Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Segurança Industrial (SEG53)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Segurança Industrial (SEG53)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:670323) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28465375
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Da ação de cavar minas criou-se o verbo "minar" no séc. XVI e, em consequência da prática de se escavar fossos em torno das fortalezas, durante as batalhas, com a finalidade de fazê-las ruir, adotou-se a palavra "mina" para designar explosivos militares. A associação das duas atividades deu origem ao termo mineração, visto que a escavação das minas se faz frequentemente com o auxílio de explosivos. Com relação às operações com explosivos e acessórios em atividade de mineração, analise as sentenças a seguir:
I- O plano de fogo, além de previsto na NR 22, necessita ser elaborado por profissional que seja legalmente habilitado para tal.
II- O trabalho que faz uso de explosivos e acessórios, além de atender ao disposto na NR 22, deve atender às especificações de segurança do fabricante.
III- Somente trabalhadores devidamente treinados, segundo as especificações do Departamento de Segurança do Trabalho, podem manipular material explosivo.
IV- Quando da aplicação do plano de fogo, procedimentos de detonar e operar detonações e outras atividades relacionadas, estas devem ser devidamente controladas e implementadas pelo encarregado do fogo, profissional habilitado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.dnpm-pe.gov.br/Geologia/Mineracao.php>. Acesso em: 2 mar. 2015.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Manuel trabalha em uma metalúrgica no interior do Estado de Santa Catarina. Alguns de seus colegas já sofreram diversos acidentes no local de trabalho, embora ele, com um pouco mais de sorte, não tenha sofrido nenhum acidente ainda. Manuel sabe que sua função, no setor de fundição, é difícil e que muitos acidentes podem acontecer, mas ele não recebeu treinamento algum sobre estes riscos. Como tecnólogo de segurança, você foi incumbido de passar as informações sobre os riscos ocupacionais, ao Manuel, que desempenha suas atividades na confecção dos moldes. Analise as sentenças a seguir:
I- O Manuel está exposto aos riscos ocupacionais causados pelos agentes: físicos, químicos, de acidentes e ergonômicos.
II- Quanto ao risco físico, Manuel deve usar EPIs e tomar cuidado com a radiação não ionizante (processo soldagem) dos materiais.
III- Quanto aos riscos de acidentes, ele pode ser acometido a esmagamento de mão, pés e pernas, devido à queda e ao peso dos materiais manipulados, e também com queimaduras e cortes.
IV- Quanto aos riscos químicos, somente as poeiras são consideradas, não apresentando outras substâncias que possam causar mal à saúde de Manuel.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	Processo é o conjunto de equipamentos escolhidos pelas suas funções específicas e interligados de modo a possibilitar a transformação de uma matéria-prima em um produto de interesse, de forma econômica, segura e em escala comercial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um tipo de processo, que é visto como um método usado em indústrias e fábricas, a fim de garantir maior quantidade fabricada de um determinado produto durante o menor espaço de tempo possível:
	 a)
	Processo por batelada.
	 b)
	Processo contínuo.
	 c)
	Processo descontínuo.
	 d)
	Processo gerencial.
	4.
	A soldagem é o mais importante processo industrial de fabricação de peças metálicas. Processos de soldagem ou processos afins são também utilizados na recuperação de peças desgastadas, para a aplicação de revestimentos de características especiais sobre superfícies metálicas e para corte. A atividade de solda, na metalurgia, envolve diversos riscos ocupacionais. Com relação a esses riscos e suas medidas de proteção, analise as sentenças a seguir:
I- A atividade de soldagem apresenta diversos riscos devido a agentes físicos e químicos, como fumos metálicos, gases tóxicos, calor, radiação, risco de incêndio e explosões e riscos de queimaduras.
II- Os equipamentos de proteção individual devem ser sempre priorizados em detrimento dos de proteção coletiva.
III- Dentre as medidas de ordem coletiva, podemos citar: deixar o local de trabalho em boas condições de limpeza e ventilação, promover a retirada de todo e qualquer material que seja inflamável do local de trabalho.
IV- Os trabalhadores devem fazer uso dos equipamentos de proteção individual, como: roupas de tecido não inflamável, máscaras de proteção contra radiação infravermelha e ultravioleta, botinas com biqueira de aço, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Introdução à Metalurgia da Soldagem. Disponível em: <http://demet.eng.ufmg.br/wp-content/uploads/2012/10/metalurgia.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2015.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	A indústria metalúrgica avançou muito com a extração de minérios e sua consequente transformação nos mais diversos materiais. Assim, ficou mais fácil encontrar produtos de origem metálica. Algumas técnicas são usadas para se fazer a extração desses metais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das técnicas utilizadas para extração:
	 a)
	Metalurgia de processos.
	 b)
	Metalurgia transformadora.
	 c)
	Metalurgia moderna.
	 d)
	Metalurgia alternativa.
	6.
	A metalurgia é a ciência que estuda os processos que vão desde a extração de metais até os processos de transformação destes em produtos, para utilização pelo homem. A indústria metalúrgica faz uso de um grupo de procedimentos que são empregados na extração do metal, no seu beneficiamento e no processamento industrial. Pode-se dividir estes processos em: metalúrgica extrativa (referente à mineração), metalúrgica de processo (preparação dos metais) e tratamento (purificação dos metais). Considerando estes processos e suas características e etapas, analise as sentenças a seguir:
I- Os metais nem sempre são encontrados na natureza em seu estado puro, muitos são encontrados na composição de alguns minerais, sendo que o processo de "Metalurgia Extrativa" é utilizado para extrair o metal do mineral.
II- São fatores que afetam a seleção de um processo de extração: as características da matéria-prima, o teor metálico e a pureza do metal no produto final.
III- São exemplos de metais: o ferro, o ouro, a prata, o enxofre, o criptônio e o hélio.
IV- Antes de passar pelo processo químico de redução, os minérios são fragmentados ou moídos, separados por peneiramento e concentrados (aumento do teor metálico).
V- A gravimetria, a flotação e a separação eletrostática ou magnética, entre outros processos, são empregados na etapa de redução com o objetivo de eliminar os resíduos não aproveitáveis e diminuir a quantidade de minério a ser manuseado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	7.
	Da ação de cavar minas criou-se o verbo "minar" no séc. XVI e, em consequência da prática de se escavar fossos entorno das fortalezas, durante as batalhas, com a finalidade de fazê-las ruir, adotou-se a palavra "mina" para designar explosivos militares. A associação das duas atividades deu origem ao termo mineração, visto que a escavação das minas se faz frequentemente com o auxílio de explosivos. Com relação à atividade de mineração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para as minas subterrâneas,
Página12