Buscar

Respostas estudo dirigido Psicofisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Cite três funções do sistema esquelético
· Sustentação do organismo (apoio para o corpo)
· Base mecânica para o movimento
· Armazenamento de sais (ex.: cálcio)
2) Cite as funções dos músculos
· Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
·  Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
· Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
· Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
· Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
3) Qual a principal função do sistema cardiovascular?
 A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células.
4) Como acontece a proteção das estruturas do Sistema Nervoso Central?
O tecido do SNC é muito delicado. Por esse motivo, apresenta um elaborado sistema de proteção que consiste em quatro estruturas: crânio/ossos, meninges, líquido cerebrospinal (líquor) e barreira hematoencefálica.
1.Crânio/ossos- funcionam como um capacete para proteger o cérebro de danos externos.
Coluna vertebral – uma de suas funções é proteger a medula espinhal. As vertebras funcionam como armadura protegendo a medula de impactos laterais, posteriores e anteriores.
2.Meninges –Segunda barreira de defesa do SNC e da medula espinhal. São semelhantes a “capas” que revestem todo o encéfalo e medula espinhal. Os nervos do sistema nervoso periférico também possuem um revestimento de proteção chamado de Epineuro.
3. Líquor – terceira barreira de proteção da medula e do SNC. Consiste em um ultrafiltrado do sangue e tem a função de proteger o cérebro e a medula contra impactos.
4. Barreira encefálica – tem a função de proteger o SNC contra agentes tóxicos contidos no sangue que venham a alterar a função metabólica normal do cérebro.
5) Conceitue e diferencie Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo
Sistema nervoso autônomo (também chamado sistema neurovegetativo ou sistema nervoso visceral) é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão
O sistema nervoso somático fornece impulsos motores aos músculos esqueléticos. 
7) Como é feita a divisão anatômica do sistema nervoso? Quais os seus
componentes?
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos.
O SNC divide-se em encéfalo e medula. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.
8) Como são formados os nervos espinais?
Existem 8 pares de nervos espinhais cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo (um total de 31 pares).
9) Como é a estrutura anatômica externa da medula? Conceitue substância branca e substância cinzenta da medula. Quais são os seus componentes?
A medula espinal e as raízes nervosas espinhais são envolvidas por três camadas chamadas de meninges. A camada mais externa é a dura-máter, embaixo é a aracnoide, e a mais profunda é a pia-máter.
Externamente, a medula espinhal contém uma fissura mediana anterior, juntamente com dois sulcos ântero-laterais em seu lado ventral e um correspondente sulco mediano posterior e sulcos póstero-laterais em seu lado dorsal.
10) Onde fica o tálamo e diga uma função dele? Quais são as funções do hipotálamo? Quais as funções do Subtálamo e do Epitálamo?
O tálamo é uma estrutura localizada no diencéfalo, entre o córtex cerebral e o mesencéfalo, formada fundamentalmente por substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais.
A principal função do tálamo é servir de estação de reorganização dos estímulos vindos da periferia e do tronco cerebral, e também de alguns vindos de centros superiores.
11) Descreva a posição do cerebelo e mencione suas funções.
O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular.
 O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.
12) O que é o corpo caloso? Qual a sua função?
O corpo caloso é uma estrutura do cérebro de mamíferos localizada na fissura longitudinal que conecta os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. É a maior estrutura de substância branca no cérebro, consistindo de 200-250 milhões de projeções axônicas contralaterais
A principal função do corpo caloso é a comunicação entre os dois hemisférios; as diferentes partes do corpo caloso conectam áreas semelhantes de cada hemisfério.
13) Quais áreas do sistema nervoso central tem relação com a fala?
O cérebro é dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Os hemisférios cerebrais controlam o movimento, o pensamento, a memória, as emoções, os sentidos e a fala
14) Qual a função do neurônio? De quais partes o neurônio é formado? Como podemos classificar os neurônios morfologicamente?
Os neurônios, também chamados de células nervosas, são células do sistema nervoso que estão relacionadas com a propagação dos impulsos nervosos, sendo consideradas as unidades básicas desse sistema.
Os neurônios são células excitáveis, ou seja, conseguem responder a estímulos com modificações da diferença de potencial elétrico na membrana celular.
Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos.
Os neurônios apresentam como partes básicas o corpo celular, os dendritos e o axônio. Corpo celular: O corpo celular é a região onde está localizado o núcleo do neurônio, bem como a maioria de suas organelas. ... Dendritos: São extensões muito ramificadas responsáveis por receber os sinais químicos de outro neurônio..
15) Cite os principais tipos de Células da Glia. Cite pelo menos uma função de cada tipo.
Temos mais células da glia que neurônios. são as mais abundantes do sistema nervoso central e são as que possuem as maiores dimensões
Os astrócitos desempenham funções muito importantes, como a sustentação e a nutrição dos neurônios. Outras funções que desempenham são: Preenchimento dos espaços entre os neurônios.
Oligodendrócitos -  responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso central. 
Células de Schwann - responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso periférico. 
16) Quais são as células responsáveis pela produção da mielina? Que parte do neurônio é mielinizada?
Oligodendrócitos -  responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso central. 
Células de Schwann - responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso periférico. 
17) Conceitue potencial de repouso e potencial de ação. Não esqueça do Limiar
O potencial de repouso (denominado também por estado fixo ou potencial transmembrana de regime estacionário) de uma célula ocorre quando
o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, ou seja, quando a membrana está polarizada e não há potenciais sinápticos 
18) Qual a diferença entre sinapse química e sinapse elétrica? Cite três etapas da transmissão sináptica nas sinapses químicas.
A maioria das sinapses são químicas; nestas sinapses a comunicação é feita usando mensageiros químicos. Outras sinapses são elétricas; nestas sinapses ocorre um fluxo direto de íons entre as células. Em uma sinapse química, um potencial de ação faz com que o neurônio pré-sináptico libere neurotransmissores.
A transmissão sináptica pode ser dividida em uma série de etapas que acopla a despolarização elétrica do neurônio pré-sináptico com a sinalização química entre as células pré-sinápticas e pós-sinápticas. Um potencial de ação que se propaga pelo neurônio despolariza a terminação nervosa pré-sináptica.
19) Qual a diferença entre sinapse excitatória e inibitória?
Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for a despolarização, iniciando o potencial de ação, então será uma sinapse excitatória. Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for de hiperpolarização, a ação resultante será inibitória do potencial de ação, portanto nesse caso há uma sinapse inibitória.
20) Defina com as suas palavras os termos: sensação e percepção
A sensação é uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. A percepção é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações.
21) Como pode ser classificado o sistema sensorial? (São 5 classificações)
O sistema sensorial é composto pelos cinco sentidos do corpo: tato, visão, audição, paladar e olfato, sendo composto por células receptoras.
22) Quais são os tipos de receptores dos estímulos sensoriais. Dê exemplos dos estímulos que eles recebem. 
Os receptores podem ser classificados em quatro tipos básicos: 
Quimiorreceptores: captam estímulos químicos. ... 
Fotorreceptores: captam estímulos luminosos. São encontrados nos olhos.
Termorreceptores:  captam estímulos térmicos. Estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face dos pés e das mãos.
Mecanorreceptores:  captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos. 
23) O que é transdução sensorial?
Em cada órgão sensorial há células especializadas que transformam os sinais químicos ou físicos em impulsos elétricos. Esse fenômeno é chamado transdução sensorial. No olho, a luz visível (fóton) é transformado em impulso nervoso e na orelha, as ondas de pressão sonora são convertidos em sinais elétricos e assim por diante. 
24) Como podemos definir a dor referida? Dê um exemplo
Fritz (2002) descreve a dor referida com aquela sentida numa área de superfície distante do órgão estimulado. Muitas vezes, a área onde a dor é manifestada e o órgão visceral relacionado apresenta a mesma inervação na medula espinhal, fato que sugere uma explicação para esse fenômeno ocorrido.
25) O que é a sensação do membro fantasma?
É a sensação de dor de uma parte do corpo que tenha sido removida, por exemplo: um membro de uma forma traumática ou congênita.
Tronco encefálico
26) Como podemos classificar a memória de acordo com o tempo de duração?
Formas de memórias a longo prazo:
Implicita – não declarativa – pré-exposição, habilidade e hábitos, respostas emocionais...
Explicita – declarativa – fatos, eventos...lobo temporal medial
Qual a diferença da memória explicita semântica para a episódica?
Explícita semântica – memória de conhecimento, que aprendemos na escola e nos livros.
Explícita episódica – memória de música e cheiro de flores
27) Explique o processo de habituação e sensibilização.
Efeitos de eliciações sucessivas da resposta: habituação e potenciação  Habituação: Quando um mesmo estímulo é apresentado varias vezes em curtos intervalos de tempo, na mesma intensidade, podemos observar um decréscimo na magnitude da resposta. ... lsso é um exemplo de potenciação (ou sensibilização) do reflexo.
Habituação é um exemplo de aprendizagem não associativa em que ocorre uma diminuição automática na intensidade de uma resposta a um estímulo repetitivo, fraco, sem consequências sérias, que permite, por exemplo, ignorar estímulos como ruídos, o tic tac de um relógio etc.
Entendemos a habituação como a diminuição da resposta de um organismo a um estímulo pela apresentação contínua. A sensibilização constitui o processo oposto , pois consiste em aumentar a resposta de um organismo a um estímulo pela mera 
apresentação do mesmo. Ou seja, para atingir um estado de crescente ativação ao receber um tipo de estímulo.
28) Defina e diferencia o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático
(Morfologicamente e funcionalmente)
O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. Assim, deixa o indivíduo em estado de alerta, preparado para reações de luta e fuga.
O sistema nervoso parassimpático tem a função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante.
29) Quais são as glândulas endócrinas que são reguladas pelo eixo hipotálamohipófise
Os principais hormônios liberados pelo hipotálamo que interferem na secreção hipofisária são: Hormônio liberador de tireotrofina (TRH); Hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH); Somatostatina ou hormônio inibidor do hormônio do crescimento (GHIRH)
30) Quais os hormônios produzidos pela adeno hipófise? E pela neuro-hipófise?
A adeno-hipófise produz e libera hormônios chamados de hormônios tróficos, ou seja, hormônios que controlam outras glândulas endócrinas. Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e espermatozoides nos testículos; e o hormônio luteinizante (LH), que provoca a ovulação e a formação do corpo lúteo nos ovários e a produção de testosterona nos testículos.
A neuroipófise é considerada uma expansão do hipotálamo. Ela armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.
31) Qual a importância para a psicologia de se estudar o sistema endócrino?
Os hormônios são substâncias que ativam e determinam diversos comportamentos: condicionam o comportamento sexual, a agressividade, o modo como reagimos ao stress, a capacidade de concentração, a excitabilidade, a emotividade, etc.
Mudanças hormonais radicais podem estar na origem de desordens psicológicas ou graves perturbações do comportamento como, por exemplo, a depressão.
Alterações hormonais significativas próprias da puberdade e da menopausa traduzem-se em transformações fisiológicas de grande impacto no nosso comportamento.
32) Dê exemplo de dois hormônios produzidos pela hipófise e fale tudo o que sabe sobre eles.
 hormônio importante para a lactação (prolactina) – esse hormônio atua promovendo a produção de progesterona nos ovários femininos e também na produção de leite nas glândulas mamárias, durante a gravidez e a amamentação.
SH (hormônio tireotrófico): hormônio que estimula e regula a atividade da tireoide na produção dos hormônios T3 e T4
33) Quais são os hormônios do estresse? Onde eles são produzidos e qual regulação da sua produção?
 cortisol, adrenalina e noradrenalina.
Produzido pela parte superior das glândulas suprarrenais, ou adrenais, o cortisol é uma hormona corticosteroide proveniente da família dos esteroides. À medida que o corpo percebe o estresse, as glândulas produzem o hormônio e o liberam na corrente sanguínea
34) Como acontece a regulação das glândulas sexuais (ovários e testículos)?
Nos homens, o FSH atua sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona. O LH estimula a ovulação nas mulheres
e a produção de testosterona nos homens. A prolactina atua sobre as glândulas mamárias, estimulando a produção de leite após o parto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais