Buscar

AULA_06_PROCESSOS_PROD_LOG

Prévia do material em texto

FIM – AULA 06
Possíveis soluções e seus feedbacks
a) Você decide fazer um levantamento da quantidade de produtos diferentes que os clientes solicitaram nos últimos seis meses, dos custos dessas importações. Quando você tiver essa informação, você vai passar para os gestores da Destak e solicitar que eles analisem se deu lucro ou não e decidam se vale a pena ou não continuar a trabalhar com os pedidos customizados.
Feedback: Essa decisão não é a mais viável pois, transferir a responsabilidade da análise dos custos e a decisão de manter ou não esse tipo de serviço para o cliente é uma decisão estratégica e você deve fazer parte ativamente e não apenas levantando os números. A sua visão e opinião é muito importante nesse momento.
b) Você decide contratar mais um colaborador para trabalhar no setor de importação e deixa a questão custo como está, pois está sem tempo de analisar detalhadamente essas questões. 
Feedback: Essa decisão pode resolver o problema do volume de trabalho, mas com certeza não impacta nos demais fatores como o custo do frete e dificuldades operacionais tradicionais das importações. Dessa forma, não é a decisão mais coerente no momento. 
c) Você decide fazer uma reunião com os gerentes da Destak e explicar a eles as dificuldades que o setor de importação está atravessando por conta dos pedidos customizados e solicita ideias (estilo brainstorming) para buscarem juntos, uma solução para melhoria desse processo.
Feedback: Essa decisão é mais assertiva com certeza, pois com isso, os demais gestores ficam sabendo das dificuldades do setor e podem contribuir com seu conhecimento para uma solução que atenda todos os departamentos envolvidos. 
Referências 
CHOPRA , S.; MENDEL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento, e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2011.
CHRISTOPHER, MARTIN. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 
DIAS, R. M.; PITASSI, C.; JOIA, L. A. Gestão integrada da cadeia de suprimento: modelo para uma arquitetura de tecnologia da informação – o caso CVRD manganês. Rio de Janeiro: [s.n.], 2003.        
LAMBERT, D. M.; EMMELHAINZ, M. A.; GARDNER, J. T. Developing and Implementing Supply Chain Partnerships.The International Journal of Logistics Management. v. 9, n. 2, p. 1-17, 1996.   
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000300003
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2013_tn_stp_183_047_22212.pdf
http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/noticia/21481/quem-planeja-nao-teme-prospera/
http://ogerente.com/logisticando/2006/09/18/promovendo-a-colaboracao-na-cadeia-de-suprimento/
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/6671/K%C3%81TY%20MARIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Questões Avaliativas 
01 – Christopher, 2011 cita que: “A logística é em essência uma orientação e uma estrutura de planejamento que visam criar um único plano para o fluxo de produtos e informações por meio de um negócio. A gestão da cadeia de abastecimento baseia-se nessa estrutura e busca conquistar articulação e coordenação entre os processos de outras entidades em consideração, ou seja, fornecedores, clientes e a organização em si”. 
A citação do autor esclarece que Logística e Cadeia de Abastecimento são coisas distintas por que: (Marque X na resposta correta).
a) ( ) O foco da gestão da cadeia de abastecimento é entregar o produto certo no momento certo.
b) ( ) O foco da gestão da cadeia de abastecimento é atender o cliente que trouxer a melhor rentabilidade aos negócios da empresa.
c) ( ) O foco da gestão da cadeia de abastecimento é manter áreas de vendas com estoques.
d) (X) O foco da gestão da cadeia de abastecimento está na gestão das relações, a fim de alcançar um resultado mais lucrativo para todas as partes da cadeia. 
e) ( ) O foco da gestão da cadeia de abastecimento é controlar os dados do sistema de Transporte através do módulo TMS.
Resposta Correta: A alternativa D porque a Cadeia de Abastecimento tem como meta gerenciar as relações de todos os elos da cadeia para alcançar vantagem competitiva. 
Respostas Incorretas: 
A alternativa A está incorreta porque o foco apresentado é de gestão da logística apenas. 
A alternativa B está incorreta porque o foco de cadeia de abastecimento não é apenas atender clientes que ofereçam melhor rentabilidade. 
A alternativa C está incorreta porque o foco de cadeia de abastecimento não é apenas manter as áreas de vendas com estoques.
A alternativa E está incorreta porque o foco da Cadeia de Abastecimento não é apenas controlar dados, quaisquer que sejam.
02 – A estrutura tradicional de uma Cadeia de Abastecimento é formada por pelo menos três cadeias, que são elas: de suprimentos, de produção e de distribuição. Em cada um desses macros processos de uma Cadeia, sabe-se que várias atividades ocorrem. Diante disso, leia as sentenças abaixo e assinale X na questão que cita atividades que ocorrem na cadeia de Distribuição.
a) ( ) Planejamento e Controle da Produção, Estocagem em processo, embalagem. 
b) (X ) Transportes intermediários entre os canais de distribuição. Descentralização dos estoques da indústria para os CDs (Centros de Distribuição). 
c) ( ) Armazenagem de matérias primas, transportes de insumos, componentes e matérias primas. 
d) ( ) Negociação com fornecedores de matérias primas e transportadoras de insumos. 
e) ( ) Movimentação interna de insumos a partir do Almoxarifado para as linhas de produção. 
Resposta Correta: Alternativa B está correta porque contempla duas atividades inerentes ao processo de distribuição (transporte entre os canais e os estoques intermediários nos CDs)
Respostas Incorretas:
Alternativa A está incorreta porque contempla atividades que fazem parte da Logística de Produção. 
Alternativa C está incorreta porque contempla atividades que fazem parte da Logística de Suprimentos. 
Alternativa D está incorreta porque contempla atividades que fazem parte da Logística de Suprimentos. 
Alternativa E está incorreta porque contempla atividades que fazem parte da Logística de Produção. 
03 – As cadeias de Abastecimento demonstram que estão maduras quando as empresas que as compõem efetivamente trabalham em ritmo colaborativo. Essa colaboração genuína e saudável é alcançada com muito trabalho e certamente gestão de conflitos em muitos momentos, pois quantos mais elos a cadeia apresentar, maiores serão os riscos e mais dificuldades tendem a aparecer. Diante disso, assinale V para Verdadeiro e F apara Falso nas afirmações abaixo que representam colaboração entre os envolvidos no processo:
a) (V ) Quando as empresas compartilham informações naturalmente, ou seja, o fluxo de informações da Cadeia de abastecimento já está incorporado ao dia a dia da organização. 
b) (F ) Quando encontros entre os gestores das organizações que fazem parte da Cadeia ocorrem para resolver problemas macros. 
c) (F ) Quando os indicadores da Cadeia de Abastecimento não é discutido por todos os elos.
d) (V ) Quando a análise da relação beneficio-custo (estoque, lead times, nível de serviço para o cliente) é realizada pelos gestores de todos os elos envolvidos nos processos. 
e) (F ) Quando as ações que mais ocorrem são as corretivas ao invés de preventivas. 
 
Agora assinale a alternativa correta:
a) (X ) V,F,F,V,F.
b) ( ) F,V,F,V,F.
c) ( ) V,F,F,F,V.
d) ( ) F,V,V,F,V.
e) ( ) V,V,F,F,V.
Resposta correta: Alternativa A, pois é a única que traz a sequência de Verdadeiras e Falsas corretas.
Justificativa das questões:
a) Quando as empresas compartilham informações naturalmente, ou seja, o fluxo de informações da Cadeia de abastecimento já está incorporado ao dia a dia da organização. É Verdadeira porque isso demonstra a maturidade da Cadeia de Abastecimento.
b) Quando encontros entre os gestores das organizações que fazem parte da Cadeia ocorrem para resolver problemas macros. É Falsa porque as reuniões devem ocorrer com a frequência necessária para o bom andamento da gestão e não apenasquando surgem grandes problemas. 
c) Quando os indicadores da Cadeia de Abastecimento não são discutidos por todos os elos. É Falsa, porque os indicadores da Cadeia devem ser discutidos e entendidos por todas as empresas que estão envolvidas nos processos da Cadeia. 
d) Quando a análise da relação benefício-custo (estoque, lead times, nível de serviço para o cliente) é realizada pelos gestores de todos os elos envolvidos nos processos. É Verdadeira pois para ter maior controles sobre as ações, as análises devem ser feitas em conjunto. 
e) Quando as ações que mais ocorrem são as corretivas ao invés de preventivas. É Falsa, porque uma Cadeia de Abastecimento não pode ser pautada em ações corretivas em detrimento das ações preventivas. Isso gera custos e diminui a lucratividade dos elos envolvidos. 
04 – Uma Cadeia de Abastecimento não consegue existir sem o suporte da Tecnologia da Informação e de suas ferramentas. Para isso é fato que as empresas precisam investir em equipamentos específicos (hardware), em sistemas de gerenciamento e controle (software) e na capacitação das pessoas que serão os operadores de tais sistemas ou equipamentos (conhecidos com o simpático pseudônimo de “peopleware”). Entretanto, os ganhos que a empresa atingirá a partir desses investimentos farão toda a diferença. Leia as sentenças abaixo e marque X na opção que concorda com esse pensamento.
a) ( ) As ferramentas de T.I são úteis apenas em grandes empresas que fazem parte das Cadeias de Abastecimento.
b) ( ) O investimento em ferramentas de T.I nem sempre trazem o retorno esperado para a empresa, por isso as empresas evitam grandes gastos com T.I. 
c) ( ) A Tecnologia da Informação faz parte das rotinas das grandes organizações, não impactando nas empresas de pequeno porte que fazem parte de uma Cadeia. 
d) ( ) Investindo em Código de Barras e RFID as empresas já garantem ganhos expressivos em seus processos logísticos na Cadeia de Abastecimento.
e) (X ) Ferramentas tecnológicas auxiliarão os elos da Cadeia a desenvolver produtos colaborativos mais rápidos, o que é um ganho para as empresas. 
Resposta correta: Alternativa E está correta porque as empresas (cliente x fornecedor) conseguem desenvolver produtos em conjunto de forma mais rápida quando utilizam recursos tecnológicos como internet, por exemplo. 
Resposta incorreta:
Alternativa A está incorreta porque as ferramentas de T.I são uteis em quaisquer empresas, quer façam parte de uma Cadeia de Abastecimento ou não. 
Alternativa B está incorreta porque as empresas fazem os investimentos que consideram necessários para as áreas de T.I e geralmente o retorno é proporcional ao valor investido. 
Alternativa C está incorreta porque independente do tamanho da empresa, se ela faz parte de uma Cadeia de Abastecimento será impactada. 
Alternativa D está incorreta porque investir em uma ou outra ferramenta de suporte não garante a empresa o retorno almejado. 
05 – Desafios atuais e futuros das Cadeias 
Um dos desafios futuros para a Cadeia de Abastecimento é o fato das tendências das megacidades. As megalópoles enfrentam hoje seríssimos problemas de congestionamentos e poluição, e a tendência é se agravar devido ao número de pessoas que chegam para estudar e trabalhar, bem como o volume de veículos que são produzidos e vendidos anualmente. A partir dessa reflexão, leia as afirmações abaixo e marque X na opção que representa uma solução de longo prazo de melhoria na logística urbana nos grandes centros. 
a) ( ) Aquisição de mais veículos por parte das transportadoras para contornar a situação do rodízio de placas. 
b) ( ) Melhoria no transporte público para convencer os motoristas a utilizarem esse meio de transporte para se deslocarem para os grandes centros. 
c) (X ) Construção de terminais logísticos (públicos ou não) para se tornarem centros 	de apoio a logística de abastecimento aos grandes centros. 
d) ( ) Restrição de horário para entrada de caminhões em algumas ruas dos centros. 
e) ( ) Cobrança de “pedágio” para circulação de veículos nos grandes centros nos horários mais movimentados. 
Resposta correta: A alternativa C está correta porque com a utilização dos terminais logísticos (a exemplo de megacidades da Europa) é possível melhorar a logística urbana nos grandes centros com a utilização de veículos menores e menos poluentes.
Respostas incorretas:
Alternativa A está incorreta porque a compra de mais veículos por parte das transportadoras agravaria o problema de quantidade de veículos nas vias.
Alternativa B está incorreta porque a melhoria do transporte público pode ser considerada de médio prazo, pois é uma solução que com o passar do tempo se esgota. 
Alternativa D está incorreta porque restringir o acesso apenas a algumas ruas é uma ação paliativa e de curto ou médio prazo de utilidade. 
Alternativa E está incorreta porque cobrança de pedágio apenas nos horários mais movimentados não resulta em ação de longo prazo.
CCDD – Centro de Criação e Desenvolvimento Dialógco
1

Continue navegando