Buscar

AD2 IZO 2019.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD2 – Introdução à Zoologia
Nome: Drielle Rocha Leite
Matrícula: 17212020026
Pólo: Nova Friburgo
QUESTÃO 1 
Dentre os metazoários, encontramos duas grandes linhagens, Protostomia e Deuterostomia. Descreva em que aspectos o desenvolvimento embrionário da linhagem dos protostomados se diferencia da dos deuterostomados 
Quando o blastóporo, durante a fase embrionária que recebe o nome de gástrula, dá origem, em um animal, apenas à boca, ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais recebem o nome de protostômios, ao contrário dos deuterostômios cujo blastóporo dá origem apenas ao ânus. Dentro do grupo de animais conhecido como triploblásticos – que possuem três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) existe uma divisão entre os Deuterostomados e os Protostomados. Essa divisão se dá no tipo de abertura originada por uma estrutura denominada blastóporo. O blastóporo é a abertura que na fase de gástrula faz a comunicação entre o arquênteron (intestino primitivo) e o meio externo. Em alguns animais o blastóporo dá origem primeiramente a boca e posteriormente ao ânus que são os Protostomados, que possuem características como: Blastóporo dá origem a futura boca e ao ânus, embrião com clivagem espiral e o celoma surge diretamente do mesoderma. Já em outros animais o blastóporo dá origem ao ânus, esses animais são os Deuterostomados. A boca desses animais é formada secundariamente, isto é, sua formação se dá a partir de outra abertura localizada na extremidade anterior do arquênteron. Como características dos Deuterostomados são: Blastóporo dá origem somente ao futuro ânus, embrião com clivagem perpendicular e o celoma surge de uma invaginação do mesoderma durante a gastrulação.
QUESTÃO 2
Alguns grupos animais ocuparam o meio aéreo, com maior ou menor eficiência. A passagem do meio aquático para o meio aéreo envolveu uma série de alterações morfofisiológicas que permitiram essa passagem. Descreva três modificações, citando em que grupo ocorrem. 
Temos três modificações morfofisiológicas que permitiram a passagem do meio aquático para o meio aéreo, os pulmões, as traqueias e as pseudotraqueias. Os pulmões são estruturas homólogas originadas, provavelmente, das bexigas natatórias dos Actinopyterigii, que é a única cavidade aérea desses animais, isso em vertebrados terrestres. Eles possuem uma estrutura formada por alvéolos, fazendo com que todos os vertebrados apresentem pulmões muito semelhantes e com uma área de troca muito grande. As traqueias aparentam terem sido originadas de aracnídeos e miriápodes de forma homoplástica, auxiliando os seres a adquirirem a capacidade de conquistarem outros ambientes.Nas pseudotraqueias o oxigênio é trocado nas hemolinfas, que promove a distribuição do mesmo. Quanto a conquista do ambiente aéreo, podemos citar os isópodes, que apresentam ramificações internas, como invaginações, denominadas pseudotraqueias com função parecida com a dos pulmões nos gastrópodes.Porém, quando estes habitavam o ambiente aquático utilizavam apêndices abdominais, como as brânquias.
QUESTÃO 3
As piabas (actinopterígios de água doce) são hiperosmóticas em relação ao meio em que vivem. Se não houvesse regulação osmótica as piabas tenderiam a inchar. Descreva o mecanismo de regulação osmótica das piabas. 
Os vertebrados aquáticos mantêm o equilíbrio osmótico de diferentes maneiras, de acordo com sua história evolutiva. Nos peixes ósseos, as formas de água doce têm conteúdo salino maior que o do ambiente (hipertônico), o inverso ocorre, porém, com as formas marinhas (hipotônico). A água entra, nos peixes de água doce, pelas membranas semipermeáveis das brânquias e da boca, ao passo que tende a deixar o corpo nas formas marinhas. Nas formas de água doce, o excesso de água é excretado pelos rins e os sais são mantidos nas concentrações apropriadas pela absorção por células especiais das brânquias. Os rins dos peixes de água doce têm glomérulos bem desenvolvidos, para filtrar grandes quantidades de água, mas nas formas marinhas os glomérulos são reduzidos e pouca água é eliminada sob forma de urina.
 
QUESTÃO 4
Os animais que se alimentam de matéria orgânica depositada no substrato marinho ingerem, juntamente com o alimento, muito sedimento. Como consequência, esses animais, denominados depositívoros, principalmente os não seletivos, apresentam tubos digestivos longos e/ou com muitas ramificações. Explique por que ter um tubo digestivo longo e/ou com muitas ramificações é mais vantajoso para animais depositívoros não seletivos. 
Possuir um sistema digestivo maior especializado irá proporcionar um aproveitamento bem maior de nutrientes, devido a esse alimento que esses animais ingerem serem pobres em nutrientes, então irá ser compensado na quantidade e na eficiência em obter o máximo de nutrientes possível. A evolução do hábito depositívoro se deu no sentido de uma maior eficiência digestiva, um menor gasto energético e na alimentação praticamente contínua.
 
QUESTÃO 5
Muitos insetos, como abelhas e libélulas, apresentam alto metabolismo e são extremamente ativos. Contudo, eles possuem sistema circulatório aberto, o qual não permite que sua hemolinfa circule rapidamente. Explique este aparente contrassenso. 
Nos insetos, as trocas de gasosas na respiração não é feito pelo sistema circulatório. Os insetos respiram por traqueias, que são tubos que levam o oxigênio direto para os tecidos oxigenando-o e removendo o gás carbônico como produto da respiração. Portanto, não utilizam o sistema circulatório para o transporte de oxigênio. Um animal que respira por traqueia, tem o sistema circulatório reduzido banhando direto a célula, por isso não atrapalha o seu alto metabolismo. O sistema aberto apresenta algumas vantagens e algumas desvantagens sendo a principal vantagem é a de não ser necessário vasos que cheguem a todos os tecidos, enquanto a principal desvantagem é a de não permitir que o sangue corra pelo corpo a grandes velocidades. As traqueiasdos insetos diferem dos pulmões, pois são tubos que levam o oxigênio direto aos tecidos, enquanto nos pulmões e nas pseudotraqueias de isópodes ooxigênio é transferido para o sistema circulatório, o distribuindo pelos tecidos.
 
QUESTÃO 6
Como você explicaria o fato de no Polo Norte existirem mamíferos de grande tamanho, como o urso polar, mas não existirem mamíferos pequenos, como ratos? 
Quanto menor o animal, maior é a sua área de superfície corporal relativa, e isto acarreta maior perda de calor para o ambiente, o que obrigaria o aumento exagerado de frequência respiratória e cardíaca para que o organismo se mantenha aquecido. Mamíferos são animais de sangue quente, por isso perdem muita energia para o ambiente. A perda de energia calorífica de um animal se dá principalmente pela pele, e a retenção se dá na massa corporal. Os animais pequenos perderiam mais calor que conseguiriam gerar e manter, portanto, morreriam. O urso polar está muito bem adaptado para viver em regiões geladas, pois possui características morfológicas adaptadas para as baixas temperaturas, como uma rica cobertura de gordura em sua pele, além de espessa pelagem. Então, talvez este seja o motivo pelo qual os bichos mamíferos de tamanho muito reduzidos estejam ausentes em climas muito frios e gelados.

Outros materiais