Buscar

Prova de locomotor

Prévia do material em texto

Prova de módulo - locomotor LXIV
1. Sobre os músculos do braço são feitas as seguintes afirmações:
I- O músculo braquial, agonista da flexão da articulação úmero-ulnar no eixo transversal, é um músculo do compartimento anterior do braço, com fixação proximal na parte anterior do úmero e fixação distal na tuberosidade do rádio.
II- O músculo bíceps braquial é o agonista da supinação do antebraço. A articulação que esse músculo realiza sua função como agonista pode ser classificada funcionalmente como uniaxial e morfologicamente como trocoide.
IIi- O músculo coracobraquial realiza os movimentos de flexão e adução da articulação glenoumeral. Esses movimentos ocorrem, respectivamente, nos planos de secção sagital e coronal.
IV- O músculo tríceps braquial é o músculo agonista da extensão da glenoumeral no eixo sagital. Ele apresenta três cabeças de origem: medial, longa e lateral. Destas, só a cabeça longa é biarticular, atuando nas articulações umeroulnar e glenoumeral.
V- Os músculos braquial e tríceps braquial realizam seus movimentos como agonista na articulação umeroulnar. Essa articulação é formada pela incisura troclear da ulna e pela tróclea do côndilo do úmero. Além disso, pode ser classificada funcionalmente como uniaxial e morfologicamente como gínglimo.
Estão corretas:
a) Somente I, II e IV
b) Somente I, IV e V
c) Somente II, IV e V
d) Somente II, III e IV
e) Somente II, III e V
2. Sobre os músculos escapuloumerais são feitas as seguintes afirmações:
I- A parte posterior do músculo deltoide realiza a extensão da glenoumeral no eixo transversal e rotação lateral da glenoumeral no eixo longitudinal. Além disso, apresenta como fixação proximal a espinha da escápula e fixação distal a tuberosidade para o músculo deltoide do úmero.
II- O músculo supraespinal realiza a abdução até 15° da glenoumeral no plano de secção coronal e apresenta como pontos de fixação proximal e distal, respectivamente, a fossa supraespinal da escápula e o tubérculo maior do úmero.
III- O músculo redondo menor realiza a rotação lateral da glenoumeral no eixo longitudinal e é o único dos músculos escapuloumerais que não faz parte dos músculos do manguito rotador.
IV- O músculo subescapular é o agonista da rotação medial da glenoumeral no eixo transversal e apresenta como fixação distal o tubérculo menor do úmero.
V- O músculo redondo maior realiza os movimentos de rotação medial da glenoumeral no eixo longitudinal e adução da glenoumeral no eixo sagital. Além disso, apresenta como fixação distal o lábio medial do sulco intertubercular do úmero.
Estão corretas:
a) Somente II e V
b) Somente II, III e V
c) Somente I e V
d) Somente II, IV e V
e) Somente I, II e V.
3. São acidentes anatômicos do osso esfenoide, exceto:
a) Fossa pterigóidea
b) Forame oval
c) Canal carótico
d) Processo clinoide anterior
e) Canal óptico
4. Com relação ao tecido cartilaginoso:
a) No pericôndrio, os fibroblastos se diferenciam em condroblastos
b) O tecido cartilaginoso é vascularizado
c) A cartilagem é formada por pericôndrio e tecido cartilaginoso
d) As células isogênicas são agregados de condroblastos
e) A matriz cartilaginosa é formada apenas por colágeno do tipo II.
5. Por quais acidentes anatômicos passam os nervos infraorbitais, o nervo maxilar (2ª divisão do trigêmeo), o nervo vago e o nervo troclear, respectivamente?
a) Fissura orbital superior, forame redondo, fissura orbital superior e canal óptico.
b) Fissura orbital superior, forame redondo, forame espinhoso e fissura orbital inferior.
c) Fissura orbital inferior, forame oval, forame estilomastoideo e fissura orbital superior.
d) Fissura orbital superior, forame redondo, forame jugular e fissura orbital inferior.
e) Fissura orbital inferior, forame redondo, forame jugular e fissura orbital superior.
6. De acordo com as afirmações, coloque verdadeiro (V) ou falso (F), assinalando a alternativa correta. 
( ) Entre o músculo escaleno anterior (músculo pré-vertebral anterior) e o músculo escaleno médio (músculo pré-vertebral posterior), emergem o plexo braquial e a artéria subclávia.
( ) O músculo esternocleidomastoideo realiza os movimentos de flexão do pescoço e flexão lateral do pescoço na articulação atlantoccipital e rotação contralateral na articulação atlantoaxial. A primeira articulação é biaxial elipsoide e a segunda biaxial trocoidea.
( ) O trígono femoral, uma referência triangular útil na dissecção e na compreensão das estruturas da região inguinal, é limitado superiormente pelo ligamento inguinal, medialmente pela margem lateral do músculo adutor longo e lateralmente pela margem medial do músculo sartório.
( ) O músculo piriforme, um músculo rotador lateral da articulação coxofemoral ) com a coxa estendida) e abdução da articulação coxofemoral (com a coxa fletida), tem uma disposição anatômica importante, pois o nervo isquiático - em condições normais - emerge sob esse músculo. É local comum de uma patologia chamada de “Síndrome do músculo piriforme”.
( ) Os músculos do compartimento posterior da perna podem ser divididos em camadas superficial, constituída pelos músculos gastrocnêmios medial e lateral e sóleo, e camada profunda, constituída pelos músculos tibial posterior, flexor longo do hálux e flexor longo dos dedos.
a) F, F, V, V e F
b) V, F, V, V e F
c) F, V, V, V e F
d) V, V, V, V e F
e) V, F, V, F e V
7. Sobre o tecido muscular estriado esquelético, podemos afirmar:
a) O sarcômero é uma organela celular.
b) O sarcossoma é o nome dado a membrana plasmática na fibra muscular.
c) O retículo sarcoplasmático é um sinônimo de retículo endoplasmático granular.
d) O sarcoplasma é formado pela organização de miofibrilas.
e) O sarcolema se ramifica na forma de túbulos T.
8. Com relação à estrutura do tecido conectivo, podemos afirmar que:
a) Conecta tecidos diferentes, mantendo a organização dos órgãos.
b) Armazena água em vacúolos.
c) Realiza transporte de substâncias através de canais iônicos.
d) Tem uma capacidade de regeneração limitada.
e) Dá suporte aos órgãos através da substância fundamental amorfa.
9. Sobre os músculos da coxa são feitas as seguintes afirmações:
I- O músculo pectíneo, um músculo do compartimento anterior da coxa, realiza os movimentos de adução no eixo sagital, rotação medial no eixo longitudinal e flexão no eixo transversal. Todos esses movimentos ocorrem na articulação coxofemoral - formada pela cabeça do fêmur e face semilunar do acetábulo.
II- Na articulação coxofemoral, o músculo sartório realiza os movimentos de flexão, rotação lateral e adução. Esses movimentos ocorrem, respectivamente, nos planos de secção sagital, transversal e coronal.
III- Os músculos grácil (do compartimento medial), sartório )compartimento anterior) e semitendíneo (compartimento posterior) apresentam uma inserção tendínea comum na face anterior da tíbia chamada de pata de ganso.
IV- O músculo reto femoral, uma das quatro cabeças do quadríceps femoral, é a única cabeça biarticular e realiza os movimentos de extensão da articulação do joelho e flexão da articulação coxofemoral.
V- O músculo bíceps femoral é formado pelas cabeças longa e curta. A cabeça longa, biarticular, realiza os movimentos de flexão e rotação medial (com o joelho fletido) da articulação do joelho e extensão da articulação coxofemoral. Já a cabeça curta, uniarticular, só realiza os movimentos de flexão e rotação medial (com o joelho fletido) da articulação do joelho.
a) Somente III e V
b) Somente I, II e IV
c) Somente I e III
d) Somente II, IV e V
e) Somente I e IV
10. Sobre os músculos do antebraço são feitas as seguintes afirmações:
I- O compartimento anterior é dividido em três camadas: superficial com quatro músculos (flexor radial do carpo, palmar longo, flexor ulnar do carpo e pronador redondo), camada média (flexor superficial dos dedos) e camada profunda com três músculos (flexor profundo dos dedos, flexor curto do polegar e pronador quadrado).
II- O músculo flexor radial do carpo realiza os movimentos de flexão e abdução (desvio radial) da articulação radiocarpal - formada pela facearticular carpal do rádio e ossos semilunar e escafoide da fileira proximal do carpo.
III- O músculo flexor superficial dos dedos faz a flexão da falange média nas articulações interfalângicas proximais do 2º ao 5º dedos e flexão da falange proximal nas articulações metacarpofalângicas do 2º ao 5º dedos.
IV- Os músculos do compartimento posterior podem ser divididos em duas camadas: camada superficial (braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo e extensor ulnar do carpo) e camada profunda (abdutor longo do polegar, extensor longo do polegar, extensor curto do polegar, extensor do indicador e supinador)
V- O músculo extensor radial curto do carpo realiza os movimentos de extensão do punho no eixo transversal e adução do punho no eixo sagital. A articulação que esse músculo realiza suas funções pode ser classificada funcionalmente como biaxial e morfologicamente como condilar (elipsoidea)
Estão corretas:
a) Somente II, III e IV
b) Somente II, III e V
c) Somente II, IV e V
d) Somente I, II e IV
e) Somente I, IV e V
11. Sobre o esqueleto apendicular são feitas as seguintes afirmativas:
I- É subdividido em cíngulo do membro superior, parte livre do membro superior, cíngulo do membro inferior e parte livre do membro inferior, totalizando 126 ossos.
II- A parte livre do membro inferior é subdividida em: coxa (2 ossos), joelho (2 ossos), perna (4 ossos), pé (54 ossos)
III- A mão, um dos constituintes da parte livre do membro superior, é formada pelos ossos do carpo (trapézio, trapezoide, capitato, hamato, pisiforme, piramidal, semilunar e escafoide), metacarpos (1º ao 5º) e falanges (proximal, média e distal - do 2º ao 5º dedo) e falanges (proximal e distal - 1º dedo)
IV- Todos os ossos da parte livre do membro superior são classificados como longos, exceto os ossos do carpo que são irregulares.
V- As linhas supracondilares medial e lateral são acidentes anatômicos do fêmur - osso da coxa - que se encontram na parte livre do membro inferior.
São corretas:
a) Somente I, III, IV
b) Somente I, III, V
c) Somente III, IV, V
d) Somente I, II, V
e) Somente II, IV, V
12. Sobre as articulações cartilagíneas são feitas as seguintes afirmativas>
I- As articulações cartilagíneas do tipo sínfise, caracterizada pela presença de tecido conectivo fibroso, são, em sua maioria, permanentes.
II- As articulações cartilagíneas do tipo sincondrose, caracterizada pela presença de cartilagem hialina são, em sua maioria, temporárias.
III- A 1ª articulação esternocondral, articulação entre a costela e sua respectiva cartilagem costal, é classificada como sincondrose permanente.
IV- A articulação esfenoccipital é uma articulação cartilagínea do tipo sincondrose temporária, sendo responsável pelo crescimento da base do crânio.
V- Entre os discos intervertebrais da coluna vertebral encontramos tanto a sínfise temporária - nas regiões cervical, torácica e lombar - quanto a sínfise permanente - regiões sacral e coccígea.
VI- As articulaçõoes costocondrais, da 2ª articulação para baixo, é classificada como sincondrose permanente.
Estão corretas:
a) Somente II, IV, VI
b) Somente I, IV, VI
c) Somente II, III, IV, VI
d) Somente II, III, IV, V
e) Somente I, II, IV
13. Sobra a camada superficial dos músculos extrínsecos do dorso, são feitas as seguintes afirmações:
I- A parte inferior (descendente) do músculo trapézio realiza a retração e o abaixamento da escápula.
II- Os músculos romboides maior e menor realizam o movimento de retração da escápula. Ademais, apresentam como fixação distal e margem medial da escápula.
III- O músculo latíssimo do dorso realiza os movimentos de rotação lateral no eixo longitudinal, adução no eixo sagital e extensão no eixo transversal, todos na articulação glenoumeral - formada pela cabeça do úmero e cavidade glenoidal da escápula.
IV- O músculo levantador da escápula pertence tanto à camada superficial dos músculos extrínsecos do dorso, como ao grupo dos músculos toracoapendiculares posteriores profundos.
V- A parte média (transversa) do músculo trapézio realiza o movimento de retração da escápula. Ademais, é inervada pelo nervo acessório - que atravessa o crânio pelo forame jugular.
Estão corretas:
a) Somente II, IV e V
b) Somente I, III e IV
c) Somente I e IV
d) Somente I, III e V
e) Somente II, III e V
14. Sobre o esqueleto axial são feitas as seguintes afirmativas:
I- É subdividido em ossos do crânio (22 ossos), ossículos da audição (6 ossos), osso hióide (1 osso), coluna vertebral (26 ossos) e caixa torácica (25 ossos), totalizando 80 ossos.
II- Os ossos esfenoide, etmoide, vômer, parietais, temporais, occipital e frontal formam os ossos do neurocrânio.
III- Os ossos do viscerocrânio são formados por 14 ossos, sendo 6 pares e 2 ímpares.
IV- A coluna vertebral apresenta 4 curvaturas fisiológicas, sendo 2 cifoses (torárica e sacral) e 2 lordoses (cervical e lombar)
V- As costelas verdadeiras, em número de 8, são as costelas que se articulam diretamente com a incisura costal do esterno, por meio de suas respectivas cartilagens costais.
São corretas:
a) Somente I, III, V
b) Somente II, IV, V
c) Somente I, III, IV
d) Somente III, IV, V
e) Somente I, II, V
15. Relacione os acidentes anatômicos com as respectivas estruturas anatômicas que neles se encontram e assinale a alternativa CORRETA.
A- Crista supraepicondilar lateral do úmero
B- Fissura orbital inferior
C- Lábio lateral do sulco intertubercular do úmero
D- Forame estilomastoideo
E- Forame mago
__ N. Facial
__ Aa. vertebrais
__ M. braquiorraquidial
__ M. peitoral maior
__ V. oftálmica
a) D, E, A, C, B
b) D, E, A, B, C
c) E, C, B, A, D
d) E, D, B, A, C
e) D, A, E, C, B
16. Com relação ao tecido epitelial podemos afirmar:
a) O tecido epitelial de um vaso sanguíneo é estratificado pavimentoso
b) O tecido epitelial da língua é pseudoestratificado cúbico queratinizado
c) O tecido epitelial da traqueia é estratificado colunar ciliado
d) O tecido epitelial dos túbulos renais são simples cúbicos
e) O tecido epitelial do intestino é simples pavimentoso
17. Sobre a aula de introdução ao estudo da anatomia humana são feitas as seguintes afirmativas:
I- O osso frontal pode apresentar uma variação anatômica chamada de sutura heterópica
II- Os termos de posicionamento externo, médio e interno são utilizados para vísceras cavitárias
III- O conceito de anomalia é quando temos uma variação anatômica com prejuízo de função. Já o de monstruosidade é caracterizado por uma anomalia tão acentuada que se torna incompatível com a vida
IV- O corpo humano pode ser dividido em cabeça, pescoço, troncos e membros.
V- As cavidades do corpo são divididas em cavidade do crânio, cavidade torácica, canal vertebral e cavidade abdominopélvica
VI- A posição anatômica pode ser definida como a posição ereta, olhar na linha do horizonte, membros superiores estendidos e paralelos ao tronco, palmas das mãos direcionadas para trás, membros inferiores estendidos, pés juntos e paralelos
Estão corretas:
a) Somente II, IV, V, VI
b) Somente I, III, V, VI
c) Somente II, III, IV, V
d) Somente II, III, IV, VI
e) Somente I, II, III, IV
18. Com relação ao tecido ósseo, podemos afirmar que:
a) A ossificação intramembranosa ocorre a partir de um molde cartilaginoso
b) Os osteoclastos não estão presentes nos ossos chatos
c) Os ossos longos e curtos crescem em espessura pela ossificação intramembranosa
d) Os ossos chatos crescem em comprimento pela ossificação endocondral
e) A ossificação endocondral consiste na transformação de tecido cartilaginoso em tecido ósseo.
19. Sobre os músculos do tórax, são feitas as seguintes afirmações:
I- O músculo peitoral maior apresenta como fixação distal o lábio lateral do sulco intertubercular do úmero.
II- O músculo peitoral maior apresenta as cabeças clavicular e esternocostal, que realizam, em conjunto, os movimentos de adução e rotação lateral da articulação glenoumeral
III- O músculo peitoral menor e o músculo serrátil anterior realizam as funções de protração das escápula (estabilização)e são auxiliares da respiração (inspiração)
IV- O músculo intercostal interno apresenta a parte interóssea, que eleva as costelas, e a parte intercondral, que abaixa as costelas
V- Os músculos intercostais externos e subclávio realizam, respectivamente, os movimentos de elevação das costelas e fixação e elevação da clavícula.
Estão corretas:
a) Somente II e IV
b) Somente I, II e V
c) Somente II, III e V
d) Somente I, III eV
e) Somente I e III
20. Com relação ao ciclo menstrual, assinale V ou F, escolhendo a alternativa que representa suas respostas:
( ) O GnRH é produzido por células neurossecretoras do hipotálamo e age na hipófise estimulando a liberação dos hormônios FSH e LH de acordo com a fase do ciclo.
( ) A fase menstrual é caracterizada pela descamação do endométrio devido a queda do FSH e do LH consequente aumento da progesterona.
( ) A fase proliferativa cursa com aumento da secreção do FSH produzindo crescimento e maturação do folículo, secreção do estrogênio pela teca folicular e regeneração das camadas do endométrio.
( ) Na fase lútea ocorre a ovulação associada aos picos de FSH e LH. Inicia-se a preparação do endométrio para a implantação, caso haja fecundação, devido ao aumento da secreção de progesterona pelo corpo lúteo.
a) F, F, V, V.
b) V, V, V, V.
c) F, V, V, F
d) V, F, V, V.
e) V, F, V, V.
21. Sobre os músculos das mãos são feitas as seguintes afirmações:
I- Apresenta cinco compartimentos musculares: tenar, abdutor, hipotenar, central e interósseo.
II- O compartimento tenar é formado pelos músculos abdutor curto do polegar, flexor curto do polegar e oponente do polegar.
III- Os músculos lumbricais (1º ao 4º), músculos do compartimento central, realizam os movimentos de flexão das articulações metacarpofalângicas do 2º ao 5º dedo e extensão das articulações interfalângicas do 2º ao 5º dedo.
IV- O compartimento hipotenar é formado pelos músculos abdutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo e oponente do dedo mínimo.
V- O compartimento central é formado pelos músculos lumbricais e interósseos palmares (1º ao 3º).
Estão corretas:
a) Somente II, III e IV.
b) Somente I e III.
c) Somente II e IV.
d) Somente I, II e IV.
e) Somente I, III e IV.
22. Sobre os músculos, coloque verdadeiro ou falso nas afirmações e, em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) O tecido muscular apresenta quatro propriedades: excitabilidade, condutibilidade, extensibilidade e elasticidade.
( ) Origem corresponde ao ponto fixo do músculo e inserção ao ponto móvel.
( ) Contração isotônica concêntrica é a contração muscular com movimento articuar com afastamento da origem e inserção.
( ) O músculo reto abdominal tem as funções de flexão bilateral do tronco e compressão e sustentação das vísceras abdominais.
( ) Os músculos toracoapendiculares posteriores profundos são constituídos pelos músculos levantador da escápula, redondo maior e redondo menor.
a) V, V, V, F, V
b) F, V, F, V, F
c) F, V, F, F, F
d) V, V, F, V, F
e) F, V, F, F, V
23. Carlos apresentou dor, edema e limitação de movimentos das articulações metacarpofalângicas da mão esquerda. No que se refere à anatomia dessa articulação, são feitas as seguintes afirmativas:
I- Os movimentos que essa articulação realiza ocorre nos eixos transversal e frontal.
II- A cabeça dos metacarpos e a base das falanges médias são as estruturas anatômicas que formam essa articulação.
III- É uma articulação sinovial classificada morfologicamente como condilar e funcionalmente como biaxial.
IV- De acordo com os eixos que essa articulação realiza seus movimentos, podemos afirmar que os planos de delimitação que correspondem a esses movimentos são: lateral direito, lateral esquerdo, anterior e posterior.
V- Os planos de secção correspondentes aos movimentos que essa articulação realiza são o transversal e o sagital.
VI- Apresenta obrigatoriamente em sua constituição a cartilagem articular, líquido sinovial, membrana fibrosa da cápsula articular, membrana sinovial da cápsula articular e cavidade articular.
a) Somente III, IV e V.
b) Somente I, IV e VI
c) Somente I, III e V
d) Somente III, IV e VI
e) Somente II, III e IV
24. De acordo com as articulações fibrosas, coloque verdadeiro ou falso nas afirmações e, em seguida, assinale a alternativa correta:
( ) Articulação fibrosa é aquela constituída por tecido conectivo fibroso, caracterizada por ser imóvel e desempenhando as funções de proteção, sustentação e estabilização.
( ) As articulações fibrosas do tipo sutura podem ser divididas em plana, escamosa e serrátil.
( ) As articulações fibrosas são classificadas em 3 grandes grupos: suturas, sindesmose e gonfose.
( ) Podemos encontrar a articulação fibrosa sindesmose entre as margens ásperas de rádio e ulna (membrana interóssea do antebraço), entre as margens ásperas de tíbia e fíbula (membrana interóssea da perna) e na sindesmose tibiofibular distal.
( ) A gonfose é a articulação fibrosa existente entre o dente e seu respectivo alvéolo dental, tanto na maxila quanto na mandíbula.
a) F, F, V, V, F
b) F, V, F, F, F
c) V, F, V, V, V
d) V, F, F, F, V
e) V, F, V, F, V
25. Assinale a alternativa que corresponde às estruturas anatômicas que se encontram, respectivamente, nos seguintes acidentes anatômicos:
-Tubérculo conoide da clavícula
-Margem lateral da escápula
-Sulco intertubercular do úmero
-Tubérculo menor do úmero
-Tubérculo infraglenoidal da escápula
a) Ligamento conoide (a parte medial do ligamento coracoclavicular), m. redondo maior, m. latíssimo do dorso, m. infraespinal e cabeça lateral do m. tríceps braquial.
b) Ligamento conoide (a parte medial do ligamento coracoclavicular), m. redondo menor, m. latíssimo do dorso, m. subescapular e cabeça longa do m. tríceps braquial.
c) Ligamento conoide (a parte lateral do ligamento coracoclavicular), m. redondo menor, m. latíssimo do dorso, m. supraespinal e cabeça longa do m. tríceps braquial.
d) Ligamento conoide (a parte lateral do ligamento coracoclavicular), m. redondo maior, m. peitoral menor, m. subescapular e cabeça medial do m. tríceps braquial.
e) Ligamento conoide (a parte medial do ligamento coracoclavicular), m. redondo maior, m. peitoral maior, m. redondo menor e cabeça longa do m. tríceps braquial.

Continue navegando