Buscar

2º ano 4º bimestre Texto Exercício Físico, Saúde e compulsão de exercício físico

Prévia do material em texto

Exercício Físico e Saúde
Manter o corpo em movimento é, sem dúvida, um dos principais pilares de uma vida saudável. A prática por si só é super benéfica, mas quando aliada a outros hábitos, como a alimentação adequada e saudável, tende a ser ainda melhor para a saúde. E os resultados disso podem ser percebidos em qualquer fase da vida! 
Quando se fala em uma vida fisicamente ativa logo alguns termos vêm em mente, começando por atividade física e exercício físico. Embora exista uma diferença conceitual entre os dois, uma coisa é unânime: ambos fazem bem. Já outra palavra muito disseminada nesse universo é o sedentarismo, mas para esse caso a dica é uma só: ligar o sinal vermelho! Comportamento sedentário, que representa o tempo que passamos gastando pouca energia e que acontece geralmente quando passamos longas horas sentados ou deitados. Por conta da nossa rotina, principalmente de trabalho e estudo.
O problema é que até mesmo no período de lazer temos a tendência de optar por atividades de pouco gasto calórico. Estamos falando do período prolongado em frente às telas, sejam elas de celulares, computadores, tabletes ou televisores. A situação é mais preocupante em relação às crianças, que estão abrindo mão das brincadeiras infantis, lúdicas e estimulantes para o seu desenvolvimento, para passar mais tempo no celular, por exemplo. Evidências científicas mostram que longos períodos em comportamentos sedentários podem gerar um maior risco de mortalidade, surgimento de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, independentemente da quantidade de atividade física feita.
Pessoas portadoras de doenças crônicas, sobrepeso e obesidade, precisam ter uma atenção ainda maior para a redução do comportamento sedentário, pois essas consequências podem ser agravadas para elas. Por esse motivo, para todo mundo que tende a passar longas horas parado, como durante o horário de trabalho, é super importante realizar algumas pausas, nem que seja para levantar e buscar água.  
Atividade Física ou Exercício Físico
Atividade Física
É um comportamento que envolve os movimentos do corpo, que são feitos de maneira intencional. Desse modo, os movimentos involuntários, como respirar e fazer o coração bater, não contam.
Além disso, a atividade física também envolve uma relação com a sociedade e com o ambiente no qual a pessoa está inserida. Isso quer dizer que: a sua atividade pode estar presente no lazer, nas tarefas domésticas ou no deslocamento para a escola ou o trabalho. Por estar presente de uma forma mais ampla no cotidiano, ela pode ser indicada por qualquer profissional da saúde.
Exercício Físico
Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando do exercício físico. Nesse caso, ele geralmente é orientado por um profissional de educação física. Ou seja, todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.
Prática compulsiva de exercícios físicos 
A grande promoção da saúde, de qualidade de vida e a da estética perfeita que vem sendo explorada cada vez mais pelas academias de ginástica em todo Brasil através dos mais diversos exercícios físicos tem se tornado um problema, ou seja, passa a ser algo que afeta de alguma forma a saúde de quem o pratica de forma compulsiva podendo ser classificado como Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Corporal. Indivíduos acometidos com esta sensação passam a ter uma importante limitação de atividades diárias, dedicando muitas horas a levantamento de peso e dietas para hipertrofia.
No caso da Vigorexia seria como uma anorexia nervosa reversa. Para estes autores esta complicação atingiria na sua maioria homens que tem a distorção específica da auto imagem corporal. Mulheres também são atingidas, porém com menor frequência. Tendo em vista este problema, uma maior conscientização poderia ajudar às pessoas que talvez tenham sido ou estão sendo acometidas por tal distúrbio. 
Sendo um problema dos tempos modernos que mexe com a qualidade de vida das pessoas, deveria receber mais atenção por parte da comunidade científica.   
Em termos gerais as alterações de imagem corporal no sexo masculino são quadros relativamente comuns e diferem do padrão de distorção feminino, a maioria dos sujeitos tem uma grande preocupação com a estética corporal, talvez pela forte influência da mídia atual, impondo corpos malhados e sarados como únicos na conquista de mais saúde.
Juntamente com o culto ao corpo perfeito, aparecem os esteroides anabolizantes e drogas em geral para se obter melhores resultados da desempenho física e da estética, o que tem atingido não só os atletas, mas também os praticantes de modalidades não olímpicas.
A indústria farmacêutica está cada vez mais produzindo substâncias com o objetivo de transformar as pessoas em maquinas perfeitas, porém quase sempre a base de esteroides anabolizantes. Talvez, dessa forma, os indícios de problemas que cada dia surgem pelo excesso de exercício, culto exagerado ao corpo e suas implicações não estariam crescendo da forma que vem sendo visto.

Continue navegando