Buscar

Questão Fórum Política Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acumulação Capitalista e desigualdade social
As atuais configurações de políticas sociais no Brasil contribuem para a redução das desigualdades sociais? Cite um exemplo de uma Política Social e/ou Programa e/ou Projeto e/ou Serviço/Benefício, que em seu entendimento contribuem para a redução da desigualdade social e justifique a sua resposta.
A Constituição brasileira de 1988, ao elencar uma série de direitos sociais em seu Art. 6º, trouxe consigo um imenso desafio à administração pública brasileira: trabalhar de modo a garanti-los em conjunto com a sociedade em um contexto socioeconômico extremamente desigual.
Para isso, diversos programas e políticas sociais foram elaborados ao longo dos anos. Um exemplo é o Programa Bolsa Família - BPF, instituído pela Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Esta política de transferência de renda surgiu da reestruturação de benefícios já existentes, como o Auxílio Gás e o Bolsa Alimentação. Destinado a famílias em situação de extrema pobreza e em pobreza (na presença de filhos adolescentes), prevê uma ajuda de custo mínima de modo a proporcionar uma mínima condição de vida materialmente. Com a reformulação em 2004, permitiu maior focalização dos beneficiários. 
Comprometendo apenas cerca de 0,5% do PIB - Produto Interno Bruto do Brasil (IPEA, 2019), o BPF foi essencial na redução da desigualdade social do país: “em 2017, mais de 3,4 milhões de pessoas deixaram de viver em pobreza extrema por causa do PBF, e 3,2 milhões foram elevadas acima da linha de pobreza.” (IPEA, 2019). Assim, os números mostram como este programa já foi fundamental ao longo dos anos, e deve permanecer existindo enquanto for necessário. 
Referências:
· https://pp.nexojornal.com.br/linha-do-tempo/2020/A-hist%C3%B3ria-do-Bolsa-Fam%C3%ADlia
· https://pp.nexojornal.com.br/perguntas-que-a-ciencia-ja-respondeu/2020/A-pol%C3%ADtica-de-assist%C3%AAncia-social-e-o-Programa-Bolsa-Fam%C3%ADlia-em-9-pontos 
· https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2499.pdf

Outros materiais