Buscar

Licenciatura em Foco lll

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668355) ( peso.:3,00)
	Prova:
	29081227
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A legislação educacional surgiu no Brasil com a Constituição Imperial de 1824, passando pela década de 1960, com as revoluções, objetivando um sentido de gestão democrática com a Constituição Federal de 1988. Posteriormente, ganhou força com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei n. 9.394/96. Desde então, diversos artigos surgiram como forma de complementar a legislação e propor uma visão de gestão mais participativa e dialógica, envolvendo a participação de todos os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, a legislação educacional busca um olhar interdisciplinar quando nos referimos à organização escolar. No que tange às principais propostas que complementam a legislação educacional no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Lei de Diretrizes e Bases - LDB - surgiu em 1961. Uma nova versão da lei foi aprovada em 1971, e posteriormente alterada em 1996, cujo texto, que aborda as diretrizes e bases que organizam o sistema educacional, segue vigente até hoje.
(    ) O Projeto Político-Pedagógico - PPP - define como será o ano letivo da escola, seus objetivos, metas e os caminhos que serão trilhados para alcançá-los, e deve, portanto, ser elaborado de forma coletiva, com todos que fazem parte da instituição.
(    ) O Plano Nacional de Educação - PNE - foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e tem como objetivo determinar as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos.
(    ) O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública - FNDEP - traz em seu contexto dez artigos específicos e estruturais com relação às políticas educacionais, abortando linhas fundamentais para a educação no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 set. 2020.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Os recursos tecnológicos favorecem a interatividade, a simulação do real, a ampliação de comunicação a distância e a organização não linear da informação. Nesse sentido, há alguns projetos que propõem disponibilizar on-line uma variedade de  fontes de trabalho didático na área do seu curso. Sobre esses projetos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Elaboração de vídeos.
II- Portal Domínio Público.
III- Instituto Tear.
(    ) Um espaço de ideias inovadoras, voltado à formação e à produção artístico-cultural.
(    ) Potencializam maneiras complexas de comunicação, articulando emoção e razão.
(    ) Propõem compartilhamento de saberes através de uma biblioteca virtual que deverá se tornar uma referência para população em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	3.
	Sobre a formação do professor, entendemos que hoje é fundamental envolver o uso das tecnologias de forma crítica no contexto escolar. Os alunos precisam saber quais informações são úteis e o que fazer com elas. Temos um grande número de informações sem precedência que causam grandes problemas de interpretação. Para tanto, o professor precisa ser preparado para interagir e dialogar com seus alunos em situações fora dos muros da escola, em realidades externas e em mundos virtuais, como as redes sociais. Sobre os desafios do professor frente às demandas atuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estimular constantemente os alunos a se envolverem em equipes de trabalho, pesquisa e a ressignificar seu conhecimento.
(    ) Atualizar-se e reconstruir-se sempre.  
(    ) Oferecer um caminho para o estudante superar os desafios de sua existência.
(    ) Estar preparado para permitir que as metodologias na aprendizagem envolvam a repetição e a memorização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	5.
	Seria ingenuidade acreditar que o acesso à informação e à tecnologia será equalizador dos problemas sociais, pois a disparidade social não é uma questão de acessibilidade, mas sim de políticas públicas. A promoção das mídias educacionais, na visão tradicional, tem cumprido o mesmo discurso. Sobre esses artefatos digitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O computador e os outros artefatos digitais são as ferramentas que, na atualidade, não centralizam o discurso da publicidade e do consumo.
(    ) Deve-se debater sobre a concepção de tecnologia presente na educação, especialmente em nosso recorte sobre as mídias eletrônicas.
(    ) Deve-se destacar a supervalorização moral das tecnologias, bem como a informatização das rotinas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	6.
	De um modo genérico, o multiculturalismo pode ser entendido como a gestão de um fenômeno social assentado na refração das culturas postas em maior contato a partir da segunda metade do século XX. Multicultural é um termo qualificativo, que se descreve como as características sociais e os problemas do governo. Sobre as diferentes concepções de multiculturalismo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Multiculturalismo Conservador.
II- Multiculturalismo Crítico ou Revolucionário.
III- Multiculturalismo Liberal.
IV- Multiculturalismo Pluralista.
(    ) Integra os diferentes grupos culturais o mais rápido possível a uma sociedade majoritária.
(    ) Pugna pela assimilação da diferença às tradições e aos costumes da maioria.
(    ) Prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos.
(    ) Concede direitos de grupo distintos a diferentes comunidades dentro de uma certa ordem política comunitária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	III - I - II - IV.
	7.
	O uso de imagem favorece o estudo da cultura visual, pois refletimos sobre a história da imagem e sobre o próprio olhar de quem pesquisa, sendo que a formação da visão do historiador atua como uma prática de inserção social de sentidos e significados.Acerca do olhar refletido sobre a imagem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O olhar é subjetivo e neutro.b)
	O olhar é formal, crítico e analítico.
	 c)
	O olhar nunca é neutro, imparcial ou inocente.
	 d)
	O olhar traz o contexto da imagem, mas não reflete o contexto de quem vê.
	8.
	O Projeto Político Pedagógico (PPP), dentro do ambiente escolar, deve se apresentar como um documento dinâmico e flexível às transformações nas tomadas de decisões. Contudo, exige grande reflexão de toda equipe educativa no enfrentamento das dificuldades e na construção da educação que se almeja. Sobre o PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um documento que expressa os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola.
(    ) É um documento que traz a síntese das demandas sociais e legais do sistema de ensino.
(    ) É um documento que revela a cultura, os propósitos e as expectativas da comunidade escolar.
(    ) É um documento que preconiza o nivelamento do ensino, pois todos aprendem no mesmo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	9.
	Educar para a cidadania global requer a compreensão da multiculturalidade, o reconhecimento da interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço para o consenso entre os diferentes segmentos da sociedade. De acordo com Moraes (2010, p. 225): "[...] educar para a diversidade dos outros, saber que somos diferentes e que cada um tem o direito de ser diferente, único e singular, o
que exige um aprofundamento no respeito pelo outro e na compreensão do outro". As estratégias para tornar o ambiente escolar condizente com a sociedade multicultural, perpassam algumas ações. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A disseminação de informações, uma necessidade, porém não suficiente para a promoção de mudanças.
(    ) A não disseminação de informações, uma vez que são irrelevantes para a promoção de mudanças.
(    ) Os agentes escolares não necessitam de ações, pois já demonstram um comportamento positivo com relação à diversidade.
(    ) Mudanças nos valores dos profissionais escolares com relação ao preconceito e à discriminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 2010.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Instituída através da Lei nº 9.394/96 e vigente até hoje, traz em seu contexto as diretrizes que buscam orientar a educação nacional, independentemente de ser pública ou privada, definindo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios. Sobre a política educacional que o texto se refere, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Plano Nacional de Educação - PNE.
	 b)
	Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD.
	 c)
	Lei de Diretrizes e Bases - LDB.
	 d)
	Projeto Político-Pedagógico - PPP.
	11.
	(ENADE, 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria (HABERMAS, 2002). A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança:
FONTE: HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
	 a)
	A coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
	 b)
	A secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
	 c)
	A reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
	 d)
	A autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
	12.
	(ENADE, 2011) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto apresentado, a cibercultura:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998.
	 a)
	Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	 b)
	Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	 c)
	Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
	 d)
	Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando