Buscar

Portfólio PSICOPEDAGOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PEDAGOGIA - PSICOPEDAGIA
ZILÁ MAÍNA NEVES LOUREIRO DOS SANTOS- 508072019
portfólio
Psicopedagogia
Guarulhos
2021
ZILÁ MAÍNA NEVES LOUREIRO DOS SANTOS
portfólio
Psicopedagogia
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Psicopedagogia. 
Prof. José Quibao Neto	Comment by Igor Nobre Barreto: O nome completo de seu professor fica disponível em seu próprio portal, dento da matéria no canto superior esquerdo ou direito.Para alunos dos cursos EaD, deve-se colocar apenas o nome de um dos professores que constam em Corpo Docente em seu portal, neste mesmo local.
Guarulhos
2021
Respostas
Desafio 01 
Para cumprir as metas propostas pela reconstrução global, às vezes os professores precisam colocar de lado preocupações pedagógicas, como metas de conhecimento, objetivos sociais e outros e ensinar para a prova, deixando de lado crenças pessoais relativas ao ensino. Recorde-se de uma situação vivenciada com algum professor ou que você mesmo tenha experiência, se professor, em que as suas crenças tiveram que ser deixadas de lado em face da necessidade de atender a uma política pública em que o professor vira um gerente de sala de aula profissional. Produza um texto de uma lauda analisando a experiência e como você se sentiu ao realizá-la.
RESPOSTA 
Quando há período de eleição, sempre há uma grande revolução na sala de aula, pois cada aluno defende seu ponto de vista baseado na influência familiar. Para que a turma compreenda que é preciso ter respeito pela opinião dos colegas, o melhor trabalho a ser desenvolvido com eles é a cooperativa de classe. 
Onde é ensinado a criticar com objetivos e propósitos sem afetar e agredir verbalmente os colegas, também propor novas ideias para construções favoráveis ao convívio na sala de aula, na escola, enfim, no relacionamento interpessoal, e finalizando com as felicitações, onde cada uma saberá reconhecer os pontos positivos dos trabalhos e opiniões dos colegas. Todo esse trabalho é regido pela ordem e democratização dentro da sala de aula.
 
 
Desafio 08 
Gustavo é um adolescente de 15 anos que se encontra cursando a 1ª série do ensino médio. Uma característica particular é a de que ele está matriculado em uma turma do curso Normal (magistério), oferecido em sua escola como uma habilitação ao ensino médio.
Gustavo tem enfrentado sérias dificuldades de ensino, em especial na disciplina de Língua Inglesa, pois sua professora demonstra certa incomodação com relação a sua presença em sala de aula. Em dada ocasião, ambos tiveram uma situação de enfrentamento em sala, em que a docente disse que seu lugar não era naquela turma "rodeado de doces e amáveis meninas", mas nas turmas de ensino médio regular. Desde então, o rendimento de Gustavo, que era considerado um aluno mediano, nem bom nem ruim, vem caindo vertiginosamente, ainda que o adolescente apresente certa aptidão para a profissão. A coordenação do curso encaminhou Gustavo aos seus cuidados.
Elabore um processo de intervenção psicopedagógico com ênfase na subjetividade docente. Para a construção desse processo, tenha em mente que a figura docente é um agente subjetiva-te, ou seja, lida com aspectos emocionais dos alunos.
RESPOSTA 
Vê a si mesma e aos outros de maneiras que não condizem com a realidade ou quando ela continua a agir de modos que frequentemente têm consequências negativas. 
Medicamentos normalmente não alteram transtornos de personalidade, mas ajudam a reduzir os sintomas angustiantes. 
 A psicoterapia pode ajudar a pessoa a se conscientizar de sua participação na criação dos seus problemas e ajudá-la a modificar o comportamento socialmente indesejável. 
Todas as pessoas têm padrões característicos para perceber e se relacionar com os outros e de reagir a eventos estressantes (os denominados padrões de resposta) por exemplo; algumas pessoas reagem a uma situação problemática buscando a ajuda de outra pessoa, outras preferem enfrentar seus problemas por si só, algumas pessoas minimizam os problemas outras os exageram, no entanto quando os padrões característicos de comportamento são ineficazes ou têm consequências negativas a maioria das pessoas tenta modificar seus padrões de resposta, por outro lado em comparação a pessoa com transtorno de personalidade não altera seus padrões de reação mesmo quando esses padrões se mostram repetidamente ineficazes e as consequências são negativas. Esses padrões são chamados de mal adaptativos porque a pessoa não se ajusta (adapta) às exigências das circunstâncias padrões mal adaptativos variam em gravidade e duração.
CONCLUSÃO 
O psicopedagogo contribui no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.
 O Psicopedagogo na instituição assumirá o compromisso com a transformação da realidade escolar, à medida que se propõe a fazer uma reorientação do processo de ensino-aprendizagem refletindo os métodos educativos e numa atitude investigativa descobrir as causas dos problemas de aprendizagem que se apresenta na instituição e que se depara em sala de aula. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Entende-se que são vários os fatores que influenciam a aprendizagem, e o reconhecimento destes são vantajosos para que as intervenções alcancem seus objetivos, propondo e auxiliando no desenvolvimento de projetos favoráveis sobre as mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam a dificuldades da construção do conhecimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
BOSSA, Nádia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 
RS, Artmed, 2007. BRASIL. 
 
Lei n°. 93 94 de dezembro de 1996. Le i de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional. Brasília a: Congresso Nacional, 1996. Acesso em: 28 de junho de 2016. 
 
GASPARIAN, Mari a Cecília Castro. Contribuições do modelo relacional sistêmico 
para a psicopedagogia institucional, -Sã o Paul o: Lemos Editorial, 1997.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais