Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Trabalho de Física
1.Conceito
A capacidade térmica, também chamada de capacidade calorífica, é uma grandeza que corresponde a quantidade de calor presente num corpo em relação a variação de temperatura sofrida por ele. Ela ainda pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor específico.
2.Formula
Matematicamente, essa grandeza é fruto da razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura sofrida por um objeto qualquer:
Os termos da equação e suas devidas unidades de medida são: 
C = Capacidade térmica (cal/°C);
Q = Quantidade de calor (cal);
ΔT = Variação de temperatura (°C ou K).
3. Exemplos 
A areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. Isso acontece porque a areia e a água possuem capacidades térmicas diferentes
As fagulhas incandescentes, liberadas pelo atrito gerado por um esmeril, ao atingirem um operário, não causam queimaduras. Isso ocorre porque a massa das fagulhas é infinitamente pequena, o que torna a capacidade térmica insignificante.
3.Unidade de medida
De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a capacidade térmica deve ser medida em calorias por grau celsius (cal/°C).
4. Curiosidade
Antigamente, quando ainda não existiam geladeiras, era comum armazenar a manteiga em um recipiente com água. Como o calor específico da água é maior que o do ar, é necessário mais calor para aquecer a água. Por essa razão, ela pode proteger a manteiga das variações de temperatura com mais eficácia que o ar.

Mais conteúdos dessa disciplina