Buscar

Ecologia de Cavernas - Reo 6 Fauna - Pedro Crepaldi 12 A

Prévia do material em texto

Ecologia de Cavernas - Reo 6 Fauna
Pedro Crepaldi 12 A 201721247
1. O que são organismos troglóbios? Cite exemplos de espécies brasileiras pertencentes a esta categoria, diferentes das apresentadas na aula. Pesquise na bibliografia indicada ou na internet.
R: São os organismos que são capazes de concluir todo seu ciclo de vida dentro da caverna, mas ao mesmo tempo podem sair da caverna temporariamente ou definitivamente. São organismos cavernícolas facultativos. A maioria das espécies troglófilos são insetos como Neoditomyia sp (larva diptera), Ctenus sp. (arachnida), porém pode ocorrer espécies de todos os gêneros como por exemplo, Systrophiidae sp. (caramujo), entre diversas outras espécies.
2. Por que tendem a existir muito mais espécies de aranhas “cursoriais” em cavernas (aquelas que perambulam ativamente em busca de presas) do que aranhas que permanecem em teias? Explique.
R: As espécies de aranhas cavernícolas tendem a serem predadoras cursoriais devido a escassez de alimento no ambiente cavernícola, assim essas espécies dedicam energia e tempo predando ativamente suas presas em vez de aguardar em teias como aranhas de ambiente externo tendem a fazer, aumentando assim a possibilidade de predar efetivamente.
3. Que tipo de informações podem ser utilizadas para indicar que uma determinada espécie ocorrente em cavernas seja troglófila? Explique.
R: Precisamos conhecer muito a biologia da espécie para definir precisamente, porém características marcantes podem nos apontar para um possível palpite, como por exemplo, se a espécie apresentar diferentes fases do ciclo de vida dentro do ambiente cavernícola, provavelmente essa seja troglófila. Se for observado que a espécie está se reproduzindo, também podemos presumir que essa seja troglófila.

Continue navegando