Buscar

fonte_da_carioca


Prévia do material em texto

2
FONTES HISTÓRICAS E A FONTE DA CARIOCA
Kelly Domiciano da Costa
Lucas Belmiro Querino[footnoteRef:1] [1: ] 
Andréia da Rosa Mattiola[footnoteRef:2] [2: ] 
	
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	Antigamente a Fonte da Carioca era apenas uma pequena bica de onde jorrava água. Em 1863 foi construída por escravos uma estrutura com torneiras, inspirada na arquitetura portuguesa, branca com detalhes azuis. Nesta época ela levou o nome de Carioca, que na língua tupi-guarani significa casa branca ou oca. Ela foi ampliada em 1906 e restaurada em 1990. Por muito tempo ela foi canalizada por prédios públicos e também abastecia uma fonte em frente ao antigo mercado público. 
	Segundo historiadores o que motivou Domingos de Brito Peixoto a escolha da localização da cidade foi a água da fonte. É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, e carrega vários mitos, um deles é sobre aquele que beber da água que jorra da fonte retornará sempre a cidade, outra curiosidade é que ela também é conhecida como a fonte dos namorados, pois na época as idas e vindas das famílias à fonte faziam com que os jovens solteiros trocassem olhares e muitos namoros começaram neste local. 
	Ela se localiza no centro da cidade na Rua José Tonai, em frente à Praça Lauro Muller, na cidade de Laguna/SC, ao lado de outro ponto turístico importante, que é a casa Pinto D’Ulysséia. As suas nascentes ficam a sete metros abaixo da terra.
	Aproximadamente, são 20 mil litros de água que abastecem a comunidade e turistas. Durante a temporada de verão ultrapassam 50 mil litros. A água é levada para as torneiras públicas através de bombas hidráulicas. Durante uma obra de saneamento básico foi encontrada uma antiga galeria subterrânea, onde historiadores acreditam que servia para canalizar a água excedente da fonte até o antigo Porto da cidade.
	
...se tratava realmente de uma galeria que durante muito tempo recebia a água excedente da Carioca. Provavelmente foram escravos que abriram na mesma época da Fonte, datada de 1863”.³
 As fontes estão na origem, constitui o ponto de partida, a base, o ponto de apoio da construção historiográfica que é a reconstrução, no plano do conhecimento, do objeto histórico estudado. Assim, as fontes históricas não são a fonte da história, ou seja, não é delas que brota e flui a história. Elas, enquanto registros, enquanto testemunhos dos atos históricos, são a fonte do nosso conhecimento histórico, isto é, é delas que brota, e nelas que se apoia o conhecimento que produzimos a respeito da história. (2004, p. 5-6).¹
a neste local sua citação direta longa devidamente citada com base no material utilizado.
A Fonte da Carioca fornece, até os dias de hoje, água mineral aos turistas e a população lagunense. Sua nascente é localizada no alto do morro e muito protegida, os tanques onde a água fica para ser canalizada até as torneiras são revestidos de mármore carrara, o que deixa a água fresca e gelada. Cerca de 2 milhões de litros de água potável por mês são produzidos pela fonte. Segundo Edson Day. “Fonte da Carioca” 
3.MATERIAIS E MÉTODOS
1 Foto da Fonte da Carioca nos dias atuais. 
Site: https://www.pinterest.co.uk/pin/463237511657575007/
2 Foto da galeria subterrânea que liga a Fonte da Carioca ao antigo mercado público, em Laguna. https://oregionalsul.com/turismo/antiga-galeria-de-pedras-sera-preservada/33918/
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A teoria encontrada nos livros sobre as fontes históricas e seu uso, nos permitiu buscar inúmeras opiniões sobre a Fonte da Carioca. Selecionamos diversas lendas e histórias sobre o cotidiano no local. E encontramos informações sobre sua origem e descobertas recentes, o que nos mostra que a história não é uma verdade absoluta, ela é um aprendizado constante, onde novas fatos nos direcionam a novas pesquisas. 
Este trabalho nos ajudou a conhecer melhor este importante ponto turístico da nossa cidade, que já está tão incorporado ao nosso cotidiano que não nos damos conta da riqueza histórica que possui. O conhecimento adquirido sobre o uso das fontes históricas nos auxiliou a pesquisar e analisar as diferentes abordagens sobre o assunto.
REFERÊNCIAS
SAVIANI, Dermeval. “Breves considerações sobre fontes para a história da educação”. In: LOMBARDI, J. C. e NASCIMENTO, M. I. M. (Org). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 3-12.
RAGAZZINI, Dário. “Para quem e o que testemunham as fontes da história da educação?”. In: Educar em revista. n. 18/2001. Curitiba: Editora UFPR, 2001 p. 13-28.
SUTERO, Taís. “Pontos turísticos contam histórias dos séculos passados”. In: www.laguna.sc.gov.br. Acesso em 24/11/2018.
CENTRAL, Redação. “Antiga galeria de pedras será preservada”. In: oregionalsul.com. Acesso em 25/11/2018.
DAY, Edson. “Fonte da Carioca”. In: http://hid0141.blogspot.com. Acesso em 25/11/2018.
1 Acadêmicos - Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura História (FLX 0919) Seminário Interdisciplinar III
2 Especialista – Tutora - Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Licenciatura História (FLX 0919) – Interdisciplinar III
3 Técnica em arqueologia Luana Alves – Site: www.laguna.sc.gov.br
image2.jpeg
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina