Buscar

Anatomia - Por onde começar

Prévia do material em texto

Osteologia
Um resumo pra não se perder na hora da prova teórica
Pra quê serve o Esqueleto?
1- Dar forma e sustentar o corpo do animal. Um animal sem esqueleto seria igual ao primo sem osso do desenho "A vaca e o Frango"
2- Sistema de Alavancas utilizado na locomoção do animal (Se não ninguém ia se mover, não é mesmo?)
3- Proteção dos orgãos vitais (Em cima do teu intestino não tem osso, mas seu coração, pulmões e cérebro são protegidos por ossos)
4- Os ossos atuam no metabolismo do animal, pois são uma importante reserva de minerais 
5- Atuam na Hematopoiese (Sim, os ossos que fabricam o sangue)
 
(O Temer curtiu isso)
6- Deixam o esqueleto mais leve (Já vamos falar sobre isso, mas imagine o porque de alguns animais terem a necessidade de um esqueleto mais leve, tipo as aves, os morcegos e alguns ossos humanos)
Classificação dos Ossos
Um osso é diferente do outro certo? Portanto, eles são classificados de acordo com a sua forma e onde estão localizados
- Ossos longos
-Ossos curtos ou sesamóides
-Ossos planos ou chatos
-Ossos pneumáticos
-Ossos irregulares
-Ossos viscerais
Osso esponjoso e osso compacto
Tecido ósseo esponjoso é assim denominado por apresentar um conjunto de pequenas e finas traves ósseas, formando um emaranhado que em muitos lembram uma esponja. No interior dos espaços encontramos a medula óssea vermelha – tecido hemocitopoético, esse tecido localiza-se no interior dos ossos chatos e nas extremidades dos ossos longos, “cabeça” as epífise.
 Tecido ósseo compacto consiste em toda estrutura que visualizamos ao observarmos um osso, sua “ casca “ ou parede. aparentemente ele não apresenta poros ou canais, dai a justificativa para a expressão compacto, quando no entanto, analisamos sua estrutura ao microscópio, constatamos a presença de uma vasta rede de canalículos
Falando um pouco sobre cada um dos tipos de ossos
Ossos longos
Um osso longo tem o comprimento maior que a espessura e a largura. São geralmente cilíndricos e atuam como alavancas e na hematopoiese*. Eles se desenvolvem à partir de 3 centros de ossificação, as chamadas epífises (uma em cada extremidade,) e uma diáfise (no meio do osso). As extremidades do osso longo são compostas de osso esponjoso, e o corpo do osso é composto por osso compacto.
Hematopoiese: As extremidades dos ossos (diáfises) são compostas por osso esponjoso. A cavidade medular e os espaços intersticiais do osso esponjoso são preenchidos pela Medula Óssea, que ocorre de duas formas:
Medula óssea vermelha: Tecido gelatinoso ricamente vascularizado com propriedades hematopoiéticas: Produz os leucócitos granulares e os eritrócitos. Com o passar do tempo, a capacidade hematopoiética diminiu, pois essa medula passa a ser infiltrada por gordura.
Periósteo: que é uma membrana de tecido conectivo de dupla camada que reveste a face externa do osso exceto onde existe cartilagem articular, os ligamentos e os tendões fixam-se nos ossos através do periósteo, os vasos sanguíneos e os nervos do periósteo suprem o osso, o periósteo e responsável pelo crescimento do osso em diâmetro.
Endósteo: Membrana de tecido conjuntivo que reveste o interior do osso
Superfície Articular: As partes que se articulam com os ossos vizinhos são lisas e cobertas por cartilagem articular hialina, sendo esta não uniforme e calcificada em sua camada mais profunda, a qual fica firmemente aderida ao cortex subjacente e torna-se fibrosa em direção à periferia, onde se funde com o periósteo e a cápsula articular.
Forame Nutrício: Por onde passam os vasos sanguíneos que vão nutrir os ossos
Ossos Curtos ou Sesamóides
Os ossos curtos possuem dimensões quase que iguais (tipo um cubo) e estão majoritariamente agrupados no carpo e no tarso (ossos sesamóides) onde funcionam como amortecedores para o esqueleto do animal e também permitem movimentos complexos. Desenvolvem-se à partir de um único centro de ossificação
Ossos planos ou chatos 
Comprimento= Largura> Espessura. Sua superfície ampla proporciona a inserção de grandes massas musculares e proteção para partes moles. Como por exemplo, os ossos do crânio e escápula 
Ossos pneumáticos
São ossos ocos, com cavidades cheias de ar e apresentam pouco peso em relação ao seu volume. Os ossos do crânio e do esqueleto das aves possuem essa caracteristicas.
Ossos irregulares
Os chamados ossos irregulares possuem uma caracterização muito específica. Um exemplo desse tipo de osso, são as vértebras
Ossos Viscerais
São ossos encontrados no interior de alguns orgãos, como por exemplo o osso cardíaco encontrado em bovinos, o osso clitoridiano encontrado em alguns primatas e o osso do pênis dos cães.
Fonte: Tratado de anatomia veterinária 3ª edição

Continue navegando