Buscar

RESENHA DO LIVRO:EMPREENDER: UM SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA.

Prévia do material em texto

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
PROFESSORA:DENISE CARVALHO TAKENAKA
RESENHA DO LIVRO:EMPREENDER: UM SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA.
Introdução (contexto abordado):Em geral, as pessoas costumam apenas pensar no seu cotidiano, no momento atual que está vivendo, mas existe um tipo de pessoa que não pode agir dessa maneira, é o empreendedor. Ele tem que está ligado em tudo o que acontece, traçando meta, focado aonde quer chegar, atento às mudanças. 
No que se diz respeito à vida, em breve o que será um diferencial é o nível de autonomia das pessoas, de iniciar uma mudança, é isso que é chamado de “assumir uma cultura empreendedora”. 
Cada vez mais, a geração mais jovem tem mais pressa de atingir o alvo da vida. Para isso, eles precisam definir seus pontos de referência. E um bom jeito de aprender coisas novas é partir de situações que nos sejam familiares. É necessário que definamos as esferas da vida (espiritual, intelectual, física, familiar, criativa, social e etc.) que seja importante para si. E uma ótima maneira de saber o que realmente gostamos de fazer é identificar coisas ou atividades que fizemos no passado com prazer. 
É fato que tudo que acontece na esfera de vida de certa pessoa influi nas outras. Por isso, é da esfera empreendedora que surgirá a cultura empreendedora, a qual, por sua vez, terá influencia sobre as outras áreas da sua existência. 
O que é diferente no empreendedor é que ele é capaz de definir visões, e de inovar, a capacidade de gerar relacionamentos (networking), o que exige uma boa comunicação, identifica oportunidades de negócios, avalia riscos, defini projetos. 
Há muitas formas de empreender. Mas há algo, comum a todas. A capacidade de gerenciar. 
Existe o Intraempreendedor, que é aquele que age dentro da organização em que trabalha e que não lhe pertence. Esses assumem riscos pelos quais não são remunerados, no entanto ajuda no avanço da organização. 
Há também o Empreendedor, que é aquele que empenha toda a sua energia em sua empresa e na atitude de desenvolver alguma coisa nova. Ele visa o crescimento e cresce junto com sua empresa. 
Nas várias formas de empreender, existem desafios a serem enfrentados. 
Na empresa familiar, o diretor terá que agir como dono além de ser capaz de se relacionar e conduzir os interesses da família junto com os da empresa. 
O empreendedor de microempresa, é aquele que conhece bem seu trabalho e abre a empresa para explorá-lo, mas conta com poucos recursos. 
O trabalho autônomo, o empreendedor trabalha sozinho e privilegia sua relação com o cliente. 
Os tecnoempreendedores são inventores que preferem comercializar pessoalmente seus produtos. 
As empresas cooperativas são uma alternativa de agrupar pessoas ou empresas em torno de projetos coletivos. 
Objetivo e relevância do texto:Mostrar as características do empreendedor. O quanto a sociedade está caminhando para a vida empreendedora, seja na empresa onde trabalha ou já sua própria empresa. Mostrar as diferentes formas de empreender e seus desafios a serem enfrentados. 
Objetivo do autor: Fazer o leitor compreender as características do empreendedor. 
Quais os argumentos do autor. Como os desenvolveu:Utilizou de exemplos de empreendedor.E as formas de desafios que podem ser encontradas.
Conclusão do autor:Os empreendedores são a nova geração de pessoas no mercado de trabalho. A sociedade está caminhando para isso. A inovação é a nova forma de sobreviver e com isso as empresas devem se adaptar.
Análise crítica: É visível a importância de falar sobre os empreendedores de hoje e do futuro. Colocar em prática as características que nos tornam empreendedores é a nova forma de sobreviver. Logo chegará a vez de cada um. Desenvolver as habilidades de ser um empreendedor é de grande importância e todos devem saber disso.

Continue navegando