Buscar

Avaliação Final (Discursiva)Metodologia Científica - Individual Semipresencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
1.	Durante o processo de realização do trabalho de conclusão do curso, é comum evidenciarmos nossas ideias e teorias acerca de um tema, para que sejam aceitas pela comunidade científica, sem as devidas referências. Esse erro é comum, e normalmente a comissão que faz a avaliação não valoriza esses trabalhos . Afinal, é preciso que suas propôs as e resultados estejam alinhados com outros autores. Com relação aos objetivos das citações bibliográficas, de que forma você, autor, pode corroborar as suas ideias com a de outros autores no trabalho que estará desenvolvendo? 
RESPOSTA:
No processo de construção de um artigo, independente da metodologia adotada, sempre ocorrerá a análise de dados obtidos, gerando resultados específicos. Por sua vez , caso o pesquisador encontre resultados semelhantes aos seus, em trabalhos de outros autores , e citá-los na sua pesquisa, estará corroborando os resultados .Caso a análise de mostre que os dados observados são diferentes dos que os outros autores observaram, apesar da mesma metodologia utilizada, você não corrobora, mas demonstra nova tendência para um determinado fenômeno.
2.	De forma bastante clara, a pesquisa contribui para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento da humanidade. É natural que ao dividirmos nosso planeta em nações e/ou países, a competição torna-se inevitável, principalmente no sentido da comparação de quem detém mais conhecimento. No entanto, não apenas deter mais conhecimento interessa àquele que o gera. De fato, quanto maior for o investimento em pesquisa, mais desenvolvida será a nação. Assim sendo, responda por que é tão importante para países em desenvolvimento investirem em pesquisa e desenvolvimento. ( *Máximo 4000 caracteres )
RESPOSTA:
Sim, a pesquisa se torna cada vez mais influente em nossos tempos contemporâneos, quem lidera a disputa pelos conhecimentos e detêm eles são os países de primeiro Mundo.
Ainda vale ressaltar que o mundo atual é dominado pelas nações que detêm os maiores investimentos em ciência e pesquisa. É na máxima de Francis Bacon (1561-1626), segundo o qual “saber é poder”, que essa questão se torna mais clara para nós, e entendemos porque então é estratégico que se invista e se leve a sério a questão do conhecimento e da pesquisa.
Portanto, fomentar a pesquisa, a ciência, em nosso país marcado pela exclusão social, do ensino, principalmente o superior, é condição primordial para que possamos nos emancipar socialmente e culturalmente, em um mundo marcado pelo controle e dominação das nações mais ricas e que detêm o conhecimento científico. O resultado desse esforço, não de forma imediata ou no curto prazo, mas a médio e longo prazo, certamente afetará a cada um de nós.
 A universidade deve realizar pesquisa e extensão comunitárias e é natural que ao dividirmos nosso planeta em nações ou países, a competição torna-se inevitável, principalmente no sentido da comparação. 
No entanto, não apenas deter mais conhecimento, interessa é àquele que o gera.
Os investimentos em pesquisa e inovação nos países de terceiro mundo e/ou em desenvolvimento são importantes ferramentas para sua independência dos países
de primeiro mundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais