Buscar

Ecologia das cavernas Reo 3 Questões - Pedro Crepaldi 12A

Prévia do material em texto

Ecologia de Cavernas - Reo 3 - Habitat e Clima e aspectos tróficos.
Pedro Crepaldi 12 A
1. O que vem a ser “Meio Subterrâneo Superficial” (MSS)?
R: O MSS é composto por fragmentos de rocha geralmente situado logo abaixo do solo e antes da rocha matriz. Geralmente sua ocorrência é em regiões mais temperadas, já que a formação desses fragmentos se dá a partir das grandes amplitudes de temperatura. O espaço que fica entres os fragmentos é o que denominamos de meio subterrâneo superficial, habitat de diversos organismos e muito importante para manutenção do sistema.
2. Como tende a ser a temperatura e a umidade no interior de cavernas?
R: A temperatura no interior das cavernas geralmente é muito estável, com pouca variação ao longo do ano. A umidade também é estável porém muito alta, com saturação do ambiente. Quanto mais profunda a caverna mais estabilidade terá. Isso se traduz em um habitat muito estável se comparado ao meio externo.
3. O que poderia explicar a ocorrência de uma temperatura bem acima da média das externas anuais em uma galeria ao fundo de uma caverna?
R: Uma possível explicação para essa elevada temperatura é de que essa caverna em questão possa ser uma “bat cave”, onde a presença de grandes colônias de morcegos, na casa de centenas ou milhares, aglomerados, aumentam a temperatura relativa do salão que estão reunidos dentro da caverna. Uma tese de que essa elevada temperatura, além de ser uma consequência do acúmulo dos morcegos, sirva para o desenvolvimento saudável dos filhotes, funcionando como um “berçário”.

Continue navegando