Buscar

ATIVIDADE 3 SEMANA 7 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Instruções
- Esta é uma atividade de entrega individual.
- Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da internet terão desconto na nota final.
- O STUDEO só aceita 1 (um) arquivo como anexo. Assim, caso envie scans ou fotos do seu caderno com as resoluções, organize todos os scans/fotos em um documento do Word e envie esse documento (.docx ou .pdf).
​Questão 1
​Na arquitetura de dados de uma indústria, o chão de fábrica produz indicadores das variáveis que o processo utiliza, como por exemplo, a pressão de uma linha pneumática, a temperatura do vapor ou até mesmo a vazão de água consumida pelas máquinas ao longo de um dia de trabalho. Cada variável, passando pelo processo de conversão de dados em informações permite que a equipe de gestão possa tomar decisões importantes e definir se as metas de produtividade estão devidamente alinhadas com os propósitos da manufatura automatizada.
RESPOSTA:
Levando-se em consideração as aulas e o conteúdo do livro de Automação Industrial no que tange aos sistemas PIMS e MES, descreva (informando como cada sistema interage):
a) A responsabilidade de cada sistema.
PIMS –São sistemas que adquirem dados de processo de diversas fontes, os armazenam num banco de dados históricos, realiza um cruzamento de informações e os disponibilizam através de diversas formas de representação.
MES – É responsável por visualizar e monitorar os processos em tempo real, fornecendo as informações necessárias para os sistemas gestores orientarem os líderes da empresa, possibilitando a visualização e a tomada de decisões estratégicas, como o direcionamento de investimentos e de planejamentos futuros de produção, a estimativa de produção atual, a aquisição de matéria-prima, a contratação de mão de obra e de demanda de energia, o financiamento de maquinário, a venda a mercado futuro etc., levando a uma melhor eficiência operacional.
b) Um exemplo de módulo/banco de dados específico para filtro dos dados gerais do processo, com detalhes dos indicadores de interesse a serem implementados.
RESPOSTA:
Classe DEVICEBUS – DeviceNet
Principais características:
· Acesso a até 62 dispositivos conectados por barramento (permite 64, mas dois endereços são de uso do sistema – scanner e dispositivo extra).
· Barramento de até 500 m.
· Baseado no protocolo CAN.
· Velocidades de 125, 250 e 3.500 kbps.
· Barramento energizado com 24 V.
· Derivações de até 6 m.
· Não permite topologia em anel.
· Baseado em perguntas e respostas.
· Possui resistores de terminação de 121 Ω instalados nos extremos do barramento.
· Interliga dispositivos como: entradas digitais diversas (contatos, botoeiras, chaves fim de curso etc.), sinalização, sensores, inversores de frequência, soft starters, IHMs etc.
Os dispositivos que são atendidos pelo barramento de rede de tecnologia DeviceNet podem ter recursos de controle e, com isto, necessitam enviar dados em volumes significativos. Para minimizar a chance de falhas na comunicação de dados de dispositivos e realizar a manutenção na rede, utiliza-se um equipamento que analisa os dispositivos da rede em cada no (0 a 63) e informa o erro (caso ocorra) para que o operador da rede possa interagir com ações corretivas. O equipamento e conhecido como “Devicemeter” ou, simplesmente, “analisador de rede DeviceNet”.
Indicadores
Indicadores de desempenho que dependem dos dados do processo para controlar a qualidade final do produto.
Indicadores de produção que inferem sobre as estatísticas de produção e comparam com as previsões dadas no planejamento dessa mesma produção.
Indicadores de dados referentes ao tempo de máquina operante ou de máquina parada, que são importantes para o banco de dados que trabalha com a manutenção;
Indicadores de número de peças conforme e de peças não conforme produzidas interessa diretamente ao banco de dados de controle de qualidade. 
Assim, de acordo com a necessidade, esses bancos acessam os dados recebidos e armazenados em disco e os organizam para produzir indicadores que auxiliam nas tarefas de gestão estratégica e em ações de qualidade.

Continue navegando