Buscar

Alguém tem resumo sobre o sistema complemento ?

Micro imunologia e biologia

💡 1 Resposta

User badge image

Heloiza Cristina Rodrigues Aguiar

  • Sistema Complemento: é o conjunto de proteínas que complementam a resposta imunológica, ou seja, são proteínas que vão auxiliar as células de defesa na atuação contra qualquer corpo estranho; Então, este conjunto de proteína livre no soro circulante é chamado de Complemento.

  • Existem classificadas e comprovadas cientificamente entorno de 30 tipos de proteínas que constituem o sistema complemento.

  • Se você coletar o sangue e coloca em um tubo de ensaio sem anticoagulante: irá acontecer vai haver uma separação da parte liquida com parte celular, as hemácias vão sedimentar juntamente com os leucócitos. E o que ficar em cima é o soro (sem fibrinogênio).

  • Agora quando eu coloco o sangue no tubo com coagulante, e para fazer a separação eu tenho que centrifugar o sangue, ai quem sobe em cima é o plasma, por que não coagulou, então não tirou o fibrinogênio do soro.

  • O que dar diferença entre soro e plasma é o fibrinogênio, por que é ele que vai forma as redes de fibrina para que forme o coagulo então se tira o fibrinogênio não forma as redes de fibrina e certamente não formará o coagulo.

  • Então essas proteínas vão está livres no soro, então quando ocorre uma coagulação, por exemplo, estas proteínas não ficam pressas junto a esse coagulo, elas ficam livre no soro.

  • Estas proteínas do sistema complemento estão presentes no plasma se houve coagulação ela permanece no soro. Estas proteínas estão ali, mas não forma inativa e só vão ativa quando houver a presença de um corpo estranho, ai elas vão ser ativadas para pode auxiliar as células de defesa.

  • E quando elas forem ativadas vão desintegrar uma reação em cascata (é um monte de proteínas). Então a cascata do complemento ira ocorre quando uma proteína ativa a outra e que uma vez ativa a outra, a outra e assim em diante que é uma seqüência, então é um seqüência em efeito cascata uma ativada, ativa a outra e assim por diante, então a reação do sistema complemento ocorre em cascata ate que atinge o seu objetivo final que é o MAC (Complexo de Ataque a Membrana), este é o objetivo do sistema complemento formar o MAC, que enquanto as células do sistema imunológico na chegam, ira furar a membrana alterando assim sua osmolaridade, fazendo com que entre água na bactéria ate que ela sofra a lise (estouro da bactéria) ajudando o sistema imunológico.

  • Este sistema complemento ocorre em duas vias mais conhecidas, porem existe uma terceira a via da lecitina; são elas:

  • Via Comum: a via comum é o que ocorre de comum nas duas vias anteriores. Sendo as proteínas que estão em comum em ambas às vias: C3, C5, C6, C7, C8 e C9.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais