Buscar

Adg1, 2, 3 e 4 Educação e Diversidade

Prévia do material em texto

Adg1 - Educação e Diversidade
1) "Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber."
Brandão fala sobre um momento de mudança no mundo da educação. Que momento é esse?
Alternativas:
· a) Esse é o momento em que surge a educação formal, institucionalizada, que cria métodos de ensino-aprendizagem.
2) "Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação".
O que vemos é que a educação popular tem uma grande similaridade com a educação não-formal, pois ambas trabalham com outros saberes. Em que se diferenciam?
Alternativas:
· c) A educação popular é direcionada para as camadas desfavorecidas socioeconomicamente, ou seja, que é despossuída e a não-formal é direcionada a um público universal.
3) Três trabalhadores se encontram e passam a conversar sobre preferências culinárias. O primeiro diz que o que ele gosta "mesmo" é de carne seca, já o segundo diz que o "bom mesmo" é um prato de charque e o terceiro diz que não há nada melhor que carne de sol. E eu digo que a diferença está "mesmo" na pitada cultural.
Pensando a diversidade cultural brasileira e o que acultura nos lega em relação a identidade, o que o texto acima nos quer dizer?
Alternativas:		c)Mostra a afirmação da identidade regional.
4) [...] a cidade se expressa no uso do espanhol, do inglês, e também nas línguas indígenas faladas nos bairros e nas montanhas ou entre aqueles que vendem artesanato no centro. Essa pluralidade se reduz quando passamos das interações privadas às linguagens públicas, as do rádio, da televisão e da publicidade urbana, em que o inglês e o espanhol predominam e coexistem "naturalmente".
O contexto exposto acima diz respeito a um caráter da cultura. Assinale qual a alternativa correta.
Alternativas:		c) Multicultural.
Adg2 - Educação e Diversidade
1) De início, os peró não faziam senão traficar sem pretenderem fixar residência. Nessa época, dormiam livremente com as raparigas, o que os nossos companheiros de Pernambuco reputavam grandemente honroso. Mais tarde, disseram que nos devíamos acostumar a eles e que precisavam construir fortalezas, para se defenderem, e edificar cidades para morarem conosco. [...] Depois, começaram a dizer que não podiam tomar as raparigas sem mais aquela, que Deus somente lhes permitia possuí-las por meio do casamento e que eles não podiam casar sem que elas fossem batizadas. E para isso eram necessários paí. Mandaram vir os paí; e estes ergueram cruzes e principiaram a instruir os nossos e a batizá-los. Mais tarde afirmaram que nem eles nem os paí podiam viver sem escravos para os servirem e por eles trabalharem. [...] Mas não satisfeitos com os escravos capturados na guerra, quiseram também os filhos dos nossos e acabaram escravizando toda a nação; e com tal tirania e crueldade a trataram, que os que ficaram livres foram, como nós, forçados a deixar a região. 
No período da colonização abordado pelo texto, assinale a alternativa que mostra qual foi a primeira exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente
Alternativas: 
· b) o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pela Companhia de Jesus.
2) Os grupos culturais eram então divididos conforme as proximidades linguísticas. No entanto não podemos tomar as línguas como mediadoras das diferenças culturais, pois mesmo que falassem línguas diferentes tinham uma proximidade cultural que os deixava muito parecidos
A partir do texto acima, que trata sobre as características dos diversos grupos no período da colonização, o autor está se referindo a _______________ .
Assinale a alternativa que corresponde a resposta correta.
Alternativas:		b)diversidade sócio-linguística.
3) A população indígena originária foi drasticamente reduzida. Isso se deu devido ao genocídio "através de guerra de extermínio, desgaste no trabalho escravo e da virulência de novas enfermidades que os achacaram" (RIBEIRO, D. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p.144).
As vulnerabilidades dos índios ao contágio de doenças provenientes dos europeus dizimaram muitos povos.
Sabendo da vulnerabilidade dos indígenas em relação às doenças dos europeus, assinale a afirmativa que indica o nome daquelas que mais levaram os índios à morte.
Alternativas:		b)as bexigas ou a varicela, a rubéola e a varíola.
4) O fato inegável é que os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988. (GOHN, 2011, p. 342) Assinale a alternativa que explicita um movimento indígena desta época.
Alternativas:		d)Fundação da UNI (União das Nações Indígenas).
