Buscar

TEMA 3 - ASPECTOS FONOLÓGICOS E ATUAL ACORDO ORTOGRÁFICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Tema 3 
 
Aspectos Fonológicos: Ortografia e o Atual Acordo Ortográfico
 
 OBJETIVO: 
- Estudo das Palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas.
- Estudo do uso do hífen.
- Algumas dúvidas Gráficas ( os porquês; mas e mais; há cerca e acerca; mal e mau; entre outras)
- Estudo dos homônimos e parônimos.
BREVE HISTÓRIA DA ORTOGRAFIA E O NOVO ACORDO
Você sabia que o Primeiro Acordo Ortográfico partiu da iniciativa da Academia Brasileira de Letras e foi aprovado pela Academia das Ciências de Lisboa, em 1931 e publicado no Diário do Governo nº 120. I Série, de 25 de Maio. Este visava suprimir as diferenças, unificar e simplificar a língua portuguesa. No entanto, nunca foi posto em prática.
Em 1940, a Academia das Ciências de Lisboa, publica o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, aprovado no Brasil a 29 de Janeiro de 1942.
O Formulário Ortográfico de 1943, aprovado em 12 de Agosto, é um conjunto de instruções estabelecido pela Academia Brasileira de Letras para a organização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa do mesmo ano. É este documento, com as alterações introduzidas pela Lei 5.765 de 18 de Dezembro de 1971, que regimenta a escrita do português brasileiro até hoje.
A Convenção Ortográfica Luso-Brasileira de 1945 ou Acordo Ortográfico de 1945, é adotado em Portugal, mas não no Brasil. Em Portugal é publicado como Decreto n.º 35.228 no Diário do Governo, 8 de Dezembro de 1945. No Brasil não foi ratificado pelo Congresso, e, por isso, os brasileiros continuaram a regular-se pela ortografia do Formulário Ortográfico de 1943.
O Acordo Ortográfico de 1945 é uma convenção ortográfica assinada em Lisboa em 6 de Outubro de 1945 entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras. Este documento, ligeiramente alterado pelo Decreto-Lei n.º 32/73, de 6 de Fevereiro, estabelece as regras ortográficas vigentes em todos os países de língua portuguesa, exceto o Brasil que segue o Formulário Ortográfico de 1943.
A Lei n.º 5765 de 18 de Dezembro de 1971, no Brasil, é responsável por 70% das divergências ortográficas com Portugal.
Em 1975, a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras elaboraram um projeto de acordo que não foi aprovado oficialmente.
Em 1986, na reunião de representantes dos sete países de língua portuguesa (CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, no Rio de Janeiro, resultaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945, renegociadas em 1975 e consolidadas em 1986, que, novamente, nunca chegam a ser implementadas.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de Dezembro de 1990, ao fim de uma negociação entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras iniciada em 1980. Depois de obter a sua independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004. O acordo teve ainda a presença de uma delegação de observadores da Galiza.
No artigo 3.º, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 previa a sua entrada em vigor a 1 de Janeiro de 1994, mediante a ratificação de todos os membros. No entanto, como apenas Portugal, em 23 de Agosto de 1991, o Brasil, em 18 de Abril de 1995 e Cabo Verde ratificaram o documento, a sua entrada em vigor ficou pendente.
Em 1998, na cidade da Praia, Cabo Verde, foi assinado um Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que retirou do texto original a data para a sua entrada em vigor.
Em Julho de 2004, os chefes de estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), reunidos em São Tomé e Príncipe, aprovaram um Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico que, para além de permitir a adesão de Timor-Leste, previa que, em lugar da ratificação por todos os países, fosse suficiente que três membros da CPLP ratificassem o Acordo Ortográfico para que este entrasse em vigor nesses países.
Em 2008, a Assembleia da República acabou por ratificar o Segundo Protocolo Modificativo em 16 de Maio.
Entretanto, os chefes de Estado e de governo da CPLP, reunidos em Lisboa no dia 25 de Julho de 2008, na Declaração sobre a Língua Portuguesa manifestaram “O seu regozijo pela futura entrada em vigor do Acordo Ortográfico, reiterando o compromisso de todos os Estados membros no estabelecimento de mecanismos de cooperação, com vista a partilhar metodologias para a sua aplicação prática”
Em 29 Setembro foi assinado o decreto da implementação da reforma no Brasil, a entrar em vigor em 1 Janeiro 2009. Em 2013 é totalmente obrigatória. Com o Acordo Ortográfico, a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa.
Maria Manuel Calvet Ricardo
TEXTO MOTIVADOR:
Sobre o acordo ortográfico, leia o texto abaixo:
Vamos entrar num acordo: todos nós ainda estamos estranhando o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que vigora desde janeiro de 2009. Há um período para que a gente se acostume que nossas antigas idéias viraram ideias. Mas nós precisamos aderir depressa à realidade, porque não temos como escapar de um mundo sem trema. Eu, particularmente, vou sentir falta do trema... Aos que leem (e não mais lêem), um pedido de atenção:  não nos acusem se a doença provocar enjoo (sem acento), se o melhor para evitar o estresse é levar um dia-a-dia tranquilo (sem trema) e se, para quem segue uma dieta equilibrada, um corpo esbelto é mera consequência (ai, ai, ai, quase escrevo do jeito que não devo, que paranó...,ops, que paranoia). Porque decidiram que, agora, os vírus são micro-organismos. Descascaram o acento das peras. Ah, os pelos do corpo também tiveram o acento depilado. E muitas vezes a prescrição médica é tomar um anti-inflamatório, com o "anti" irremediavelmente separado do "inflamatório". (...) Quem diria, quanta ironia, a feiura é que ficou mais bonita e mais enxuta com a cirurgia ortográfica. Ao menos, é minha opinião. Pode parecer difícil, mas vamos nos acostumar com as coisas novas – o que é muito saudável. Embora eu sinta repetir: com freqüência vou sentir a falta do trema.
Adaptado do texto de Lúcia Helena de Oliveira,
Diretora de redação da revista Abril, publicado em Fevereiro de 2009
1- Identifique exemplos do texto que comprovem as seguintes alterações propostas pelo acordo ortográfico:
a) NÃO MAIS se acentuam os ditongos abertos ei e oi, com acento agudo, nos vocábulos paroxítonos.
b) NÃO MAIS se acentuam com acento circunflexo os hiatos ee e oo.
c) NÃO MAIS se acentuam com acento circunflexo os hiatos ee e oo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus derivados.
d) NÃO MAIS se acentuam o i e o u tônicos (que formam hiato com a vogal anterior) quanto forem precedidos de ditongo.
e) O trema foi suprimido inteiramente das palavras portuguesas ou aportuguesadas.
f) O acento diferencial deixa de ser usado em algumas palavras.
REGRAS DE ACENTUAÇÃO
DESAFIO: VAMOS CONSTRUIR A GRAMÁTICA?
l- Palavras Oxítonas
Observe as palavras:
 Sabiá(s) , café(s), avó(s), avô(s)
Faça um levantamento de palavras oxítonas semelhantes:
Elabore a Regra:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as palavras:
 Refém, reféns
Faça um levantamento de palavras oxítonas semelhantes:
Elabore a Regra:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as palavras:
	ÉIS: papéis, bacharéis
	ÉU(S):  chapéu, chapéus
	Ói(S):  herói, heróis
Faça um levantamento de palavras oxítonas semelhantes:
Elabore a Regra:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
REGRA GERAL PARA AS PALAVRAS OXÍTONAS:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ll- Palavras Paroxítonas
Observe as palavras:
	 ÃO(S):  bênção(s), órfão(s)
	Ã(S):  ímã(s), órfã(s)
	L:  amável, dócil
	EI(S):  amáveis, dóceis
	I(S):  táxi, grátis
	N:  hífen, éden
	X:  tórax, ônix
	R:  líder, mártir
	UM, UNS:  álbum, álbuns
	US:  bônus, lótus
	PS:  bíceps, fórceps
Faça um levantamento de palavras paroxítonas semelhantes:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Elabore a Regra:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as palavras:
 Ditongos abertos ei,oi, das paroxítonas: 
 assembleia, estreia, jiboia, heroico 
Faça um levantamento de palavras paroxítonas semelhantes:
Elabore a Regra:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as palavras:
o i e o u tônicos, precedidos de ditongo:
 feiura, baiuca
Faça um levantamento de palavras paroxítonas semelhantes:
Elabore a Regra:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as palavras:
 Hiatos
Observe o i e o u tônicos, precedidos de vogal, quando sozinhos ou seguidos de s, formando uma sílaba: viúva, saíste, baú, saída.
Faça um levantamento de palavras paroxítonas semelhantes:
Elabore a Regra:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 lll - Palavras Proparoxítonas
Faça um levantamento de palavras proparoxítonas:
Elabore a Regra:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CASOS PARTICULARES
1º CASO:
COMO ERA COMO FICA
ABENCÔO
CRÊEM
DÔO
ENJÔO
LÊEM
MAGÔO
PERDÔO
REGRA:
2º CASO:
COMO ERA COMO FICA
PÁRA/PARA
PÊLA/PELA
PÊLO/ PELO
PÓLO/POLO
REGRA:
3º CASO:
COMO ERA COMO FICA
PÔDE/PODE
PÔR/POR
TEM/TÊM
VEM/VÊM
MANTÉM/MANTÊM
DETÉM/ DETÊM
INTERVÉM/INTERVÊM
REGRA:
USO DO HÍFEN
OBSERVE AS PALAVRAS:
ANTI-HIGIÊNICO
ANTI-HISTÓRICO
MACRO-HISTÓRIA
MINI-HOTEL
SOBRE-HUMANO
SUPER-HOMEM
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
AEROESPACIAL
AGROINDÚSTRIA
ANTIAÉREO
ANTIEDUCATIVO
AUTOAPRENDIZAGEM
AUTOESCOLA
AUTOINSTRUÇÃO
AUTOESTRADA
COAUTOR
EXTRAESCOLAR
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
COORDENAR
COOPERAR
COOPTAR
COOCUPANTE
COOBRIGAÇÃO
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
ANTEPROJETO
ANTIPEDAGÓGICO
AUTOPROJETO
AUTOPROTEÇÃO
COPRODUÇÃO
GEOPOLÍTICA
MICROCOMPUTADOR
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
VICE-ALMIRANTE
VICE-REI
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
ANTIRRÁBICO
ANTIRRACISMO
ANTIRRELIGIOSO
ANTIRRUGAS
ANTISSOCIAL
CONTRARREGA
CONTRASSENSO
MICROSSISTEMA
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
ANTI-IBÉRICO
ANTI-IMPERALISTA
ANTI-INFLACIONÁRIO
AUTO-OBSERVAÇÃO
CONTRA-ALMIRANTE
CONTRA-ATACAR
MICRO-ONDAS
MICRO-ÔNIBUS
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
HIPER-REQUINTADO
INTER-RACIAL
INTER-REGIONAL
SUB-BIBLIOTECÁRIO
SUPER-RACISTA
SUPER-ROMÂNTICO
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
HIPERMERCADO
INTERMUNICIPAL
SUPERPROTEÇÃO
SUPERINTERESSANTE
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
SUB-REGIÃO
SUB-RAÇA
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
CIRCUM-NAVEGAÇÃO
PAN-AMERICANO
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
HIPERACIDEZ
HIPERATIVO
INTERESTADUAL
SUPERECONÔMICO
SUPEROTIMITISTA
SUPERINTERESSANTE
REGRA:
OBSERVE AS PALAVRAS:
EX-ALUNO
EX-DIRETOR
RECÉM-CASADO
SEM-TERRA
REGRA:
Dúvidas Gráficas
A Gramática no Cordel
Janduhi Dantas
Previlégio ou Privilégio?
É com e ou é com i? 
Preste atenção no recado:
Quem pronuncia ou escreve
Previlégio está errado,
Quem grafa ou diz privilégio
É um privilegiado
Maisena, com s
Maizena escrita com z
É a da marca afamada,
A maisena da gramática
É a com s grafada:
S depois de ditongo,
Diz a regra, camarada!
Porque de todo jeito
O emprego dos porquês
Há quem ache complicado.
Há porque de todo jeito:
Porque junto, separado,
Com acento, sem acento,
Há porque pra todo agrado!
Porque junto e sem acento
Será uma conjunção
Explicativa ou causal,
De um pois tendo a função:
"Mateus está de castigo
Porque não fez a lição".
"Por que não telefonou?"
(Veja como está grafado):
Na frase interrogativa,
Sem acento e separado
"Por que não disse a Maria?",
"Por que não deu o recado?"
Por pelo qual e flexões
Por que também é usado
(Sendo a preposição por
Ao pronome que ligado):
"Sei que é grande o sofrimento
Por que você tem passado".
Quando for substantivo,
Porquê junto, acentuado;
Vindo depois de artigo
E por motivo empregado:
"Ele não disse o porquê
De à aula ter faltado".
Por quê — em final de frase
Interrogativa ou não.
E o que é acentuado
Se no fim da oração:
"Lumária te disse o quê?"
(Entenda, preste atenção!).
 Vamos aprender
a usar os Porquês?
Atividade em grupo:
Observe o uso dos porquês:
Atividade em grupo:
Construa frases com os Porquês.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
	
Exercícios de Ortografia I -(Emprego de palavras)
 -Há = existir, fazer tempo decorrido 	
 -A prep. = até, para tempo futuro artigo definido.
a) Partirei daqui ____três dias.
b) Isto ocorreu muito____ tempo.
c) Irei ____Recife, brevemente.
d) Espero, ____ muito, que todos entendam.
e) Ouvi falar dela ____questão de horas.
f) Pedro partiu ____cinco dias e voltará daqui ____três meses.
g) Lutarei até____ morte.
h) Confessou ____seu melhor amigo o que ninguém dizia____ muito
.i) Criaturas perfeitas não ____.
2 - Mal/Mau:
Mal adv., conj., subst. X bem 
Mau adj.		 X bom
a) Por ser ____aluno, saiu-se____ na prova.
b) A roupa está ____passada.
c) Paulo sentiu-se____ na aula.
 
d) Quem é ____vive sempre só.
e) Desse jeito, você vai muito____
f) ____ ele saiu, começou a chover.
g) Ele é ____ caráter.
h) Ele ____adivinha o que o espera.
i) Seu ____não tem remédio.
Onde/Aonde/Donde
Onde = lugar em que, em que lugar
Aonde = lugar a que, a que lugar (c/ verbo de movimento)
Donde = procedência ( = de onde)
a) Veja __________põe os pés.
b) __________ vais?
c) Não sei __________ guardei os livros.
d) __________pretendes ir amanhã?
e) __________ vens com tanta pressa?
f) __________ surgiram os assaltantes?
Entre / Dentre
Entre posição intermediária
Dentre do meio de (é o que se destaca de um grupo)
a) Muitos não gostavam da ideia, __________eles, eu.
b) __________mim e você não pode haver dúvidas.
c) A casa situa-se __________ o rio e a colina.
d) Vive encurralado __________quatro paredes.
e) __________as moças da sala, ele tirou a mais bonita para dançar.
f) Sentou-se __________ nós.
Senão / Se não
Senão = caso contrário, exceto, defeito Se não = caso não
a) Faça o trabalho, _______________você terá nota baixa.
b) Ninguém, _______________Gabriela, reclamava dos sapatos apertados.
c) A maioria dos convidados dançou na rua, _______________foram todos.
d) Não houve um _______________que atrapalhasse o brilho da festa.
e)_______________chover, iremos à festa.
Porque – causa (resposta)
Porquê – substantivo (o, esse)
Por que – por qual motivo /pergunta em início de frase
Por quê – pergunta em final de frase
 			 			
a) As dificuldades _______________passei foram muitas.
b) Chegaste agora, _______________?
c) Não fui à aula_______________estava doente.
e) Eu, _______________adoecesse, não compareci à festa.
f) Não chequei a tempo _______________o avião atrasou.
g) O modo _______________fala é tão agradável que a todos encanta.
h) Não sabemos _______________, em pleno inverno, faz tanto calor.
i) Deus sabe as razões _______________sofro.
j) Ninguém ignora o _________do fracasso.
 l) _______________ choras?
m) Choro _______________ não sei o _______________.
n) _______________faltou à aula, perdeu a explicação.
Mas = porém 
Mais = menos
a)___________ amor e menos confiança.
b) Ele estudou, ___________tirou nota baixa.
c) Quer alguma coisa ___________?
 d) Quanto___________ tem, ___________ quer.
Cerca de - aproximadamente 			A cerca de - a uma distância de
Há cerca de - há aproximadamente 		Acerca de - sobre
A cerca - o muro
a) Fala sempre ____________livro que escreveu.
b) Ficou bonita ___________viva que fizemos.
c) Mendes fica ___________ uma hora de automóvel da capital.
d) ___________ dois anos que não a vejo.
e) ___________ dez alunos faltaram à aula.
f) Conversavam___________ política na festa.
g) Ela estava ___________ dois metros do local do crime.
h) Na reunião ___________ cinquenta pessoas.
A par estar bem informado, ter conhecimento
Ao par equivalência entre valores cambiais
a) Tal moeda está ____________ daquela outra.
b) Ele está ____________dos acontecimentos.
Ao invés de ao contrário de
Em vez de no lugar de
a) ____________ ficar aí parado, faça alguma coisa.
b) ____________ retratar-se pelo que fez, discutiu ainda mais.
c) ____________Joana, enviarei Maria ao congresso.
d) ____________ficar calado, defenda-se.
Ao encontro de - de acordo 
De encontro a - oposição
a) Saiu ___________amigo.
b) O acidente ocorreu, quando um automóvel foi ____________outro.
c) Pensamos diferente, por isso minha opinião vai ____________sua.
d) Nós pensamos do mesmo modo, por isso minha opinião vai ____________sua.
Demais (adv., pron. Indet.) = muito, bastante, outros
De mais (loc. Adj.) procedência de menos
a) Nunca tive dinheiro ____________.
b) Eles se amam ____________.
c) Levantamos e saímos os dois; ____________os permaneceram na sala.
d) Não fez nada____________.
e) Nunca tive tempo____________.
f) Trabalhei____________ hoje.
 Exercícios de Ortografia II -(emprego de letras)
1) Complete as palavras abaixo::
Repercu____ ão, exce__ o, agre___ ão, repre___ ão, intromi___ ão, prome___ a, 
transmi___ão, discu___ ão, obten___ ão, exce___ ão, tor___ ão, inser___ ão, 
cau___ ão, bên___ ão, discri___ão, 
lingui___ a, cali___e, dentu___ a, mulhera__a, palha___ o, cacha___ a, carro___a, 
cani___ o, inver___ ão, diver___ ão, preten___ão, expul___ ão, compul___ ão, 
impul___ o, concur___o, extor___ ão, distor___ ão, exten___ o, e___ tender, 
e___cur___ ão, tóra___ , torá___ ico, ___ampu, en___ ente,.
pequin___ (adj.), altiv___ , surpre___ a, prince___ a, poeti___a, parali___ ia, 
cateque___ e, catequi___ ar, análi___ e, anali___ ar, improvi___ o, improvi___ ar, 
civili___ ar, coti___ ar, canoni____ar, despe____a, surpre____a.
ultra___ e, via___ em, via__em (v.), can___ ica, an___ inho, ___elatina, ___iló, 
tan___ erina, berin___ ela, ti___ ela, en___ ada, ___eito,
2. Acentue convenientemente e sublinhe a sílaba tônica:
harem -Nobel -rubrica -ambar -avaro -caracteres -fluido (subst.) -gratuito -ibero -latex -maquinaria -alibi -condor -boemia -pudico -prototipo -crisantemo -meteorito -textil – filantropo- quiromancia -arquetipo -xerox -projetil (projetil) -batavo -mister -ureter – alcoolatra -omega -hangar -onix -azalea.
 
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando