Buscar

Atv 4

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4 (A4)
 
	Usuário
	BRUNA GOMES DE ALMEIDA
	Curso
	GRA1113 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA PTA - 202010.ead-10842.01
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	13/05/20 13:13
	Enviado
	13/05/20 13:37
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	24 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Usar o que já existe. Reduzir a necessidade do novo. Visto que nós necessitamos minimizar a intervenção no que já existe, antes de pensar algo novo, melhore o existente. Recupere infraestrutura, prédios e produtos não usados; aperfeiçoe o uso do que foi pouco utilizado; proteja e/ou atualize o conhecimento e as formas existentes de organização (MANZINI, 2008, p. 32). 
MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2008, p 32.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s).
1. ( ) A manutenção de produtos danificados é uma forma de reduzir a produção de novos produtos.
2. ( ) Compartilhar e trocar produtos é uma forma de evitar que novos produtos sejam consumidos.
3. ( ) Uma forma de aperfeiçoar o uso é por meio de processos de upcycling.
4. ( ) O novo é sempre melhor.
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as afirmativas I, II e III estão corretas, porque apresentam formas de diminuir a produção de novos itens, o que impacta positivamente o planeta, uma vez que se torna desnecessária a utilização de novas matérias-primas.  Já a afirmativa IV é falsa, porque o novo nem sempre é o melhor para o planeta. Práticas como a troca, reparo do que está quebrado, reutilização e compartilhamento evitam a produção de novos produtos e, com isso, diminuímos o uso de recursos naturais.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Nas últimas décadas, têm crescido a mobilização e a preocupação da sociedade com temas associados à ética, cidadania, direitos humanos, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social. Neste sentido, organizações de todos os tipos estão cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade e preocupadas em atingir e demonstrar desempenhos ambientais, econômicos e sociais adequados, controlando os impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, de forma consistente com sua política e com seus objetivos da responsabilidade social (ABNT, 2012, p. 7).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16.001: responsabilidade social e sistema de gestão. Rio de Janeiro, 2012.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os relatórios de sustentabilidade cumprem uma dupla função, pois:
 
II. São ferramentas que permitem a avaliação do desempenho da sustentabilidade e criam um diálogo com as partes interessadas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, uma vez que, de fato, pode-se afirmar que os relatórios de sustentabilidade, que trazem uma maior transparência para as empresas, têm mais de uma função. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, ao mesmo tempo em que eles são eficientes em demonstrar o desempenhos social, ambiental e econômico, servindo como uma ferramenta para melhoria dos sistemas de gestão, também são uma ferramenta de diálogo e permitem o engajamento das partes interessadas e que, a partir dos dados, podem se manifestar em relação à atuação empresarial.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Quanto aos motivos que levaram as organizações a adotarem os indicadores da GRI para a elaboração de seus relatórios, infere-se que devem estar associados à divulgação de um balanço social que profere transparência ao modelo de gestão da organização. Além disso, este permite a apresentação da performance econômica, social e ambiental de uma corporação, incluindo as ações efetuadas atinentes a temas relevantes para a sociedade no momento e para sua sustentabilidade futura (CAMPOS et al, 2013, p. 924).
CAMPOS, Lucila Maria de Souza et al. Relatório de sustentabilidade: perfil das organizações brasileiras e estrangeiras segundo o padrão da Global Reporting Initiative. Gest. Prod.,  São Carlos, v. 20, n. 4, p. 913-926, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400011&lng=en&nrm=iso.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os indicadores GRI garantem maior transparência e permitem o diálogo com as partes interessadas, pois:
 
II. permite a avaliação das ações efetuadas pela empresa e seu desempenho em relação à sustentabilidade.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira. Os indicadores GRI garantem maior transparência e permitem o diálogo com as partes interessadas porque divulgam as ações e resultados em relação a questões sociais, ambientais e econômicas. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois, com a divulgação do relatório, é permitido às partes interessadas avaliarem, questionarem, exigirem ações das empresas e a melhoria de seus resultados, uma vez que esses impactam diretamente na sociedade e meio ambiente.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
O termo “stakeholders” refere-se a entidades ou indivíduos que tendem a ser significativamente afetados pelas atividades, produtos e serviços da organização ou cujas ações tendem a afetar a capacidade da organização de implementar suas estratégias e atingir seus objetivos com sucesso. (...). Os stakeholders podem incluir tanto aqueles diretamente envolvidos nas operações da organização (p. ex.: empregados, acionistas e fornecedores) como os que mantêm relações de outro tipo com ela (p. ex.: grupos vulneráveis dentro de comunidades locais, sociedade civil). As expectativas e interesses razoáveis de stakeholders constituem uma referência fundamental para muitas decisões no processo de elaboração do relatório (GLOBAL REPORT INICIATIVE, 2013).
GLOBAL REPORTING INITIATIVE. G4 diretrizes para relato de sustentabilidade. Amsterdã, 2013. Disponível em: < http://www.b3.com.br/data/files/F7/07/8C/C9/5B243510DF0CA135790D8AA8/GRI-G4-Manual-de-Implementacao.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2019.
 
Diante do exposto e utilizando seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Os interesses dos principais stakeholders que devem ser considerados são os acionistas, uma vez que eles investem na empresa.
II. ( ) Stakeholders e partes interessadas são sinônimos, e muito importantes, na elaboração de relatórios de sustentabilidade.
III. ( ) Vários grupos estão contemplados nos stakeholders de uma empresa como: colaboradores, clientes, comunidade, acionistas.
IV. ( ) O diálogo com as partes interessadas é um dos objetivos dos relatórios de sustentabilidade.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, porque o interesse dos acionistas não deve ser considerado mais que os dos demais stakeholders, termo em inglês que é sinônimo de partes interessadas aqui no Brasil, contemplando diversos grupos como: colaboradores, clientes, acionistas, meio ambiente, fornecedores, concorrentes, parceiros, organizações da sociedade civil, entre outros, eles são muito importantes na elaboração dos relatórios de sustentabilidade uma vez que o diálogo com as referidas partes é um de seus principais objetivos junto com a transparência.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
As organizações podem elaborar o seu próprio modelo de relatório de sustentabilidade ou aderir a um já elaborado, a exemplo da GRI - Global Reporting Iniciative, do Ethos, do Ibase e do Akatu, percebe-se um aumento gradativo e significativo em suas publicações. Entre estas, pode-se destacar a adesão à GRI, que teve mais de 1.000 organizações de cerca de 70 países, utilizando oficialmente seu relatório ou informalmente as diretrizes para divulgação de suas práticas de sustentabilidade (CAMPOS; SEHNEM; OLIVEIRA; ROSSETTO; COELHO; DALFOVO, 2013, p. 913).
 
A respeito dos indicadores e relatórios de sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Os modelos fornecidos pelas organizações como Ibase e Ethos são de uso obrigatório.
II. ( ) Os indicadores e os relatórios de sustentabilidade contribuem para a gestão da responsabilidade social.
III. ( ) As empresas estão livres para criarem seus relatórios de sustentabilidade da forma que acharem conveniente.
IV. ( ) O Ethos e a GRI atuam como fiscalizadores do cumprimento das normas para a responsabilidade social.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os modelos fornecidos pelas organizações como Ibase e Ethos servem de orientação para elaboração de relatório e indicadores de responsabilidade social e seu uso é facultativo, uma vez que cada empresa está livre para criar seus modelos, relatórios e indicadores, de acordo com o que for conveniente para sua gestão; por isso, a afirmativa I é falsa e a II e III verdadeiras, embora a transparência seja algo cada dia mais exigido pelos clientes e colaboradores da empresa. As referidas organizações não atuam no sentido de fiscalizar, mas de auxiliar na transparência e gestão da responsabilidade social; por isso, a afirmativa IV é falsa.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A consciência e a responsabilização são etapas muito importantes na construção da responsabilidade social. Reconhecer o impacto gerado por suas atividades e decisões é o passo inicial para planejar e, principalmente, implementar práticas que tornem a empresa socialmente responsável. A empresa só vive plenamente a responsabilidade social em suas atividades e decisões se, de fato, realiza práticas para tal. Sobre a implementação da responsabilidade social nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O diagnóstico de responsabilidade social é uma importante ferramenta para iniciar.
II. ( ) A ISO 26.000 fornece diretrizes para a implementação da responsabilidade social.
III. ( ) É irrelevante implementar práticas de responsabilidade social.
IV. ( ) A SA 8.000 é uma norma internacional auditável e certificadora.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, porque a afirmativa I é verdadeira, pois, para iniciar um projeto de responsabilidade social, conhecer o cenário atual da organização é muito importante, o que pode ser feito com a ajuda de um diagnóstico. A afirmativa II é verdadeira, pois a ISO 26.000 auxilia na implementação da responsabilidade social fornecendo diretrizes e princípios, além de servir como um guia para as organizações. Já a afirmativa III é falsa, pois, para uma empresa ser considerada socialmente responsável, ela precisa, necessariamente, implementar práticas de responsabilidade social. E, por fim, a afirmativa IV é verdadeira, pois a SA 8.000 é, de fato, uma norma internacional que pode fornecer certificações para as organizações perante uma auditoria externa.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
A gestão com Responsabilidade Social vem ganhando, cada vez mais o sentido de vantagem competitiva. O engajamento das partes interessadas (público interno, fornecedores, clientes, comunidade de entorno, entre outros) – uma das principais características da Responsabilidade Social – desperta o apoio dos consumidores, gerando, portanto, a obtenção de diferenciais competitivos para as organizações que adotam este modelo de gestão (MELO; GOMES, 2007, p. 1).
Sobre o modelo de gestão da responsabilidade social, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A adoção de um modelo de gestão para a responsabilidade social impactará nos processos da empresa.
	Resposta Correta:
	 
A adoção de um modelo de gestão para a responsabilidade social impactará nos processos da empresa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, porque a responsabilidade social empresarial envolve a consideração das partes interessadas, a adesão a normas internacionais e o comportamento ético. Essas premissas devem estar integradas em toda a organização, especialmente em seus processos.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Muitas organizações têm conduzido programas de responsabilidade social e avaliações do seu desempenho ambiental, econômico e social. No entanto, por si só, tais avaliações podem não ser suficientes para proporcionar a uma organização a garantia de que seu desempenho não apenas atende, mas continuará a atender, aos requisitos legais e aos de sua própria política. Para que sejam eficazes, é necessário que esses procedimentos sejam conduzidos dentro de um sistema de gestão estruturado que esteja integrado na organização (ABNT, 2012, p. 7).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16.001: responsabilidade social e sistema de gestão. Rio de Janeiro, 2012.  
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A elaboração de relatórios de sustentabilidade, por si só, não garante a melhoria nas práticas de responsabilidade social, pois:
 
II. A responsabilidade social deve ser praticada de forma integrada na empresa, incluindo decisões do dia a dia, desse modo, um sistema de gestão pode ser eficaz. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, tendo em vista que, de fato, apenas avaliar o desempenho ambiental, social e econômico não atestará que a empresa, de fato, está comprometida com a atuação sustentável, e é necessário que ações sejam tomadas nesse sentido. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois um sistema de gestão, de fato, pode contribuir para que a atuação sustentável aconteça no dia a dia, buscando sempre a melhoria das práticas.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 12 diz: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Asmetas incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso, entre outros (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2015).
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Consumo e produção responsáveis. ONUBR, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/tema/ods12. Acesso em: 1º abr. 2019.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s):
9. ( ) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma agenda mundial, composta por 17 objetivos e 169 metas.
9. (  ) O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 12 deve ser considerado para a produção sustentável.
9. (  )  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são a atual agenda mundial vigente.
9. (   ) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem ser alcançados até 2030.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras, uma vez que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem uma agenda mundial que deve ser atingida até 2030, sendo necessária a contribuição dos países, das organizações e dos civis. A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas e sucedeu a anterior (os Objetivos do Milênio); por isso, a afirmativa III é falsa.
	
	
	
1. Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As normas regulamentadoras, nacionais e internacionais, são importantes instrumentos para implementar a responsabilidade social nas organizações, inclusive servem como modelo de sistemas de gestão. Com um guia muito bem-elaborado e difundido, as empresas têm acesso a muita informação na hora de planejar como implementar a responsabilidade social.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A responsabilização é a ignição da responsabilidade social. Comprometer-se com os impactos que suas atividades geram é o início para se ter, efetivamente, uma empresa socialmente responsável. Mas, sem ação, uma organização não é considerada socialmente responsável.
Pois:
II. Para ser uma organização que tenha responsabilidade social, uma empresa deve responsabilizar-se pelo impacto que gera e, mais ainda, implementar ações efetivas e socialmente responsáveis.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I ressalta que a responsabilidade social começa com a conscientização e com a responsabilização; porém, apenas isso não caracteriza uma empresa socialmente responsável. A asserção II corrobora a I: para ser uma organização com responsabilidade social, uma empresa deve, também, agir.
	
	
	
Quarta-feira, 13 de Maio de 2020 13h37min52s BRT

Continue navegando