Buscar

Resumo da NR 21 e NR22

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2	NORMA REGULAMENTADORA 21
A Norma Regulamentadora (NR) 21 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem como objetivo regulamentar os trabalhos a céu aberto. A norma determina uma série de pré-requisitos para estes trabalhos.
A norma determina obrigatória a existência de abrigos que protejam os trabalhadores.
Em áreas de pântano ou alagadas deverão haver medidas de atenuação de doenças de acordo com as normas de saúde vigentes.
Quando o empregador oferecer moradia aos empregados, estas, assim como os locais de trabalho, deveram estar limpas, de tamanho adequado para o número de residentes, com ventilação e luz suficientes. Deverão estar em áreas arejadas, sem vegetação e com afastamento de ao menos 50 metros de depósitos ou viveiros de criação. Além disso, a residência deve ter paredes caiadas e pisos impermeáveis, portas e janelas com trancas, poço de água protegido contra contaminações, cobertura impermeável, imputrescível e não combustível, e com ao menos um dormitório, cozinha e sanitário. Também são estabelecidas distâncias mínimas para as fossas, sendo 15 metros do poço e 10 metros da casa, em lugar livre de enchentes e a jusante do poço.
3	NORMA REGULAMENTADORA 22
A NR 22 regulamenta o ambiente de trabalho em atividades de mineração, como minerações subterrâneas, minerações a céu aberto, garimpos, beneficiamentos minerais e pesquisa mineral.
Os operadores devem elaborar o PGR (Programa de gerenciamento de riscos) que deve contemplar os aspectos de: Riscos físicos, químicos e biológicos; atmosferas explosivas; deficiências de oxigênio; ventilação; proteção respiratória; ergonomia e organização do trabalho; investigação e análise de acidentes de trabalho; riscos de trabalho em altura, profundidade e espaços confinados; riscos na utilização de energia elétrica, máquinas, equipamentos, veículos e trabalhos manuais; EPIs; estabilidade do maciço; plano de emergência; e outros resultantes de modificações e introduções de novas tecnologias.
Os trabalhadores têm a responsabilidade de zelar pela segurança de terceiros potencialmente afetados pelas suas ações e omissões, devendo comunicar imediatamente situações que representam riscos.

Continue navegando