Buscar

Anos 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anos 80 
Ano de transição de um Governo fortemente interventor para um governo pouco interventor e neoliberais com a redução da atuação do estado. 
Na primeira metade da década de 80 marcada por uma grave crise capitalista internacional, mudou a forma de intervenção do estado em âmbito mundial. No final da segunda guerra mundial , os países desenvolvidos adotaram medida chamado de estado de bem estar social , em que o estado investia fortemente na economia para assegurar os direitos básicos , porém com a crise do capitalismo dos anos 80 faliu os estados , tendo a necessidade de mudar a forma de intervenção do estado, porém no brasil, em que o capitalismo periférico em que os grupos dominantes são beneficiados , manteve a intervenção do estado. Nos aos 80 , os eventos favoráveis a modernização conservadora se torna desfavoráveis , como a elevação dos preços das commodities já que após a 2 GM os países estão preocupados em manter uma reserva de alimentos e com o desenvolvimento das industrias , dessa forma a compra de alimentos era mais alta do que seu consumo, e quando chega nos anos 80 , há uma pressão para abaixar o preço das commodities agrícolas. Houve a crise do financiamento da agricultura em que o estado não tem mais dinheiro para subsidiar a produção agrícola , há uma redução no subsidio agrícola que atinge o Brasil e também a crise na indústria causado pelo elevado custo da matriz energética , o que causou um crise no capitalismo em dimensão global impactando principalmente os países pobres como Brasil gerando um grave recessão e aumento da miséria e da fome com a queda do consumo interno. 
As consequências dessa crise é o fim da modernização conservadora pois não tinha mais o crédito subsidiário , redução da área cultivada em que a produção passa a ser feita somente em terra boa , redução do efetivo rebanho e redução do ritmo de expansão agrícola , logo houve uma redução do desmatamento . De 80 a 84 há a reversão da concentração fundiária e que a pequena propriedade consegue avançar sobre a grande propriedade , pois há o pensamento de vender a terra para não ter prejuízo , logo o trabalhador que possuía dinheiro compra essas terras , formando minifúndios. O estado intervém com ações governamentais com políticas de preços mínimos voltado para produtos de abastecimento para o mercado interno , criando a politica de preço mínimo para incentivar a produção de alimentos em que o estado realiza a compra na produção de alimentos em que o preço de custo é baixo porem garante um pequena margem de lucro para o produtor garantindo assim o mínimo de produção de alimento para abastecer o mercado impedindo assim que o preço do alimento aumente ainda mais nesse período , porém é direcionada apenas aos grandes produtores . 
Há redução no montante de empréstimo e aumento do empréstimo individual e dos subsídios voltada para culturas específicas que são elas cana , trigo , soja , laranja e cacau. 
Maxidesvalorização cambiais em que o custo de produção é maior que o valor da commodit , com isso gerando prejuízo. Com isso o estado atua de forma artificial em que a desvalorização da moeda em que 1 dolar valha mais do que 1 real gerando um balanço positivo a curto prazo , facilitando as exportações e dificultando as importações o que gera uma perca do controle da inflação já que a alta taxa de lucratividade só se da por meio da intervenção do governo , tornando favorável para o sistema agrícola de importação . 
Contudo houve a racionalização da produção que já tinha uma estrutura produtiva consolidada e uma queda na importação de produtos agrícolas , incorporação da soja na agricultura , como consequência , o aumento da exportações.
De 85 a 89 é o momento da recuperação super safras , em há um pequena recuperação econômica interna , uma conjuntura externa desfavorável , porém a estrutura de poder não muda , o estado continua beneficiando a elite , aumento de emprego e salários , incentivo à produção para o mercado interno já que importar com os valores de cambio , e há também p incentivo à exportação que deixa o Brasil economicamente dependende. O final da década de 80 é marcada pelo fim da politica d epreco minim , sem credito subsidiário e apenas com a atuação do estado na taxa cambial dando inicio ao estado ausente em que o estado não tem mais atuação no mercado modificando sua estrutura e deixando uma estrutura macroeconômica

Outros materiais