Buscar

Ecologia de cavernas Reo2 Pedro Crepaldi 12A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedro Costa Crepaldi 12A
1. Qual a diferença entre recarga Epigênica e recarga Hipogênica?
R: Recarga epigênica é aquela que vem da água meteórica (chuva) e pode ser de dois tipos: de infiltração concentrada, que gera pulso de inundação ; de infiltração difusa, que não gera pulso. Já a recarga hipogênica é aquela que a água provém de lençóis freáticos.
2. Explique o momento “vadoso” da gênese de uma caverna.
R: O momento vadoso é crucial na gênese de cavernas. Ocorre quando o nível relativo de base da área sobe tanto a que o sifão dinâmico, que era cheio de água, passa a ter ar dentro dele, o que gera uma "cúpula “ de ar, e a dissolução passa a ser menor nesta área com ar do que na área inundada. 
3. Cite e explique como são formados três tipos de espeleotemas.
R: Jangadas, é um espeleotema formado a partir da precipitação de calcita ou outros minerais, quando estes se depositam em água formando cristais que ficam flutuando se não ocorrer nenhuma agitação no ambiente.
Cones e Vulcões, são espeleotemas formados a partir da decantação das jangadas na água, onde se depositam em conjunto, formando estruturas que remetem aos nomes. Podem variar de pequenas formações até vários metros. Ambos têm formação exclusiva em meio submerso.
Coralóides, são espeleotemas formados geralmente por baixa vazão de água e ação da capilaridade, assim o carbonato de cálcio se deposita de maneira única, tomando formatos fractais, similares a uma couve flor por exemplo.

Continue navegando