Buscar

Sustentatibilidade e meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUSTENTATIBILIDADE E MEIO AMBIENTE
1 - O termo sustentabilidade é muito mais do que uma palavra politicamente correta. Ele precisa ser encarado como um conjunto de ações e posturas capazes de mudar o modo de como nos relacionamos com o meio em que vivemos. Isso não é tarefa fácil, ainda mais porque, em alguns casos, adotar uma postura “sustentável” pressupõe “andar contra a corrente”. Levando isso em consideração, somado ao que vimos neste primeiro capítulo, analise a figura a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A) Ações sustentáveis são de responsabilidade de cada um e de cada uma. Atitudes locais fazem a diferença. Ser sustentável começa com ações pequenas, “caseiras”, com a mudança de hábitos.
B)As populações em situação de vulnerabilidade social são as principais responsáveis pela degradação ambiental.
C)A figura denota que o modelo de desenvolvimento atual é de fato sustentável.
D)Ações sustentáveis são de responsabilidade do estado e das empresas somente.
2 - Um modelo sustentável deve ser, segundo os parâmetros do conceito triple Bottom Line: 
A)Economicamente Perfeito - Socialmente Justo - Ambientalmente Correto.
( X )B)Ambientalmente correto - economicamente viável - socialmente justo.
C)Socialmente justo - Ambientalmente Correto - Economicamente global.
D)Ambientalmente Correto - Socialmente desigual - Economicamente Viável.
3 – Apesar de não ser unanimidade na academia, o termo Sustentabilidade carrega algumas características chave em seu íntimo, que o distancia de discursos retóricos e denota muito mais do que uma palavra politicamente correta. Com relação às características estudadas e que vêm ao encontro disso, classifique V para as sentenças verdadeiras ou F para as falsas:
(    ) Políticas públicas de distribuição de renda, que atenuem continuamente as assimetrias sociais e a distância entre ricos e pobres, é característica da sustentabilidade social.
(    ) Em seu íntimo, para a noção de sustentabilidade não é necessário impor limites ao crescimento nos moldes da atualidade.
(    ) Respeito à formação cultural e às diversas etnias, somadas a ações que atenuem os conflitos entre os povos fazem parte da dimensão cultural da sustentabilidade.
(    ) Uma melhora na qualidade do meio ambiente e a preservação dos recursos naturais visando apenas ao presente se encaixa na dimensão ecológica.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)	F – V – F – V.
B)	F – F – V – V.
C)	V – F – V – V.
 ( X )D)	V – F – V – F.
4 - Vale lembrar que um dos grandes objetivos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2002, em Johanesburgo, foi a construção de um balanço com as conquistas e desafios oriundos da Cúpula da Terra de 1992. Muitos apontam o sentimento de frustração com os resultados. Corresponde a esta constatação:
A)A Cúpula ter sido pautada por interesses de organizações não governamentais interessadas na superação dos efeitos do aquecimento global. 
( X )B)A Cúpula ter sido pautada por disputas de interesses econômicos corporativos, com predominância das decisões de países ricos e grandes corporações internacionais.
C)A Cúpula ter sido pautada por disputas de interesses econômicos corporativos, com predominância das decisões de países em desenvolvimento, interessadas em superar o desenvolvimento desigual.
D)A Cúpula ter sido pautada por interesses de países em desenvolvimento, como o Brasil, desejosos em garantir o desenvolvimento de sua indústria nacional.
5 - Neste primeiro capítulo conhecemos um pouco sobre sustentabilidade. Vimos que tal termo é muito empregado em nossos dias. Obviamente, há uma essência no sentido do termo em questão e muitos autores agregam várias características ao termo, todos em consonância com esta essência. A partir disso, analise as afirmativas a seguir: 
I- Muitos autores agregam ao termo sustentabilidade cinco dimensões: Econômica, Social, Educativa, Ecológica, Cultural.
II- A sustentabilidade aparece como resposta aos grandes problemas da humanidade.
III- Ações que preveem somente a crescente injeção de recursos públicos na economia e a alocação eficiente dos recursos, aliadas ao respeito com o meio ambiente, correspondem à dimensão econômica da sustentabilidade.
IV- A sustentabilidade pressupõe ações em diversos âmbitos: ambientais, culturais, sociais, econômicos, entre outros. Um exemplo de política sustentável, voltada à dimensão geográfica, são aquelas relacionadas ao desenvolvimento de regiões periféricas.
 Assinale a alternativa CORRETA:
( X )A)	As afirmativas ii e iv estão corretas.
B)	Somente a afirmativa IV está correta.
C)	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D)	As afirmativas I e IV estão corretas.

Outros materiais