Adg3 - Educação e Diversidade
1) "Falando sobre seu pensamento, Foucault disse que o alvo dos seus trabalhos não era o fenômeno do poder, mas criar uma história dos diferentes modos pelos quais os seres humanos tornam-se sujeitos. Podemos dizer que o que ele pretendia era estudar as formas de constituição do indivíduo moderno. Em sua obra, Foucault se refere a mecanismos de objetivação e de subjetivação que concorreriam como processos de constituição do indivíduo. Os primeiros são os mecanismos que tendem a fazer do homem um objeto, ou seja, se referem aos processos disciplinares que tendem a tornar o homem dócil politicamente e útil economicamente. Os segundos se referem aos processos que em nossa sociedade fazem do homem um sujeito preso a uma identidade que lhe é atribuída como sua" (PEZ, Tiaraju Dal Pozzo. Pequena análise sobre o sujeito em Foucault: a construção de uma ética possível. Disponível em: . Acesso em 10 out.2016).
Utilizando-se dos conceitos de objetivação e subjetivação, assinale a alternativa correta quanto a leitura destes sobre a sexualidade:
Alternativas:
· a)os processos disciplinares constituem para sexualidade determinadas regras, normas e saberes que estabelecem o lugar que cada sujeito deve ocupar nas relações sociais e assim ele possa se identificar com outros/as que estabelecem-se pelo mesmo padrão.
2) Leia a entrevista a seguir:
IHU On-Line – Como a sexualidade foi tratada em diferentes períodos da história da humanidade?
Esther Diaz: A sexualidade, tal como Michel Foucault a estudou, surgiu recém na modernidade e, assim, foi estudada durante o século XX. Pois bem, sem dúvida, os humanos têm genitalidade desde o momento do nascimento, mas a sexualidade é muito mais do que genitais. É uma figura epocal que está relacionada com os genitais, mas os transpassa amplamente. Tem mais a ver com o desejo e, obviamente, com o sexo (sexo é uma determinação biológica, sexualidade é uma determinação conceitual-social). Nesse sentido, ela foi tematizada por Platão, e a problemática foi retomada recém no século XIX, com Schopenhauer primeiro, e com Nietzsche mais tarde, no campo filosófico, e com Freud no psicanalítico. (Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2010/07/28/o-genero-e-uma-construcao-social-entrevista-especial-com-esther-diaz/>. Acesso em 10 out. 2016)
A partir desse trecho da entrevista com a filósofa argentina Esther Diaz, assinale qual a alternativa correta que responde ao sentido abordado sobre sexualidade:
Alternativas:		c) sócio-histórico
3) "Em 1993, o geneticista norte-americano Dean Hamer publicou um estudo na respeitada revista científica Science no qual afirmou ter descoberto o gene da homossexualidade. Segundoa suposta descoberta, a pessoa nasce homossexual e esta seria condição imutável.
Isso gerou muita discussão e as opiniões no campo científico sobre o tema ficaram divididas. Um dos pesquisadores que discorda dessa hipótese é o professor do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Leandro Colling. Ele defende que a sexualidade é um dado da cultura, não da biologia. Para ele, as pessoas quando nascem não têm uma sexualidade definida.
Colling afirma que a constituição corporal é um dado da sexualidade que não deve ser vista como determinante. "Eu posso mudar meu corpo, me construir como mulher, por isso a biologia não é determinante", afirma. Ele acredita que a sexualidade, seja ela hetero, homo, trans ou bi é uma questão de influência social que tem mais força sobre o indivíduo quando ele está constituindo-se identitariamente. 'O que queremos denunciar é que a sociedade cria um monte de normas do que é ser homem e do que é ser mulher', relata" (ANDRADE, Vitor. "A Sexualidade é uma construção social", diz pesquisador da Ufba. Ciência e Cultura - Agência de Notícias em C&T. Atualizado em 14 de junho de 2011 às 03:20. Disponível em: <http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/destaques/%E2%80%9Ca-sexualidade-e-uma-construcao-social%E2%80%9D-diz-pesquisador-da-ufba/>. Acesso em 10 out. 2016).
Assinale a alternativa que corretamente analisa o texto acima:
Alternativas:
· d)quando discute-se sexualidade há uma forte tendência em buscar entendê-la a partir da biologia, o que leva muitos a acreditar que ela é determinada por características naturais e biológicas, quando na verdade o que se produz sobre sexualidade é um dado  cultural constituido nas relações sociais.
4) Falar de gênero envolve falar de nossas relações sociais, e da forma como a sociedade constrói essas relações e quais lugares são estabelecidos para cada um dentro desse coletivo que vivemos. Falar de gênero é fazer um verdadeiro enfrentamento de posições, relações hierarquizadas de controle e combater discursos machistas, misóginos e excludentes.
Partindo dessa afirmação, classifique as assertivas em V (verdadeiras) ou F (falsas):
1- gênero é o que recebemos ao identificarem nosso órgão genital, sendo o pênis para meninos e vulva para meninas.
2- discutir gênero é estimular precocemente as crianças na escola sobre sexo, opção sexual e incentivo à práticas sexuais.
3- gênero discute como uma sociedade produz suas relações a partir das diferenças entre os sexos.
4- estudar gênero a partir de conceitos teóricos podem ajudar a entender de uma forma mais crítica aspectos que envolvem esse tema.
Assinale a alternativa com a sequência correta de verdadeiro (V) e falso (F):
Alternativas:
· c) 1- F; 2- F; 3- V; 4- V.
Adg4 - Educação e Diversidade
1) Na Espanha, um árbitro interrompe uma partida de futebol. Por que motivo? Muitos torcedores insultam tanto um jogador de Camarões que ele ameaça deixar o campo. Na Rússia, ataques violentos contra africanos, asiáticos e latino-americanos se tornaram comuns; em 2004, os ataques racistas naquele país aumentaram em 55%, chegando a um total de 394 incidentes em 2005. Numa pesquisa na Grã-Bretanha, um terço dos asiáticos e negros entrevistados achava que havia perdido o emprego por causa de discriminação racial. Esses exemplos refletem uma tendência mundial. (disponível em: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2007480 . acesso em 18/11/2016)
O texto acima mostra algumas manifestações de discriminação divulgadas pela mídia, que aconteceram nos últimos anos. A discriminação pode resultar em intolerância. Assinale a alternativa que traga uma definição mais precisa sobre o conceito de intolerância.
Alternativas:
· a)Intolerância é uma atitude mental  em que o ódio e a agressividade são direcionados a um grupo específico devido às diferenças culturais, etnicas, de raça, religiosas, de nacionalidade e convicções.
2) O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada. ( disponível em: http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1041&Itemid=263 . acesso em 18/11/2016)
No entanto, "somente em 2014, o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu 149 denúncias de discriminação por motivação religiosa. A maioria, 26,17%, foram do Rio de Janeiro e, 19,46%, de São Paulo[...].Entre as religiões mais discriminadas estão as de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. O mesmo balanço mostra que 35,39% das vítimas de discriminação por motivação religiosa eram negros, enquanto 21,35% eram brancos e, 0,56%, indígenas. ( disponível em:http://www.pt.org.br/dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/. acesso em 18/11/2016)
 Analisando os dados do texto acima, assinale a alternativa que indica a relação existente entre intolerância religiosa no Brasil e racismo.
Alternativas:
· b)A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras, que são de origem negra, carregam consigo o racismo empreendido contra os negros, uma vez que essas religiões fazem parte de sua cultura.
3) Ao analisar classificados constantes em jornais, nos confrontamos muitas vezes com anúncios que afastam potenciais candidatos do processo de seleção como os que se seguem:
Funcionários para empresa de móveis para escritório, entre 22 a 45 anos. Gerente acima de 30 anos. Auxiliar de produção, masculino, 21 a 30 anos. Auxiliar de serviços gerais, feminino até 25 anos. Caseiro urgente: casal sem filhos. Auxiliar administrativo, sexo feminino, idade entre 15 a 30 anos. (Fonte: Grande Jornal de Circulação em Curitiba-PR, em 24-04-2005) disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/anunciosdiscriminatorios.htm. Acesso em: 18/11/2016)
Observando os dizeres desses anúncios, assinale a alternativa correta que o identifique ou não com discriminações:
Alternativas:
· c)Podemos encontrar nesses anúncios diversos fatores que são discriminatórios tais como de gênero, idade, ou ainda de cunho social.
4) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Artigo 2. especifica que:
1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. (Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf Acesso em: 28/11/2016). 
De acordo com esse artigo  os Direitos Humanos não discriminarão por questões de
I. raça; 
II. religião
III. Cor.
IV. Sexo
Dos itens acima mencionados assinale a alternativa que é verdadeira.
Alternativas:		c) As alternativas I, II, III, IV são verdadeiras

Continue navegando