Buscar

PROVA CONCRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: INGRID SANTOS MEIRELES	 Data: 5/12/2020
Curso: ENGENHARIA CIVIL Tipo:1 
Disciplina: CONCRETO ARMADO
 Seq: 001 Turma: 
Questão 1 
Na verificação da segurança das edificações utilizamos o método dos estados limites, onde a situação limite representa o momento a partir do qual a estrutura deixa de atender a uma das finalidades de sua construção. No Estado Limite Último ela torna-se insegura, ocorrendo o esgotamento da capacidade de sustentação. Um dos fatos a seguir que não ocorre durante o Estado Limite Último corresponde a(o):
a) Deterioração por fadiga.
b) Abertura de fissuras.
c) Colapso da estrutura.
d) Ruptura de seções.
e) Perda de estabilidade.
Questão 2 
As configurações possíveis do diagrama de deformações correspondentes ao estado limite último para uma seção submetida a solicitações normais sugerem a delimitação de regiões, chamadas domínios de deformações, onde poderá estar contido o diagrama de deformações referente a um determinado caso de solicitação normal quando o estado limite último for atingido. O domínio onde ocorre a seção fissurada, o concreto não resiste mais à tração com o concreto comprimido. Sendo o diagrama linear, corresponde ao(s):
a) Estádio I e III.
b) Estádio II.
c) Estádio III.
d) Estádio I.
e) Estádio I e II.
Questão 3 
Na construção civil há vários tipos de concreto que são utilizados para cada situação, que varia de acordo com número de pavimentos, tipo de obra, etc. O que diferencia esse tipo de material é a sua resistência, essa que é especificada de acordo com o , que significa Resistência Característica do Concreto à Compressão, que é medida justamente com testes de compressão e acarreta em números muito próximos da exatidão. O para fins estruturais é determinado a partir de:
a) 30 Mpa
b) 15 Mpa
c) 20 Mpa
d) 10 Mpa
e) 25 Mpa
Questão 4
As configurações possíveis do diagrama de deformações correspondentes ao estado limite último para uma seção submetida a solicitações normais sugerem a delimitação de regiões, chamadas domínios de deformações, onde poderá estar contido o diagrama de deformações referente a um determinado caso de solicitação normal quando o estado limite último for atingido. O Domínio onde acontece o início do carregamento, tensões atuantes menores que a resistência à tração do concreto, corresponde ao(s):
a) Estádio II e III.
b) Estádio II.
c) Estádio III
d) Estádio I.
e) Estádio I e II.
Questão 5 
Atribui-se a descoberta do concreto armado a Joseph - Louis Lambot, um agricultor francês, que em 1849 realizou a construção da primeira estrutura de concreto armado: um barco. O concreto armado tem em sua composição formadora materiais como o cimento, areia, brita, água e aço, ele tem boa resitência a compressão, mas não tem boa resistência a tração, por isso,um desses materiais tem a função de trabalhar solidário aos demais, abosorvendo os esforços de tração para equilíbrio da estrutura. O componente do concreto armado responsável por essa função é o(a):
a) Aço.
b) Areia.
c) Brita.
d) Cimento.
e) Água.
Questão 6
Os primeiros materiais a serem empregados nas construções antigas foram a pedra natural e a madeira, por estarem disponíveis na natureza. O ferro, o aço e o concreto só foram empregados nas construções séculos mais tarde. O material considerado ideal para as construções é aquele que apresenta conjuntamente as qualidades de resistência e durabilidade. A pedra, muito usada nas construções antigas, tem resistência à compressão e durabilidade muito elevadas, porém, tem baixa resistência à tração. A madeira tem razoável resistência, mas a durabilidade é limitada. O ferro e o aço têm resistência elevada, mas a durabilidade também é limitada em conseqüência da(o):
\uf0b7 a) fase plástica extermamente curta.
\uf0b7 b) sua elasticidade ao longo da vida útil.
\uf0b7 c) material ser frágil em todos os momentos de absorção de carga.
\uf0b7 d) corrosão que podem sofrer.
\uf0b7 e) material não poder trabalhar monoliticamento com o concreto.
Questão 7 
O Concreto de Alto Desempenho é calculado para se obter elevada resistência e durabilidade. Com a utilização de adições e aditivos especiais, sua porosidade e permeabilidade são reduzidas, tornando as estruturas elaboradas com este tipo de concreto mais resistentes ao ataque de agentes agressivos, tais como cloretos, sulfatos, dióxido de carbono e maresia. Além do aumento na vida útil das obras, este concreto pode proporcionar: desfôrmas mais rápidas, diminuição na quantidade e metragem das formas e maior rapidez na execução da obra. Para que o concreto seja considerado de Alto Desempenho, o valor de sua resistência característica a compressão deve ser superior a:
\uf0b7 a) 45 Mpa
\uf0b7 b) 30 Mpa
\uf0b7 c) 35 Mpa
\uf0b7 d) 25 Mpa
\uf0b7 e) 40 Mpa
Questão 8 
As ações que atuam sob uma estrutura de concreto armado são forças designadas por ações diretas, e as deformações impostas por ações indiretas. Em função de sua variabilidade no tempo, as ações podemser classificadas como:
- Ações permanentes;
- Ações variáveis;
- Ações excepcionais.
Qual das alternativas a seguir não corresponde a uma carga permanente?
a) Peso do revestimento.
b) Peso próprio da laje.
c) Peso da regularização.
d) Depósito de materiais.
e) Peso do enchimento.
Questão 9 
As ações que atuam sob uma estrutura de concreto armado são forças designadas por ações diretas, e as deformações impostas por ações indiretas. Em função de sua variabilidade no tempo, as ações podem ser classificadas como:
- Ações permanentes;
- Ações variáveis;
- Ações excepcionais.
Cargas Acidentais para a NBR 8681 são as ações variáveis que atuam nas construções em função de seu uso, como exemplo temos as alternativas a seguir, exceto:
a) Materiais diversos.
b) Mobiliário.
c) Peso das alvenarias sob as lajes.
d) Pessoas.
e) Veículos.

Continue navegando