Buscar

AOL 1 - Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 1
Leia o trecho a seguir:
“Muitas vezes se confunde as funções de empreendedor e administrador, apesar dos dois serem peças fundamentais na engrenagem dos negócios, é preciso diferenciar suas funções e suas características. Muitas vezes, o administrador pode ser um empreendedor e o contrário também pode ocorrer.”
Fonte: Portal Educação. Empreendedor X Administrador. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/empreendedor-x-administrador/50939>. Acesso em: 08 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diferenças entre empreendedor e administrador, pode-se afirmar que as duas funções são importantes para a empresa, porque:
a) o administrador tem uma relação mais íntima com a inovação tecnológica, enquanto o empreendedor é mais resistente a mudanças.
b) empreendedores precisam ter cargos elevados dentro da hierarquia da empresa para orientar e delegar ações, enquanto os administradores planejam e controlam essas ações.
c) o empreendedor tem a função de organizar os fatores de produção e controlar sua eficiência, com o objetivo de atingir resultados e, por isso, é mais técnico que o administrador. 
d) o administrador tem uma visão ampla da organização, participa de seu planejamento e organização, além de resolver problemas, enquanto o empreendedor foca nas oportunidades.
e) os empreendedores assumem altos riscos para colocar sua ideia em prática, enquanto os administradores são mais vulneráveis e estratégicos.Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 2 
Leia o trecho a seguir:
 “Após ignorar os conselhos do seu patrão e de largar o seu trabalho em Nova Iorque para criar seu site de venda de livros, Jeff Bezos atravessou os Estados Unidos de carro até Seattle, atraído pela fama da cidade com mais programadores de software do país. Após o lançamento do Amazon.com, em 1994, a empresa precisou de seis anos para registrar seu primeiro lucro trimestral. Liderar uma empresa com sucesso e com um elevado crescimento pode ser frenético. Um dos maiores problemas, segundo ele, é ter tempo para ser proativo em vez de reativo.”
Fonte: O Globo. Os 12 empreendedores dos novos tempos. 2015. Disponível em: <https://extra.globo.com/emprego/os-12-maiores-empreendedores-dos-novos-tempos-6144392.html>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, pode se afirmar que suas características são diferentes de um perfil não empreendedor, porque:
a) empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
b) os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade.
c) ficar rico é o principal objetivo dos empreendedores.
d) empreendedores são “lobos solitários” e preferem trabalhar sozinhos.
e) empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos.Parte inferior do formulárioParte superior do formulário
Pergunta 3 
Leia o trecho a seguir:
“O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade.” 
Fonte: HISRICH, R.; Peter, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004. p. 33.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as razões para se empreender, pode-se afirmar que uma das razões para se empreender:
a) é o fato de que o empreendedorismo dinamiza a riqueza local, melhorando a qualidade de vida dos habitantes.
b) é o fato de que o empreendedorismo transforma qualquer ideia em lucro.
c) é o fato de que o empreendedorismo possibilita o acúmulo de riquezas, contribuindo para a desigualdade social.
d) é o fato de que o empreendedorismo aumenta, de forma contínua, a taxa de crescimento do PIB do município.
e) é o fato de que o empreendedorismo, no município, cria o receio sobre a mudança de segmento de mercado quando algum setor é próspero.Parte inferior do formulárioParte superior do formulário
Pergunta 4 
Leia o trecho a seguir:
“O Empreendedorismo Social é uma nova tendência. Ele busca resolver problemas sociais. Ele é caracterizado pela criação de produtos e serviços. Muitos com foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação. Além da violência, saúde, alimentação e meio ambiente. Para ser um empreendedor social, você deve gerar valor para a sociedade em primeiro lugar. É dessa forma que você vai atrair seu público, parceiros e oportunidades.”
Fonte: Redação. Empreendedorismo Social: o que é? Veja exemplos. 2018. Disponível em: <https://financeone.com.br/empreendedorismo-social-exemplos/>. Acesso em: 12 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise os tipos de empreendedorismo a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Empreendedorismo social de 1ª ordem.
2) Empreendedorismo social de 2ª ordem.
3) Responsabilidade social corporativa.
4) Desenvolvimento Sustentável. 
(4) Ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver.
(2) Uma proposta de valor social voltada a oferecer produtos ou serviços demandados por determinado público alvo.
(1) Por meio de recursos e investimentos, visa realizar sonhos sustentáveis para minimizar o sofrimento dos outros.
(3) Demonstra o impacto de suas ações em todos na organização, clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, concorrentes, entre outros.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a) 1, 5, 2, 4.
b) 3, 2, 4, 5.
c)  4, 2, 1, 3.
d) 4, 5, 2, 1.
e) 1, 2, 4, 3.
2. Parte inferior do formulário
3. Parte superior do formulário
Pergunta 5 
Os empreendedores são profissionais diferenciados, porque possuem características específicas que se diferenciam dos demais gerentes e/ou empresários. Vale ressaltar que os empresários visam poder, promoções e recompensas lucrativas, enquanto os empreendedores desejam liberdade para realizarem seu projeto. Entre as características atitudinais dos empreendedores, podemos citar a autoeficácia; saber assumir riscos calculados; planejamento; inovação; persistência, capacidade de detectar oportunidades, sociabilidade e liderança. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que é uma característica atitudinal dos empreendedores:
a) tomar iniciativa; aceitar o risco ou o fracasso.
b) reconhecer oportunidades onde nenhum outro profissional reconhece.
c) criar algo novo, diferenciando-se dos demais.
d) assumir riscos calculáveis.
e) capacidade de planejamento.
4. Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 6 
Leia o trecho a seguir:
“As novas empresas, em particular as startups, tem investido na criação e na busca por novos modelos de negócio. Quando encontram um que seja viável, empreendem esforços para criar marca, montar uma rede de clientes e fornecedores até chegar no patamar da sobrevivência financeira. Muitas dessas novas empresas são compradas por grupos maiores que têm a aquisição na sua estratégia de renovação. Mas existem outras formas sustentáveis de inovar, investindo no maior patrimônio das empresas: as pessoas.”
Fonte: PIRES, E. Intraempreendedorismo e a Inovação em Empresas Estabelecidas. 2014. Disponível em: <http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/artigos-especiais/intraempreendedorismo-e-a-inovacao-em-empresas-estabelecidas>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O perfil empreendedor do funcionário independe do ambiente organizacional.
II. ( ) A busca de significado no trabalho vem causando um descontentamento sem precedentes nas organizações estruturadas. Quando o significado não é encontrado dentro da organização, os indivíduos procuram uma instituição que o ofereça.
III. ( ) O empreendedorismo corporativo vem
para estimular seus colaboradores a serem intraempreendedores ou até mesmo para identificar tais características nos colaboradores da organização.
IV. ( ) Empresas empreendedoras devem estar voltadas para a busca de oportunidades, não apenas para pensar no futuro, mas para analisar as situações que acontecem no presente e projetar futuros cenários.
V. ( ) São descartadas ações de responsabilidade social na empresa quando não geram lucros para a organização.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, V, F, F
b) F, V, F, V, F.
c) F, V, V, V, F.
d) V, F, F, V, V.
e) F, V, V, F, V.
5. Parte inferior do formulário
6. Parte superior do formulário
Pergunta 7 
Leia o trecho a seguir:
“A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo geral, um método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor.” 
Fonte: SCHUMPETER, J. Can Capitalism Survive? New York: Harper & Row, 1952. p.72.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, na visão de Schumpeter, o empreendedor é um:
a) colaborador.
b) inventor.
c) gestor.
d) inovador.
e) assessor.
7. Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 8 
Leia o trecho a seguir:
A revolução tecnológica é uma ferramenta que vem acrescentar ao processo de inovação muitas mudanças. Empresas que desejam aumentar sua participação de mercado, concorrer com produtos e serviços de qualidade e promover satisfação no cliente, estão revendo seus processos internos e analisado como responder as necessidades de mercado de forma rápida e eficiente. Assim, tem como parceria a inovação para desenvolverem novos produtos e serviços e, consequentemente, terem a oportunidade de se diferenciarem de seus concorrentes. Para isso, procuram estimular, de forma proativa, o ambiente empreendedor dentro da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que as empresas tradicionais e empreendedoras são diferentes porque:
a) possuir uma boa rede de comunicação, boa comunicação com clientes, fornecedores e funcionários, concorrentes, são características das empresas tradicionais.
b) as características do empreendedor são diferentes das características do intraempreendedor, pois o primeiro cuida do seu próprio negócio e o segundo trabalha para uma empresa.
c) as empresas empreendedoras possuem muitas características importantes que a tornam diferentes, como muita burocracia e hierarquização, por exemplo.
d) as empresas tradicionais não estimulam um ambiente empreendedor onde seus colaboradores possam desenvolver novos produtos e serviços. Esse perfil está atrelado à empresa empreendedora. 
e) além de quererem criar algo novo para a empresa e assumir responsabilidades, o intraempreendedor não cria vínculo com a organização onde trabalha, frustrando a organização.
8. Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 9 
“Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação. (...) Seguindo esse raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu suplemento Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a ideia de que o empreendedor, em geral é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independe.” 
Fonte: SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 29/08/2019. 
 Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que ser empreendedor significa:
a) transformar ideias em realidade, em seu próprio benefício e da sociedade.
b) motivar pessoas, sem fortalecer o trabalho em equipe.
c) trabalhar sozinho, pois seu potencial criativo é muito amplo.
d) implementar inovações sem levar em considerações o trabalho em equipe.
e) criar negócios sem se preocupar com o meio ambiente.
9. Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Pergunta 10 
Leia o trecho a seguir.
“Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais.” 
Fonte: Portal Brasil. Empreendedorismo Social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento>. Acesso em: 08 jul. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir:
I. A sociedade anseia por empresas que têm iniciativas voltadas para o empreendedorismo social, criando valor tanto para a sociedade quanto para a empresa.
II. Empresas geram lucro quando oferecem produtos e serviços de qualidade para a população.
III. O empreendedorismo social é uma ação voltada para melhorar a qualidade de vida da população menos privilegiada.
IV. Empreendedorismo social é um empreendimento sem fins lucrativos, realizado para mudar o ambiente de uma comunidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) II e III.
b) I, II, IV.
c) I, III e IV.
d) I e II.
e) I, II e III.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais