Buscar

Atividade Prática (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Eletricidade I
Data: 05/03/2021
Aluno (a): Arthur Vinícius Vendrusculo Cardoso
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
O efeito Joule é o fenômeno em que um condutor, atravessado por uma corrente elétrica, transforma a energia elétrica em energia térmica, aquecendo-se. Alguns equipamentos utilizam esse como o seu princípio de funcionamento: é o caso de torneiras elétricas, chuveiros elétricos, fornos elétricos, churrasqueiras elétricas, entre outros.
No geral, esse fenômeno não é desejado, pois aumenta a temperatura dos condutores e desperdiça energia em forma de calor, ao invés de produzir outro tipo de trabalho, como é no caso de motores elétricos. Esse efeito é um dos responsáveis por especificações de segurança, como mínima seção do condutor de alimentação de um produto. Outro efeito, que pode causar problemas de segurança para o equipamento ou para o usuário, é o nível de tensão aplicado na alimentação do dispositivo.
Imagine a seguinte situação: 
Resposta:
É imprescindível a observação técnica do produto antes da instalação do mesmo na rede elétrica. Tendo em vista que é necessário fazer o dimensionamento correto do circuito e seus componentes. No caso dessa torneira bivolt, é necessário atentar-se ao ponto em que ela será instalada para assim fazer o dimensionamento do disjuntor. No caso se for instalada em um ponto monofásico fase/neutro com tensão de 127V, um disjuntor que suporta 50 de quantidade nominal de amperes é perfeito para essa situação. Em caso de tensão em 220V, um disjuntor de 25 amperes já atende o circuito. Note que a recomendação é de um disjuntor de 30 como garantida de segurança em caso de alteração na corrente. E tais valores nos baseamos na potência máxima que o eletro atinge, no caso a água quente. A secção dos condutores e o dimensionamento dos mesmos segue o mesmo princípio, com a bitola tendo resistência suficiente para suportar a corrente diferente para cada circuito; 127V secção de 10mm2; 220v secção de 4mm2. Atenção! Pois o mau dimensionamento dos componentes do circuito pode causar acidentes e incêndio e em alguns casos ser fatal. Por esse motivo as recomendações do fabricante não podem ser negligenciadas e a instalação é incumbida ao profissional qualificado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais