Buscar

metodologia pesquisa 2

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A escola, vista como uma instituição social, assegura a conformidade dos comportamentos porque
a )
 impõe práticas sociais que têm por objetivo integrar os indivíduos na sociedade, sem permitir o questionamento dessa sociedade.
 
b )
 transmite os padrões de conduta estabelecidos pela sociedade e que moldam o comportamento dos indivíduos
c )
 transmite valores, normas e comportamentos que dificultam o contato entre culturas.
d )
 é dominada por indivíduos que impõem, pela violência ideológica, as suas práticas pessoais.
QUESTÃO 2
Para a elaboração de um estudo científico é fundamental a realização de uma pesquisa bibliográfica. Após analisar e interpretar o material consultado, é possibilitado ao pesquisador utilizar trechos dessas obras para embasar a escrita do texto científico. Na sequência, o pesquisador deve elaborar uma lista com todas as obras citadas em seu trabalho.
Sobre a elaboração das referências de um trabalho científico, pode-se afirmar que:
I - As referências devem ser apresentadas numa página distinta do trabalho, após o capítulo da conclusão (considerações finais).
II - As obras apresentadas nas referências devem ser digitadas em fonte tamanho 12 e espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
III - Quando houver mais de uma obra do mesmo autor, sugere-se que o nome do mesmo seja substituído nas referências seguintes à primeira por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.
IV - Na elaboração da referência de uma obra que tenha três autores ou mais, recomenda-se que seja mencionado apenas o nome do primeiro deles seguido da expressão et.al.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II, III e IV
 
b )
 I, II e III
c )
 I e IV
d )
 II e III
e )
 I, II, III e IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A pesquisa, segundo Fachin (2005, p. 123), "é um procedimento intelectual em que o pesquisador tem como objetivo adquirir conhecimentos por meio da investigação de uma realidade e da busca de novas verdades sobre um fato (objeto, problema). Com base em métodos adequados e técnicas apropriadas, o pesquisador busca conhecimentos específicos, respostas ou soluções para o problema estudado".
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
Ao finalizar e redigir o relatório da pesquisa (seja uma monografia ou um artigo científico), a próxima etapa é a preparação para a defesa oral.
Quanto à apresentação oral de um trabalho, é correto afirmar que:
a )
 Sugere-se que o aluno inicie a sua fala apresentando o seu trabalho, principais objetivos e resultados. Isso demonstra objetividade e coesão na fala.
b )
 Não é recomendável a utilização de imagens, gráficos e tabelas durante a apresentação oral.
 
c )
 Ao apresentar as considerações finais do trabalho, é importante reafirmar as principais informações, análises e conclusões já demonstradas. Cada objetivo listado no início da exposição deve ser respondido.
d )
 A inserção de textos e citações nos slides da apresentação é muito importante pois demonstra o cuidado que o aluno teve ao elaborar a fundamentação teórica da pesquisa.
e )
 Se o aluno necessitar de um tempo maior do que foi estipulado no início da defesa, ele deve justificar essa necessidade perante a banca.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A NBR10520 traz orientações quanto a inserção de citações em trabalhos acadêmicos. Com base na norma técnica, analise as seguintes sentenças:
I. A citação direta curta (com até 3 linhas) deve ser digitada entre aspas duplas.
II. A citação direta com mais de três linhas deve ser usada com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas e com fonte menor que a do texto.
III. A citação indireta é a citação com base nas ideias do texto a que se teve acesso.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II
b )
 III
 
c )
 I, II e III
d )
 I e II
e )
 I e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Todo pesquisador, num dado momento de seu trabalho, depara-se com a importante tarefa de redigir a conclusão (ou considerações finais) de seu estudo. Esse capítulo deve trazer uma síntese do trabalho e apresentar de forma clara, resumida e objetiva os resultados da pesquisa. (KLEINA, 2016)
Sobre a elaboração do capítulo das considerações finais, analise as orientações a seguir:
I - No capítulo das considerações finais não há número mínimo ou máximo de páginas.
II - Devem ser inseridos gráficos e tabelas, sempre que possível, para facilitar a visualização dos resultados obtidos.
III - Não se deve trazer novas informações nesse capítulo, apenas reafirmar o que já foi discutido e apresentado no texto.
IV - O texto das considerações finais deve ser conclusivo, retomando os objetivos específicos apresentados no início da pesquisa.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 II, III e IV
b )
 II e III
c )
 I e IV
d )
 I, II, III e IV
 
e )
 I, III e IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Citação é a menção no texto de uma informação ou de trechos extraídos de outra fonte com a finalidade de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado.
Há 3 tipos de citação, de acordo com a NBR 10520.
A definição a seguir refere-se a qual tipo de citação?
"Ocorre quando o texto é redigido a partir das ideias e contribuições de outro autor, sem que haja transcrição literal das palavras do autor consultado. São, portanto, reproduções de conteúdos e/ou ideias de outro documento, porém reescritas pelo pesquisador".
a )
 Citação direta longa
 
b )
 Citação indireta
c )
 Citação direta curta
d )
 Nota de rodapé
e )
 Citação de citação
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
As considerações finais apresentam os resultados obtidos no decorrer do processo de pesquisa. Nesse capítulo são explicitados os resultados considerados relevantes, vinculados à hipótese de investigação, cujo conteúdo foi comprovado ou refutado. (MARCONI; LAKATOS, 2017, p. 186-187)
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Quanto à elaboração das considerações finais, assinale a alternativa correta:
a )
 É recomendado que sejam inseridos tópicos, citações, ilustrações e gráficos no texto das considerações finais, visando facilitar a apresentação dos resultados obtidos e sua comprovação por meio das ideias de outros autores.
b )
 Nesse capítulo são apresentados os resultados obtidos, tendo como base a hipótese da pesquisa. Caso a hipótese não seja comprovada, torna-se necessário adequar ou refazer a pesquisa.
 
c )
 O capítulo das considerações finais deve apresentar, de forma sucinta, as principais ideias e resultados obtidos no decorrer da pesquisa. Sugere-se que para cada objetivo específico seja desenvolvido um parágrafo.
d )
 Quando a pesquisa envolve coleta de dados por meio de questionários e entrevistas, os gráficos e tabelas desse material devem ser apresentados no capítulo de análise e discussão de resultados e nas considerações finais.
e )
 Sugere-se que o texto das considerações finais seja redigido em primeira pessoa, já que nesse capítulo são apresentados os resultados obtidos, analisados e interpretados pelo autor no decorrer do processo de investigação científica.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Segundo Matias-Pereira (2012) as referências caracterizam-se como um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados que foram utilizados na construção teórica do estudo científico.
Para a elaboração das referências é importante considerar as orientações da NBR 6023 que determina quais são os elementos obrigatórios e a ordem que estes devem ser apresentados.
Assinale a alternativa que apresenta todos os elementos obrigatórios na ordem correta de apresentação, segundo a norma técnica:
 
a )
 Autor, título, edição, local da publicação, editora e ano da publicação.
b )
 Autor, título, edição, editora, local da publicação e ano da publicação.
c )
 Autor, título, ano da publicação, edição, editora e local da publicação.
d )
 Autor,título, local da publicação, editora, ano da publicação e edição.
e )
 Autor, título, editora, local da publicação, ano da publicação e edição.
Ver justificativa da resposta

Continue navegando