Buscar

prova objetiva final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A inclusão é um processo desafiador, que requer constantes reflexões e mudanças de atitudes, o que nem sempre é uma tarefa de fácil condução, pois, embora seja um processo implantado legalmente e concebido pelas escolas regulares, existem ainda muitas resistências, muitos medos, preconceitos e desconfortos que estão diretamente associados a tal processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de ensino-aprendizagem não depende do professor e sim da realidade social.
II- A diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa uma nova era para nossos educandos
III- O atendimento das necessidades educacionais não instigam ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
IV- Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas capacidades e potencialidades do educando.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	A escola precisa estar preparada para oferecer condições adequadas, no intuito de atender às características individuais dos alunos. Nesse sentido, para que se possam desencadear resultados favoráveis, deve-se buscar dentro desses espaços educacionais uma prática pedagógica construída a partir da reflexão e do envolvimento de todos os profissionais inseridos nesse contexto, com isso destacamos a importância do trabalho realizado de forma conjunta. Nesse sentido, chamamos a atenção sobre a importância dos mecanismos de ações conjuntas para discutir questões de aprendizagem no contexto educacional. Para remover barreiras da aprendizagem, é preciso sacudir as estruturas tradicionais sobre as quais nossa escola está assentada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nos dias atuais com uma educação plena, é indispensável que a proposta seja identificada.
II- Devemos remover barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
III- Para que a educação inclusiva se concretize, na plenitude de sua proposta, é indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
IV- É indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, mas as origens são múltiplas e complexas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Diversidade social é o conjunto de diferenças e valores compartilhados por todos os humanos nas relações sociais. Essas diferenças são expressas através da nossa língua, nossa cultura, etnia, rituais, entre outros. O termo diversidade nos remete a uma pluralidade e variedade, mas nem sempre há respeito e tolerância a culturas e etnias diferentes, por exemplo. Nela, percebemos como as pessoas são representantes das desigualdades existentes em seus grupos específicos de convivência social. Comunidade é uma dessas organizações e foi conceituada por alguns teóricos da Sociologia como forma de diferenciar do termo já existente. Nessa perspectiva, sobre a comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo.
	 b)
	É constituída de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compõem.
	 c)
	É a representação de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condições sociais e econômicas para nela se organizarem e construírem novas formas de relação social.
	 d)
	É composta por pessoas que estão unidas por laços consanguíneos e baseados em relações espontâneas.
	4.
	A perspectiva intercultural surge da necessidade de dar um novo rumo ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura e o contexto oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto de diferentes sistemas simbólicos se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	A incorporação de tecnologias na ação pedagógica traz grandes possibilidades de mudança, porém traz consigo também sérios problemas que desafiam a sociedade contemporânea. A alteração cultural causada pela cibercultura, a aceleração e a simulação do real é uma dessas questões levantadas por parte da sociedade científica. Outra questão, como o grande alcance das redes virtuais e o modo de vida circundado pelos hábitos da cibercultura, é uma problemática nociva à sociedade. Para o professor, lidar com a incorporação das mídias eletrônicas e ampliação das TICs no fazer pedagógico significa entrar numa realidade complexa, muito além do significado singular e isolado de tecnologia, aprendizado ou comunicação. Sobre o parecer tecnológico no âmbito escolar e a ampliação da cibercultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cibercultura, ou também sociedade em rede, altera impressionantemente o pensamento humano (razão, conhecimento, emoção, memórias, tradições) e gera uma nova cultura.
(    ) Os alunos que atualmente estão em idade escolar regular no ensino básico constituem uma geração com sérias dificuldades de relação com a tecnologia e o acesso à informação eletrônica.
(    ) Esse tipo de tecnologia não faz parte do contexto real do cotidiano dos alunos, o que impossibilitaria o acesso e o uso de tais recursos na escola, criando outra problemática no contexto educacional.
(    ) As gerações atuais já convivem com a convergência da comunicação digital de sons, imagens e textos, permitindo a integração cibernética cada vez mais intensa entre telefone, computador, rádio e televisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	As reformas educacionais da década de 1970, trouxeram uma concepção produtivista que pretendeu alterar o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista. Essa concepção produtivista de educação mostrou-se resistente através das décadas seguintes, mesmo diante das tendências críticas da educação, restabelecendo novos ânimos com as novidades da sociedade do conhecimento, da microeletrônica, da globalização e das novas demandas do mercado de trabalho. Sobre a visão produtivista e tecnicista no contexto da educação brasileira, analise as seguintes afirmativas:
I- A incorporação das mídias eletrônicas na educação foi fundamentalmente consolidada pelo paradigma tecnicista da educação.
II- A concepção produtivista de educação foi bem aceita a partir da década de 1970, quando o governo brasileiro intensificou as iniciativas de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas.
III- Os planos educacionais, nesse tempo, mantiveram a concepção produtivista na educação devido, em parte, aos novos rumos da política do Estado de bem-estar social.
IV- As iniciativas governamentais de incentivo ao uso de tecnologias de informação
e comunicação nas escolas públicas brasileiras datam desta época, movidas pelo paradigma tecnicista da educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	7.
	Embora tenha sido apresentada como uma preocupação, a cibercultura na contemporaneidade parece ser um tema bastante discutível, uma vez que essas tecnologias já fazem parte do contexto real do cotidiano dos alunos. Sobre a cibercultura e os desafios sociais do ensino, analise as seguintes afirmativas:
I- Os alunos que atualmente estão em idade escolar regular no ensino básico fazem parte de uma geração que naturalizou a relação com a tecnologia, bem como o acesso à informação através das mídias eletrônicas.
II- As gerações da atualidade já convivem com a convergência da comunicação digital de sons, imagens e textos, permitindo a integração cibernética cada vez mais intensa entre telefone, computador, rádio e televisão.
III- A cibercultura no ambiente escolar ainda é algo a ser pensado, uma vez que os alunos podem não ter acesso a tais recursos, bem como apresentarem dificuldade no manuseio de tal tecnologias.
IV- A cibercultura altera impressionantemente o pensamento humano (razão, conhecimento, emoção, memórias, tradições) e gera uma nova cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	A educação não formal é uma atividade com uma intencionalidade, mas com outra organização, sistema e tempo, podendo ser encontrada nos trabalhos comunitários e atividades culturais, bem como na escola e nas atividades extracurriculares que integram os conhecimentos da educação formal. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O grande desafio da escola não é investir na superação da discriminação.
II- O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação.
III- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo
IV- A discriminação surgiu de interpretações deturpadas com a finalidade de manipular a opinião e justificar a escravidão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	Os desafios atuais da diversidade têm raízes no passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Nesse sentido, quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão que abarca estudos mais complexos para circundar maior entendimento do assunto. Nessa concepção, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os quatro principais contextos da diversidade:
	 a)
	Aculturação, Consciência de Classe, Multiculturalismo e Direitos Políticos.
	 b)
	Consciência de Classe, Ancestralidade, Multiculturalismo e Aldeia Global.
	 c)
	Aculturação, Globalização, Multiculturalismo e Aldeia Global.
	 d)
	Globalização, Estudo de Raças, Inclusão de PNE e Multiculturalismo.
	10.
	Observa-se que os métodos de alfabetização amplamente divulgados no Brasil são os tipos analíticos (que iniciam o processo de alfabetização do todo para as partes) e sintéticos (das partes para o todo), sendo exemplos dos primeiros os métodos fônicos e silábicos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso do computador na ação didática deve ir além do mero repasse de informação, para alcançarmos sucesso nos métodos de alfabetização.
(    ) O uso das tecnologias na ação didática não deve ir além do repasse de informação.
(    ) As tecnologias não ajudam os métodos de alfabetização, pois ler e aprender não é função da escola.
(    ) O computador na ação didática não é o repasse de informação, pois não precisamos de professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2005) O desejo de inverter as regras da sociedade tornou-se marca registrada no universo dos bits. Pesquisa recente apresentada pelo maior laboratório de estudos de jogos eletrônicos do mundo, localizado na IT University, da Dinamarca, revela um desejo, sem precedentes, dos jovens de classe média de encarnar papéis de fora da lei no ambiente virtual. O alerta de perigo soa mais alto porque, em alguns casos, a identidade fictícia avança o limite do faz de conta e se confunde com a vida real. Evangeline, nome fictício de uma ex-jogadora de The Sims on-line, teve sua conta encerrada por se comportar como prostituta no game (No submundo dos games In: Época, n.º 368, 6/7/2005).
A partir do texto, analise as sentenças a seguir:
I- Os games, por constituírem uma brincadeira, estão dissociados da violência.
II- O desejo de inverter, no game, as regras da sociedade é legítimo, desde que não sejam atingidos os direitos dos outros.
III- A internet é um território livre, sem qualquer forma de monitoramento.
IV- A prática de atos ilícitos por jovens na vida real é consequência de suas vivências do mundo virtual.
V- Como todo hábito compulsivo, os jogos eletrônicos podem criar dependências se não forem vividos dentro de limites sociais.
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	II e V.
	 b)
	I e III.
	 c)
	I e II.
	 d)
	II e IV.
	12.
	(ENADE, 2014) Da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção de desigualdades. Essa problematização explicita os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar. As questões suscitadas ratificam a necessidade de novas posturas docentes, de modo a atender a diversidade humana presente na escola. Nesse sentido, no que diz respeito a seu fazer docente frente aos alunos, o professor deve:
I- Desenvolver atividades que valorizem o conhecimento historicamente elaborado pela humanidade e aplicar avaliações criteriosas com o fim de aferir, em conceitos ou notas, o desempenho dos alunos.
II- Instigar ou compartilhar as informações e a busca pelo conhecimento de forma coletiva, por meio de relações respeitosas acerca dos diversos posicionamentos dos alunos, promovendo o acesso às inovações tecnológicas.
III- Planejar ações pedagógicas extraescolares, visando ao convívio com a diversidade; selecionar e organizar os grupos, a fim de evitar conflitos.
IV- Realizar práticas avaliativas que evidenciem as habilidades e competências dos alunos, instigando esforços individuais para que cada um possa melhorar o desempenho escolar.
V- Utilizar recursos didáticos diversificados, que busquem atender à necessidade de todos e de cada um dos alunos, valorizando o respeito individual e coletivo.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: BRASIL, MEC. Política nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
	 a)
	II e V.
	 b)
	II, III e IV.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I e III.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando