uma briga entre ambos, sendo o auge da crise dos mísseis. Para resolver a situação e evitar uma guerra nuclear, ambos os países fecharam o acordo com os seguintes pedidos, ambos deveriam retirar materiais semelhantes, tanto da Turquia, EUA, quanto da Cuba, URSS, além do compromisso de não atacar o país cubano. O acordo foi selado e a URSS comprometeu-se a desativar e retirar seus mísseis da ilha caribenha.
Bibliografia:
"Guerra Fria" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2020. Consultado em 19/10/2020 às 12:32. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/
CRISE dos mísseis. [S. l.], 4 set. 2019. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/crise-dos-misseis.htm. Acesso em: 19 out. 2020.

Continue navegando