Buscar

Diversidade cultural - etnocentrismo e relativismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOCIOLOGIA – 3º ANO
Professor Ton Andrade
Capítulo 08 – Diversidade cultural: etnocentrismo e relativismo
ETNOCENTRISMO
Para a Antropologia é o hábito de olhar outras culturas com os olhos baseando-se na própria cultura, estabelecendo a sua como a referencial de certa ou evoluída. 
“etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc”.|1| ROCHA, Everardo1
1. Everardo Rocha é antropólogo e professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio
James Hood – primeiro afro-americano a se matricular na Universidade do Alabama em 1963
Vivian Juanita Malone Jones – primeira afro-americana a ingressar na Universidade do Alabama em 1963. o governador do estado, George Wallace, tentou proibir sua matrícula que só foi possível após a intervenção do então presidente Jonh Kennedy.
Grupo terrorista de extrema-direita formado por supremacistas brancos surgido nos EUA em 1866 após a Guerra Civil Americana. Dentre seus crimes praticados figuram incêndio de casas habitadas por afro-americanos, espancamentos e enforcamentos.
RELATIVISMO CULTURAL
Relativismo cultural é uma visão antropológica que analisa culturas diferentes sem uma visão etnocêntrica, sem julgamentos ou suposições. Assim, não estabelece normas definidas ou padrões para estudo, análise e até compreensão de diversas culturas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando