Buscar

APX2 - Deuterostomados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APX2
DIVERSIDADE BIOLÓGICA DOS DEUTEROSTOMADOS
Questão 1 
A cobra-cega pertence a Classe Amphibia, de Ordem Gymnophiona. Possui hábitos fossoriais (costumam viver dentro do solo, enterradas), mas também pode viver na superfície, em solos úmidos. Não apresenta escamas e sim anéis bem rígidos em torno do corpo e sua cloaca apresenta-se longitudinalmente em relação plano do tronco. A cobra-cega não é considerada uma cobra pois é um animal invertebrado, não possui escamas e, em geral são úmidas, ao passo que as cobras são animais vertebrados, possuem escamas, muitas delas coloridas, e são “secas”. Também não é considerada minhoca pois, por mais que ela seja invertebrada, ela possui um esqueleto interno, e as minhocas possuem o corpo mole, sem esqueleto. 
Já a cobra-de-duas-cabeças pertence a Classe Reptilia, da Ordem Squamata e Subordem Amphisbaenia. Possui hábitos subterrâneos e cava seus próprios túneis com seu crânio, com movimentos de um lado para o outro. Apresenta escamas bem visíveis pelo corpo e sua cloaca é transversal ao plano do tronco. 
A cobra-de-duas-cabeças não é considerada uma cobra pois são seres ápodes, apresenta um único dente e é envolvido por uma série de anéis. Também não pode ser considerada uma minhoca pois é um ser vertebrado e composto por escamas. 
Questão 2 
Serpentina: A serpente se locomove contrações musculares, em lados opostos da coluna vertebral, curvando seu corpo em formato de “S”, fazendo com que essas curvas sigam a direção da cabeça para a cauda.
Retilíneo: Essa locomoção é geralmente utilizada por serpentes mais pesadas, se movendo em linha reta e mais lentamente. Ela contrai sua musculatura da parte ventral do corpo formando ondas na pele, que puxam o animal para frente.
Concertina: A serpente se locomove pressionando várias alças nas paredes do local e estendendo seu corpo, impulsionando a porção anterior para frente. Essa locomoção é utilizada quando a serpente se encontra em lugares estreitos. 
Questão 3 
Os jacarés são animais ectotérmicos, ou seja, fazem o controle do seu metabolismo aquecendo o seu corpo, dessa forma podem reduzir a atividade metabólica ou aumentá-la. A alta temperatura corporal influencia no seu comportamento a respeito da sua alimentação, movimentação e até na sua reprodução. 
Uma temperatura corporal alta, em dias de verão, influencia no comportamento de alimentação, movimentação, reprodução. Já em dias mais frios, os jacarés precisam se aquecer pelo comportamento de exposição ao sol, para elevar sua temperatura acima da temperatura da água.
Os jacarés podem passar meses sem comer, gastando as energias acumuladas durante o período de fartura. Para que isso aconteça, eles transformam a maior parte do que comem em gordura. 
Questão 4 
Os mamíferos possuem pálpebra móvel com cílios, o que ajuda no controle da entrada de luminosidade, mas a estrutura que facilita a visão diurna é a retina, que possibilita uma visão tricométrica (3 cores - verde, vermelho e amarelo) contemplada pelos cones. O aumento do cérebro possibilita mais áreas para interpretação da visão.
A atividade noturna requer gasto energético, isso implica em regular a temperatura. Com não tem fonte externa a noite (não em movimento), a endotermia é necessária. A endotermia é a capacidade de controlar sua temperatura através do seu metabolismo, os símios são animais mais ativos, necessitando de mais energia (alimentos) para se manterem. Os pelos servem como isolamento térmico e ajuda a manter o calor do corpo evitando o contato direto com ambiente externo. Já o aumento do cérebro está associado com a disponibilidade de alimentos, pois o cérebro consome grande parte da energia fornecida pelos alimentos, em conta partida possibilita uma maior é melhor interação com o meio, dessa forma possibilitando melhoras nas características adaptativas. O animal consegue de forma mais eficiente explorar é tirar benefícios do meio onde ele habita. Ao mesmo tempo de receber mais nutrientes e oxigenação, o cérebro cresce permitindo realizar atividades de maior complexidade e processamento de informações recebidas do ambiente.

Continue navegando