Buscar

Desenvolvimento psicossocial - ERIK ERIKSON

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Erik Erikson desenvolveu, na segunda metade do século XX, uma das teorias mais populares e influentes do desenvolvimento: o desenvolvimento psicossocial.
As etapas do desenvolvimento psicossocial de Erikson respondem a uma teoria psicanalítica integral que identifica uma série de etapas pelas quais um indivíduo saudável passa ao longo de sua história de vida. Cada etapa seria caracterizada por uma crise psicossocial de duas forças em conflito.
4 perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento da 
Quatro personalidades adulta são os modelos do estágio normativo, o modelo do momento dos eventos, os modelos de traço e os modelos tipológicos.
elos de estagio normativo, defendem que a 
Os modelos de estagio normativo, defendem que os adultos seguem uma sequência lógica de mudanças psicossociais relacionadas a idade. As mudanças são normativas no sentido de que elas parecem ser comuns à maioria dos membros de uma população, surgem em períodos sucessivos, às vezes marcados por crises emocionais.
O modelo do momento dos eventos, defendido por Neugarten, ao contrário de considerar o desenvolvimento da personalidade adulta em função da idade, afirma que o curso do desenvolvimento depende de quando alguns eventos ocorrem na vida das pessoas. Este modelo enfatizou o curso individual de vida e questionou a ideia de mudanças universais relacionadas com a idade.
O modelo de traços ou 5 fatores, desenvolvida por Costa e McCrae, tem como base no conceito de traços da personalidade. Os 5 grandes fatores são: Neuroticismo; Extroversão; Abertura à experiência; Amabilidade e Escrupulosidade.
Os modelos tipológicos, que teve como pioneiro Jack Block identificou a personalidade como um todo operante, que afeta e reflete atitudes e interações sociais. Para identificar diversos tipos da personalidade, Block e demais pesquisadores, incluíram entrevistas, avaliações clínicas, classificações do comportamento e autodescrições.
	Pode-se concluir que apesar de Erikson teve como base os estudos feitos por Freud, ele distinguia-se em vários aspectos. Erikson acredotava que a construção da personalidade não se limitava às fases cruciais da infância, mas por toda vida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando