Buscar

RESUMO DO ARTIGO IMUNOLOGIA PARA ANESTESISTAS PARA COMENTAR NA ATIVIDADE DE FORMA DE FÓRUM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IMUNOLOGIA PARA ANESTESISTAS 
Parte 2 – Reações de Hipersensibilidade
Reações de hipersensibilidade é a resposta dada pelo sistema imunológico, causando danos tissular secundário a uma resposta inflamatória exagerada, podendo ser devida em resposta de um antígeno externo ‘pólen’, ou uma resposta inapropriada a um patógeno ou ainda contra o tecido do próprio indivíduo. São divididos grupos (I, II, III e IV).
A hipersensibilidade do tipo I : acontece na exposição imediata ao antígeno, induzindo grande produção de IgE, que ligará aos receptores Fcε dos mastócitos. Sua interação ao ligar a IgE com o antígeno induz a sua degranulação e libera mediadores s Fcε dos mastócitos, porém são ditas reações de hipersensibilidades imediatas, mas os componentes contidos são mais lentos, que correm de 4 a 6 horas depois. Tipo II ditas como mediadas por anticorpos ocorrendo quando a imunoglobulina é produzida em resposta a um antígeno não danoso. Tipo III, acontece quando ocorre depósito de complexos imunológicos, resultando na ativação complementar e inflamação.
“Os complexos antígeno:anticorpo são mantidos como complexes solúveis no sangue pelas proteínas C2 e C4 do sistema complemento em uma pessoa saudável. Estes complexos imunes ligam-se a receptores do complemento serão removidos e destruídos”.
Quando as reações são estimuladas por antígenos específicos de Células T, surgem as reações de hipersensibilidade do tipo IV, podendo chegar até 12 horas para se desenvolver.
Durante a leitura do artigo me chamou a atenção o fato das reações anafiláticas poderem ser responsáveis por casos de colapso cardiovasculares severos durante a anestesia, porém o tratamento para as duas reações são os mesmos e os protocolos de manuseio devem ser seguidos.
O uso do teste de triptase de mastócitos é apenas para confirmar a degranulação dos mesmos, não mostrando nenhuma diferença entre elas. Quando há suspeita de reação anafiláctóide, é preciso a ajuda de um imunologista muito experiente e fazer a exclusão da anafilaxia.
Professora, existe alguma maneira de reverter os possíveis colapso causado pelas reações anafiláticas?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais