Buscar

Equipe Anceu - Desafio 4 - Proposta 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FGV SOL – Área de Soluções
 Educacionais do IDE
ALTERNATE REALITY GOALS – ARGo 
15/01/2021
Matriz do Desafio 4
Qual a proposta selecionada pela equipe?
	Proposta 3 - Patentear e utilizar a fórmula para produzir medicamentos para a cura do Alzheimer e para produzir cosméticos, incluindo a pílula de rejuvenescimento. Criar uma fundação para o tratamento gratuito de pessoas com Alzheimer que será mantida por parte dos lucros conseguidos com a comercialização dos cosméticos criados a partir da fórmula.
Escreva a defesa da equipe apresentando uma argumentação baseada nos seguintes critérios: ética, viabilidade e contribuição para a imagem da empresa.
	Com a longevidade da população aumentando, é natural que as doenças que acometem toda a população também aumentem, assim como os anseios por melhorar a autoestima e a qualidade de vida em todas as idades, principalmente dos idosos. Detendo uma fórmula que cura umas das principais doenças que atinge pessoas de todas as idades e traz benefícios na qualidade de vida através de cosméticos, a Argo Menthor não pode e nem deve se limitar a investir apenas em pesquisa de medicamentos ou de cosméticos, e sim deve patentear a fórmula e utilizá-la para desenvolver produtos em ambas as áreas. 
O desenvolvimento de medicamentos exige altos investimentos que muitas vezes não trazem lucratividade na mesma proporção. Se o objetivo for apenas o enriquecimento e capitalização da Argo Menthor através de uma descoberta tão importante, a imagem da empresa pode ficar comprometida perante a sociedade, trazendo por consequência, rejeição por parte dos seus potenciais consumidores. A Argo Menthor além de ter a obrigação de entregar aos seus acionistas as rentabilidades projetadas, terá também uma importante função social, integrando nos seus valores produtos inovadores e benéficos para a humanidade. Quando uma empresa é humanitária por natureza e tem sua função social engajada, alcança o retorno financeiro lícito e sustentável, demonstrando que toda empresa de capital tem ainda espaço para a generosidade, o respeito a vida, a inovação integrada, a ética intrínseca, o comprometimento com os necessitados e o prazer de fazer o bem. Acreditamos que a indústria de cosméticos global é altamente lucrativa e crescente, e o Brasil é o 2º país de maior consumo desses produtos no mundo. Dessa maneira, os lucros obtidos com a comercialização serão alcançados, sendo parte desse montante deverá ser investido em pesquisas de medicamentos para o tratamento de Alzheimer ou outro fármaco, tornando viável a estratégia da criação da instituição FAMA - Fundação Argo Menthor pelo Alzheimer. 
O investimento em pesquisa e inovação enaltece a imagem empresarial da Argo Menthor como uma das melhores, maiores e pioneiras empresas do ramo de biotecnologia e a criação da Fundação FAMA reafirma o compromisso de responsabilidade social da Argo Menthor perante a sociedade civil. Sob a luz da ética, a fundação será a porta de ligação com todas as entidades que tenham interesse em compartilhar e desenvolver as melhores práticas cientificas contra a doença do Alzheimer e seus produtos e derivados. A Argo Menthor terá a propriedade da fórmula, que expressa o seu direito como empresa, mas também terá o controle de fornecer ao mundo uma expectativa de conforto aos necessitados, ultrapassando fronteiras até a quem precisa, levando a cura daquilo que parecia incurável até então. 
Bibliografia:
OLIVEIRA Miguel Darcy de; TANDON, Rajesh. Cidadãos: construindo a sociedade civil
planetária. Relatório da Civicus. Versão em português S/i: Prol, 1995.
OLIVEIRA NETO, V. Responsabilidade social exige ética e coerência. Revista Philip Morris.
São Paulo: Bandeirantes, abril de 2000.
Ao elaborar a sua defesa, a equipe utilizou alguma das fontes oferecidas pelo ARGo? Detalhar.
	Sim, nossa proposta foi pautada na união da proposta 1, apresentada por Higgins com a proposta 2, apresentada por Pelias, com o incremento da criação de uma fundação que contribuirá simultaneamente com a sociedade enaltecendo a imagem da Argo Menthor na recuperação do valor de mercado. 
Além disso, levamos em consideração na nossa defesa as manchetes dos jornais disponibilizadas no diário de bordo, o link sobre os custos de criação de novos medicamentos, as informações do arsenal de pistas e realizamos uma pesquisa a parte em outros ambientes.

Continue navegando