Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. No artigo de Glória Moraes ampliamos nosso conhecimento sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) que denominou-se a um tipo de operação de financiamento que busca novas formas de fomentar investimentos, mormente em infraestrutura, sem comprometer os recursos públicos. Em geral, as PPPs surgiram no âmbito das reformas do Estado ocorridas nas duas últimas décadas do século XX, que restringiram a presença do Estado, fosse por falta de recursos fosse por necessidade de composição de superávit fiscal. Os setores em que as PPPs proliferaram foram:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Saúde, Transportes, Cultura e Exploração de Recursos Naturais.
2. 
Saúde, Transportes, Educação e Habitação.
Resposta correta
3. 
Saúde, Infraestrutura, Educação e Habitação.
4. Incorreta: 
Saúde, Economia, Educação e Habitação.
5. 
Cultura, Transportes, Educação e Infraestrutura.
2. Pergunta 2
/1
Na redação da Constituição Federal de 1988 temos o seguinte texto: “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte” ( BRASIL, 2010). ( grifo nosso).
Observe algumas variações da palavra instruir: “ educar, formar, ensinar, edificar, doutrinar, erudir, iluminar, disciplinar, adestrar”.( Fonte: Sinonimos.com.br)
Todos esses verbos nos remetem a um verbo secundário: planejar. É correto, então, afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O Estado conta apenas com O Poder Legislativo, que como o próprio nome já diz é o único responsável pela modernização das leis direcionando-as ao comprimento da instrução que lhe compete.
2. 
Desta forma podemos concluir que as competências do Estado e no caso em questão o Brasil, já estão devidamente estabelecidas por meio da Constituição Federal, que fazem surgir novos ordenamentos legais em consonância com as necessidades para que se possa cumprir com os objetivos estabelecidos.
Resposta correta
3. 
O Estado conta apenas com O Poder Judiciário que abriga diversos órgãos, com o Supremo Tribunal Federal (STF) no topo. E dele apenas pode vir alterações a CF/88.
4. 
O Estado conta apenas com O Poder Executivo, pois é o único órgão que pode remodelar a legislação para adaptar a a CF/88 a modernidade.
5. 
Nenhum dos Poderes pode executar alterações e adendas a CF/88, pois ela é um documento expresso que impossibilita que as leis sejam manipuladas a favor de interesses políticos. Como carta suprema a CF/88 é blindada e não permite reformulações ou adendas. Ela foi pensada de forma a responder por todas as mudanças tecnológicas e pode ser facilmente aplicada a elas.
3. Pergunta 3
/1
Sobre as formas de Administração Pública:
Marcada pela criação do funcionalismo público, onde o poder designado ao funcionário estava diretamente ligado ao cargo ocupado e não pessoa designada. Nesse modelo a especialização e o treinamento profissional são fatores dispensáveis, privilegiando a eficiência e a qualidade adotada por padrões universais em todas as ações das organizações sejam elas, internas ou externas. Estamos falando de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Administração público-privada
2. 
Administração Burocrática
Resposta correta
3. 
Administração Gerencial
4. 
Administração descentralizadora
5. 
Administração Patrimonialista
4. Pergunta 4
/1
Este é um Poder garantido pela CF/88 responsável pela representação da instituição estatal. Dentro das atribuições típicas deste poder, está a atuação da chefia governamental. Por atuação entende-se: administração, elaboração de políticas públicas e a execução de suas estratégias no âmbito que regula (seja ele federal, estadual ou municipal). Estamos definindo o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Esta definição não é de um Poder e sim, o Primeiro artigo da CF/88 que garante os serviços públicos a sociedade.
2. 
Poder Legislativo
3. 
Poder Judiciário
4. 
Poder Executivo
Resposta correta
5. 
Poder de Governo
5. Pergunta 5
/1
Sobre as formas de Administração Pública:
Marcada pela criação do funcionalismo público, onde o poder designado ao Nesse modelo podemos identificar os movimentos de terceirização e privatização de serviços. No Brasil, o processo começou a ser desenhado a partir de 1990 com o Governo do então Presidente Fernando Collor de Mello e foi em meados de 1995 já com Fernando Henrique Cardoso que se consolidam as principais mudanças do modelo administrativo do Estado impulsionados pelo poder da globalização, das correntes financeiras de crédito e da competitividade.. Estamos falando de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Administração Gerencial
Resposta correta
2. 
Administração descentralizadora 
3. 
Administração Burocrática
4. 
Administração Patrimonialista
5. 
Administração público-privada
6. Pergunta 6
/1
Este poder é o responsável por fiscalizar e aprovar todo trâmite orçamentário para que seja possível executar as ações previstas para o funcionamento e desenvolvimento do país. A função típica deste poder é como o nome mesmo já sugere, legislar nos trâmites de criação, aprovação e até mesmo na rejeição leis que operam a ordem no país. Um exemplo de função atípica deste poder é a gestão de pessoas: ações como contratações, demissões, pagamentos, organização de férias, entre outros, dos órgão públicos.Estamos definindo o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Poder Judiciário
2. 
Poder Executivo
3. 
Esta definição não é de um Poder e sim, do Ministério Público Federal.
4. 
Poder de Governo
5. 
Poder Legislativo
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
No decorrer de nosso estudos vimos que a Lei nº 11.079 de 30 de dezembro de 2004, regula parcerias entre empresas públicas e empresas privadas, que movimentou principalmente serviços de infraestruturas. Mas mesmo com essa abertura legalizada, algumas diretrizes entre essa parceria ( público- privada) são relevantes e estão descritas pela Lei Federal nº11.074/04: Art. 4 Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:
I-Eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;
II-Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;
III-Indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e das outras atividades executivas de estado;
IV-Responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;
V-Sigilo de dados, documentos de procedimentos e das decisões financeiras;
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
Resposta correta
2. 
As alternativas I e II estão corretas.
3. 
As alternativas I, II, IV e V estão corretas.
4. 
As alternativas II, III e IV estão corretas.
5. 
As alternativas III, IV e V estão corretas.
8. Pergunta 8
/1
“No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada das res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.” (PDRAE, 1995, p.15)Esse modelo de Administração imperou no Brasil até meados de 1889 e foi influente instrumento que deu essência a cultura gerencial burocrática. Outro importante fator que referencia e marca o modelo patrimonialista é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Suas principais características são: Separação entre propriedade e administração, caráter legal das normas e regulamentos das instituições.
2. 
Presença constante das interferências do nepotismo e da corrupção.
Resposta correta
3. 
Esse modelo firmou-se como um modelo básico entre a maioria
das organizações no século XX.
4. 
É nesse modelo que identificamos as primeiras estratégias administrativas.
5. 
É também característico desse modelo, a aplicação de ferramentas administrativas usuais na administração privada adaptadas aos setores públicos, principalmente pelas metas de eficiência e qualidade nos serviços.
9. Pergunta 9
/1
A Constituição de 1988, art. 1º ressignifica os conceitos e reestrutura a forma de perceber o Estado e as funções e competências da Administração Pública sob o tema de Governança e Governabilidade. Observe o quadro abaixo e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, fazendo referência a definição da primeira coluna:
IMG - BQ6 - ADMINISTRACAO PUBLICA - UN2.JPG
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
II – I – I - II 
Resposta correta
2. 
II – I – I - I
3. 
II – II - I - II
4. 
I – II - I - II 
5. 
I – I – I - II
10. Pergunta 10
/1
Este é o poder que julgar o direito em uma aplicação nas ações a serem realizadas em prol do funcionalismo social. É também o responsável por mediar conflitos. Suas funções atípicas giram em torno da constituição de documentos como regimentos internos a favor do ordenamento brasileiro.Estamos definindo o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Esta definição não é de um Poder e sim, do Congresso Nacional.
2. 
Poder Executivo
3. 
Poder de Governo
4. 
Poder Judiciário
Resposta correta
5. 
Poder Legislativo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando