A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
ATIVIDADE 4 (A4) FUNDAMENTOS DO DESIGN

Pré-visualização | Página 1 de 3

Usuário
	LETICIA DA SILVA PRADO
	Curso
	GRA0479 FUNDAMENTOS DO DESIGN GR1224211 - 202110.ead-14831.01
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	24/03/21 14:57
	Enviado
	24/03/21 15:12
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	14 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A construção do grid consiste basicamente na demarcação do formato para a criação de colunas ou módulos, a serem preenchidas com linhas de texto e imagens. O refinamento mútuo entre formato, margens, número de colunas e tipografia é uma das questões centrais na definição do grid. No impresso, a publicação pode ser projetada de fora para dentro, partindo-se da seleção do formato para depois configurar as margens, colunas e tipografia. Também é possível fazer o inverso, partindo-se da tipografia, passando pelo número de colunas e pela configuração das margens, para posteriormente chegar ao formato final. No entanto, em ambos os casos se tem um controle preciso sobre o material que chegará às mãos do leitor”.
 
ARAUJO, G.; MAGER, G. Layout no editorial digital: uma releitura de conceitos clássicos de tipografia e grid para um projeto digital. In: P&D DESIGN – CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., Gramado, 29/09-02/10/2014. Blucher Design Proceedings , Gramado, v. 1, n. 4, nov. 2014, p. 7.
 
O texto citado e o material de estudo definem o que é grid. Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) Trata-se de um processo da programação visual que utiliza de linhas para encontrar a melhor diagramação, sem mudar ou adaptar o layout.
(   ) O grid é um conjunto de linhas que são traçadas com o objetivo de gerar um padrão para a forma, comparando as linhas verticais com as horizontais.
( ) É um elemento formado por linhas horizontais, verticais ou diagonais que auxiliam a criação, alinhamento, espaçamento, distribuição e dimensão de uma forma.
(   ) É um conjunto de linhas que são traçadas com o único objetivo de guiar ou dar forma a um design, independentemente do processo.
(  ) É um suporte montado em linhas horizontais, verticais ou diagonais que pode provocar a distribuição e dimensão de uma forma, que auxiliam no alinhamento.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! O grid tem o objetivo de guiar ou dar forma, com visibilidade e organização, a um trabalho em design. É um elemento constituído por linhas horizontais, verticais ou diagonais e auxilia o designer no processo de criação em um plano bidimensional, principalmente no ambiente virtual.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A técnica de brainstorming é aplicada em grupo, com objetivo de coletar ideias de todos os participantes, sem críticas ou julgamentos. Logo, destina-se ao recolhimento de ideias e sugestões viabilizadoras de soluções para determinados problemas ou situações de trabalho improdutivo”.
 
NÓBREGA, M.; LOPES NETO, D.; SANTOS, S. Uso da técnica de brainstorming para tomada de decisões na equipe de enfermagem de Saúde Pública. Revista Brasileira de Enfermagem , Brasília, v. 50, n. 2, abr./jun. 1997, p. 249.
 
A partir do texto apresentado, considere as afirmações a seguir.
 
I.           Durante o brainstorming , o grupo expõe inúmeros problemas e sugestões de resolutividade deles. Diante das situações apresentadas, estuda-se o planejamento para execução.
II.        Essa técnica possui forte potencial para ser utilizada como ferramenta na criação ou melhoria dos serviços de aplicação imediata das soluções geradas, com a participação da equipe.
III.      Além da geração de alternativas em si, a utilização de técnicas criativas promovem melhor integração entre os componentes da equipe de criação, além de uniformizar a criatividade de todos.
IV.     A aplicação de técnicas de grupo, tais como brainstorming , permite que os funcionários demonstrem suas capacidades criativas, escolhendo quais ideias desejam trabalhar.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta. O brainstorming é uma técnica que coleta ideias de todos os participantes, sem críticas ou julgamentos, com o objetivo de encontrar soluções em grupo. Tais soluções podem ser aplicadas de imediato.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A cor é compartilhada pela maioria das pessoas dentro da própria cultura, transmite informações e recebe significados simbólicos. Está estreitamente relacionada com as emoções, portanto tem a vantagem de ‘expressar e intensificar a informação visual’”.
 
DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual . São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 69.
 
As cores desempenham um papel importante em nossa percepção visual, uma vez que influenciam nossas reações sobre o mundo que nos rodeia e podem provocar diversos efeitos como estimular áreas do cérebro, causando excitação. A imagem a seguir contextualiza um ambiente urbano com excesso de informações visuais: marcas, propagandas, produtos, cores etc.
 
             Fonte: Songquan Deng, iStock.com, 2019.
 
Em relação aos efeitos psicológicos das cores, considere as afirmações a seguir.
 
1. As cores quentes e luminosas têm efeito excitante sobre o sistema nervoso. São elas: vermelho, amarelo e laranja.
2. Colocadas sobre um mesmo plano, as cores frias dão impressão de distância, como a cor azul-escura.
3. Os objetos claros parecem maiores que os objetos escuros.
4. O verde é a mais envolvente de todas as cores.
5. O contraste branco/preto se destaca entre todas as outras cores.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Considerando os efeitos psicológicos das cores, algumas informações são transmitidas pela cultura urbana e recebem significados simbólicos. Cores quentes, o efeito de distanciamento da cor azul e a amplitude das cores claras são alguns exemplos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Neste estudo, que abrange a questão da cor como pigmento, devido ao aspecto de se partir de peças gráficas impressas, é adotada uma padronização com relação aos termos técnicos utilizados: matiz (para identificar as cores espectrais); claridade (para aludir à variação da atenuação ascendente e descendente, claro e escuro); e saturação (para situar a variação da expressão máxima da cor até o seu correspondente em tom de cinza)”.
 
PIAIA, J.; PFUTZENREUTER, E. A cor como elemento gráfico: características no design de cartazes. Revista D. : Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, v. 5, 2014, p. 52.
 
A partir do texto de Piaia e Pfutzenreutera, considere as seguintes afirmações:
 
I.          Matiz ou croma é a cor em seu contexto pleno. Existem mais de 100 entre os três matizes primários (amarelo, vermelho e azul) e as cores secundárias obtidas das misturas: laranja, verde e violeta.
II.       A cor em seu contexto pleno é denominada croma. Existem infinitas entre as três cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias obtidas sem os cromas: laranja, verde e violeta.
III.     Matiz e claridade são padronizações para aplicação em peças gráficas, que só podem ser utilizadas com as cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias que são muitas.
IV.     Existem mais de 100 cores entre as três matizes primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias das misturas: laranja, verde e violeta. Elas são denominadas croma de pigmentos naturais. 
V.       A cor pigmento possui uma padronização

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.