Buscar

Atividade 4 - INTRODUCAO AO AGRONEGOCIO - Uniritter

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Pimenta (1998) chama a atenção para os desafios da gestão dos custos na logística. Um deles é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço ( trade-off ). O maior obstáculo é que cada vez mais os clientes estão exigindo melhores níveis de serviço, mas, ao mesmo tempo, não estão dispostos a pagar mais por isso. Assim, imputa-se à logística a tarefa de agregar valor ao produto por meio do serviço por ela oferecido. Entre essas exigências por serviço, o autor destaca: redução do prazo de entrega; maior disponibilidade de produtos; entrega com hora determinada; maior cumprimento dos prazos de entrega; maior facilidade de colocação do pedido.
 
PIMENTA, C. C. A reforma gerencial do Estado brasileiro no contexto das grandes tendências mundiais. In: Revista de Administração Pública , Rio de Janeiro, n. 32, v. 5, p. 173-199, set./out. 1998.
 
Com base no exposto e no que foi estudado, assinale a alternativa correta sobre a logística brasileira no agronegócio.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É considerada um dos principais gargalos do agronegócio brasileiro, principalmente devido ao principal modelo de transporte utilizado no país, que apresenta baixa eficiência e altos custos.
	Resposta Correta:
	 
É considerada um dos principais gargalos do agronegócio brasileiro, principalmente devido ao principal modelo de transporte utilizado no país, que apresenta baixa eficiência e altos custos.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Os custos de transportes para escoar a safra nos Estados Unidos é em alguns casos sete vezes menor que os praticados no Brasil, ou seja, o principal desafio é reverter esse quadro, para isso é necessária a criação de novas alternativas, como a criação de hidrovias e ferrovias, incentivando a utilização das mesmas, pois é comprovado conforme diversos autores que é uma forma eficiente e competitiva para escoar produtos a granéis. As ferrovias obsoletas e a escassez de hidroviárias, rodovias em péssimo estado de conservação, armazéns e portos sobrecarregados são alguns dos desafios logísticos, que acabam tornando o escoamento da safra em um verdadeiro desastre, prejudicando a competitividade do agronegócio no país”.
 
MUNOZ, C. C.; PALMEIRA, E. M. Desafios de logística nas exportações brasileiras do complexo agronegocial da soja . [S.l.]: [s.n.], 2006. Disponível em: < http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/06/ccm.pdf >. Acesso em: 27/02/2019.
 
Considerando os meios de transporte utilizados pelas agroindústrias, relacione-os com as respectivas definições.
 
        I.            Transporte rodoviário
     II.            Transporte ferroviário
  III.            Transporte hidroviário
 
(  ) Pode diminuir muito os custos logísticos.
(  ) O meio de transporte mais utilizado para transporte de produtos.
(  ) Causa menor degradação ambiental, por emitir menos poluentes.
( ) Transporta grandes quantidades, porém demanda tempo de carga e descarga.
(  ) Há pouca ação governamental para que seja possível expandir o setor.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, I, III, III, II.
	Resposta Correta:
	 
II, I, III, III, II.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A industrialização trouxe consigo mudanças estruturais na economia, e seus reflexos na agricultura ficaram conhecidos como modernização da agricultura. O fortalecimento das indústrias de base agrícola, decorrente desse processo, modificou o status da agricultura: de um setor econômico distinto, passou a se integrar rapidamente à dinâmica da produção industrial conhecido como agronegócio (MONTOYA; GUILHOTO, 2001). Dessa forma, o Brasil passou a mudar gradativamente o perfil de sua atividade econômica, tanto que em 1959 já era caracterizado como agronegócio.
 
MONTOYA, M. A.; GUILHOTO, J. J. M. Mudança estrutural no agronegócio brasileiro e suas implicações na agricultura familiar. In: TEDESCO, J. C. Agricultura familiar : realidades e perspectivas. 3. ed. Passo Fundo: Ed. UFP, 2001, p. 179-222.
 
Sobre os objetivos da industrialização, analise as características a seguir.
 
I.                    Aumentar a durabilidade por meio do aumento da sanidade.
II.                 Aumento da monocultura nos plantios rurais.
III.              Agregação de valor por meio da diversificação dos alimentos.
IV.              Interferir na escolha dos produtos pelo consumidor.
V.                Fixação do homem no campo com aumento da renda.
VI.              Diminuir as perdas com o uso de técnicas de conservação.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, V e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III, V e IV.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A tecnologia pode ser definida como o conhecimento teórico e prático, relativo a certos tipos de ocorrências e atividades associadas à produção e à transformação de materiais. Importante na determinação da vantagem competitiva, ela é apontada como ingrediente essencial no desempenho das empresas. Nesse mesmo sentido, Burgelman e colaboradores (2004:2) ressaltam que ‘a tecnologia é um recurso de alta relevância a diversas organizações; gerenciar esse recurso para vantagem competitiva significa integrá-lo na estratégia da empresa’. Nesse sentido, a competitividade organizacional exige amplamente não apenas o conhecimento tecnológico, mas também o gerenciamento tecnológico”.
 
CRIBB, A. Y. Determinantes da Transferência de Tecnologia na Agroindústria Brasileira de Alimentos: Identificação e Caracterização. Journal of Technology Management & Innovation , v. 4, n. 3, 2009, p. 91.
 
Com base no exposto por Cribb e no estudado no e-book , assinale a alternativa que indica corretamente o modo pelo qual as tecnologias utilizadas nas empresas serão determinadas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O tipo do mercado que elas desejam atingir, do tipo de produto que ela deseja produzir e do tipo de produto que o mercado deseja.
	Resposta Correta:
	 
O tipo do mercado que elas desejam atingir, do tipo de produto que ela deseja produzir e do tipo de produto que o mercado deseja.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A comercialização agrícola envolve a transferência de bens, no caso a produção agrícola ou produtos semiprocessados aos consumidores. Em seu aspecto funcionalista, a comercialização agrícola perpassa a teoria e a prática de comércio, envolvendo ‘[...] todas as atividades, funções e instituições necessárias à transferência de bens e serviços dos locais de produção aos de consumo’. Além disso, a comercialização compreende atividades que resultam ‘[...] na transformação dos bens, mediante utilização de recursos produtivos – capital e trabalho – que atuam sobre a matéria‐prima agrícola’”.
 
CARVALHO, D. M.; COSTA, J. E. Comercialização agrícola no Brasil. Revista Okara , v. 5, n. 1-2, 2011, p. 95. Disponível em: < http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/okara/article/viewFile/9271/7467 >. Acesso em: 06/03/2019.
 
Com base no exposto e no que foi estudado, relacione os agentes comerciais com as respectivas funções.
 
        I.            Comerciante
     II.            Atacadista
  III.            Agente de vendas
  IV.            Força de vendas
    V.            Varejista
 
(  ) São grupos de pessoas que contratam de forma direta para uma empresa e geralmente apresentam estratégias de venda.
( ) São intermediários que compram e negociam os produtos em nome de terceiros, contudo não assumem a propriedade dos bens.
( ) São intermediários que compram os produtos, com isso assumem a propriedade durante determinado período até revendê-los.
( ) Vendem seus produtos ou serviços comprados para revenda ou uso empresarial.
(  ) Vendem seus produtos ou serviços diretamente ao consumidor final; a comercialização nesse caso é em pequena escala.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de
respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, III, I, II, V.
	Resposta Correta:
	 
IV, III, I, II, V.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A agroindústria brasileira é um setor próspero que superou grandes desafios nos últimos anos, gerando divisas e empregos. O país conta com uma enorme extensão territorial, mas a ferramenta que propicia essa obtenção de resultados é, essencialmente, o conhecimento. Com o crescimento das fronteiras agrícolas e a expansão da produção agroindustrial e, especificamente, com o aumento da importância estratégica da produção de alimentos para o mercado internacional, o Brasil vem se mostrando competitivo no que se refere ao agronegócio, em que o país consegue obter mais produção com menos tecnologias que os países ricos”.
 
LOURENÇO, J. C. Logística agroindustrial : desafios para o Brasil na primeira década do século XXI. Biblioteca virtual de Derecho, Economía y Ciencias Sociales. [S.l.]: [s.n.], 2018, p. 1. Disponível em: < http://www.eumed.net/libros-gratis/2010d/794/Agroindustria.htm >. Acesso em: 27/02/2019.
 
Com base no exposto e no que foi estudado, assinale a alternativa correta sobre a agroindústria.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Constitui o segmento mais importante do setor, pois promove a integração do meio rural com a economia de mercado.
	Resposta Correta:
	 
Constitui o segmento mais importante do setor, pois promove a integração do meio rural com a economia de mercado.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“As mudanças econômicas ocorridas nos últimos tempos têm forçado as organizações a adaptarem-se continuamente para enfrentar os desafios de manterem-se no mercado de forma competitiva. O planejamento da produção tem a previsão de demanda como um dos seus principais subsídios. A previsão tem a função de fornecer informações sobre a demanda futura dos produtos para que a produção possa ser planejada com antecedência, permitindo que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, momento e qualidade adequada”.
 
QUEIROZ, A. A.; CAVALHEIRO, D. Método de previsão de demanda e detecção de sazonalidade para o planejamento da produção de indústrias de alimentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., Ouro Preto, 2003.  Anais...
Rio de Janeiro: Abepro, 2003, p. 2.
 
Com base no exposto e no que foi estudado, relacione os itens a seguir com as respectivas características.
 
        I.            Tendência
     II.            Ciclos
  III.            Variações sazonais
  IV.            Variações irregulares
 
(  ) São as flutuações inexplicáveis, resultado de fatos fortuitos e inesperados como catástrofes naturais, atentados terroristas como o de 11 de setembro de 2001, e decisões intempestivas de governos.
 (    ) É o comportamento de longo prazo da série, que pode ser causado pelo crescimento demográfico, pela mudança gradual de hábitos de consumo ou por qualquer outro aspecto que afete a variável de interesse.
 (  ) São flutuações nos valores da variável com duração inferior a um ano e que se repetem todos os anos, geralmente em função do clima (estações quentes ou frias).
(   ) São flutuações nos valores da variável com duração superior a um ano e que se repetem com certa periodicidade e que podem ser resultado de variações da economia como períodos de crescimento ou recessão.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, I, III, II.
	Resposta Correta:
	 
IV, I, III, II.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Comumente se apontam a oferta dos produtores e a demanda dos consumidores como sendo os determinantes do preço de mercado. No entanto, consumidores e produtores estão separados por muitos intermediários que se encarregam da condução da produção agrícola da região produtora até os consumidores finais. Na verdade, o contato direto entre produtores e consumidores só ocorre significativamente em economias primárias; nas modernas, produção e consumo estão separados no espaço e no tempo, tornando, assim, necessário que os intermediários transportem, armazenem e transformem o produto antes que o consumidor final tenha acesso a ele”.
 
BARROS, G. S de C. Economia da comercialização agrícola . Piracicaba: CEPEA/LES-ESALQ, 2007, p. 4.
 
Com base no exposto, analise as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.                    O processo de formação de preços apresenta uma variedade de situações, e o custo pode diferir de acordo com o produto, com a demanda e com a concorrência.
                                              
                 PORQUE
 
II.                 Estas características estão inter-relacionadas de tal forma que nenhuma delas pode ser considerada isoladamente em um processo de tomada de decisão.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
	Resposta Correta:
	 
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A agroindústria é uma unidade empresarial na qual ocorrem as etapas de beneficiamento, processamento e transformação de produtos agropecuários ‘in natura’ até a embalagem, prontos para a comercialização, envolvendo diferentes tipos de agentes econômicos, como comércio, agroindústrias, prestadores de serviços governo e outros”.
 
ARAÚJO, M. J. Fundamentos de Agronegócios . 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005, p. 22.
 
Existe uma lógica ordenada das operações dentro da agroindústria que submete os produtos a determinados processos. Por meio desses processos, saímos das matérias-primas para o produto final.
 
Considerando as operações dentro da agroindústria, ordene as opções a seguir de acordo com o fluxo da matéria-prima que ocorre dentro de uma agroindústria.
 
(   ) A fase da comercialização compreende o conjunto de atividades na transferência de bens e serviços desde o ponto de produção inicial até que eles atinjam o consumidor final.
(  ) A fase da armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas.
(   ) A fase da embalagem é responsável por proteger todos os produtos e garantir à sociedade que eles são apropriados para o consumo, além de evitar desperdícios e conter informações ao consumidor.
(   ) A fase do processamento é o conjunto de operações e processos usados para transformar matéria-prima de origem vegetal, animal ou mineral em produto alimentício.
(     ) Na fase de armazenamento, o produto é acondicionado em embalagens ou principalmente mantido em temperaturas adequadas para evitar a deterioração dele.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
5, 4, 3, 2, 1.
	Resposta Correta:
	 
2, 4, 3, 5, 1.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Diversas são as razões que levam os governos a atuarem nos mercados agropecuários por meio de políticas públicas, em especial as agrícolas. O fato de esses mercados combinarem características que afetam sobremaneira a oferta e a demanda é uma delas. Com relação à demanda, verificam-se elasticidade-preço e elasticidade-renda baixas. No lado da oferta de curto prazo, observa-se uma elevada dependência das condições climáticas e fitossanitárias. Soma-se a isso o caráter de concorrência perfeita da agricultura, que a deixa sem proteção contra a compra de insumos e a venda de produtos em mercados altamente concentrados”.
 
RAMOS, S. Y.; MORCELI, P. Conjuntura de Mercado e Intervenção Governamental na Agricultura: o caso da cadeia produtiva do arroz. In: CONGRESSO SOBER, 48., Campo Grande-MS, 25-28/07/2010. Anais...
Brasília: SOBER, 2010, p. 2. Disponível em: < http://www.sober.org.br/palestra/15/594.pdf >. Acesso em: 27/02/2019.
 
Com base no exposto e no estudado no e-book, analise
as afirmações sobre intervenções do governo na comercialização de produtos agropecuários e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.
 
(  ) Políticas de Garantia de Preços Mínimos, intervenção que visa a garantir um preço mínimo no momento da comercialização.
(    ) Criação da Convenção Internacional para Proteção dos Vegetais, que visa a proteger as plantações de fatores ambientais.
(   ) Criação da Organização Mundial do Comércio com o objetivo de supervisionar o comércio internacional.
(   ) Instrumentos de apoio à comercialização como o programa de Aquisição do Governo Federal.
(    ) Programa de Aquisição de Alimentos que apoia a comercialização de alimentos pelo produtor familiar.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V, V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando