Buscar

resenha critica PCD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Crítica sobre Os Direitos Sociais da Pessoa com Deficiencia no Brasil.
Com o passar dos anos a inclusão social tem se tornado cada vez mais latente. Com as leis , a mídia e as redes sociais sempre tocando no assunto e nos mostrando que o deficiente é tão capaz quanto qualquer pessoa.
Apesar disso, o desconhecimento sobre a legislação existente no Brasil ainda é considerável, fazendo com que empresas em seus Rhs não saibam sobre a necessidade e obrigatoriedade de contratação de PCD’s. 
Além dessa dificuldade outro problema é encontrado quando se trata da contratação, muitas empresas preferem pessoas com um grau de deficiência menor por não terem estrutura para um portador de deficiência que realmente precise de acessibilidade. Em uma pesquisa feita pela enfermeira Maiza Hipólito, as empresas e seus funcionários de RH relatam que os PCD’s deveriam ser inseridos em cargos administrativos justamente por causa das barreiras arquitetônicas existentes, as empresas as vezes não possuem estrutura para deficientes fisicos por exemplo, por não conter acessibilidade necessária e por isso acabam buscando por Pcd’s com um grau menor como pequenas dificuldades visuais ou até físicas. Mesmo assim, a busca por profissionais PCD’s tem aumentado consideravelmente, sinal de que o conhecimento sobre as leis vigentes e a propaganda feita pelo Governo através da mídia tem surtido efeitos e a fiscalização realizada pelos órgãos tem feito a lei ser cumprida, trazendo assim a inclusão de muitos portadores de necessidade ao mercado de trabalho.
2. Os direitos da pessoa com deficiência
Na Lei 13.146 em seu art. 1o instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assegura e a promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
No Brasil, vigora a universalidade de direitos, ou seja, as pessoas são iguais em direitos , independente de suas diferenças. Sabemos que na pratica nem sempre esses direitos são respeitados, mas em vista de um possado cheio de julgamentos e dores por serem considerados e tratados como demônios, ou pessoas que não mereciam nenhum tipo de dignidade, hoje temos leis que não só protegem as pessoas com deficiência de sofrerem qualquer tipo de discriminação como também asseguram que seus direitos sejam respeitados.
Como podemos ver nos seguintes artigos:
“Art. 4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. 
§ 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas. 
Art. 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. 
Parágrafo único. Para os fins da proteção mencionada no caput deste artigo, são considerados especialmente vulneráveis a criança, o adolescente, a mulher e o idoso, com deficiência.”

Mais conteúdos dessa disciplina