Buscar

Atividade volei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Jessica Priscila Monteiro da Silva
Curso: Segurança do trabalho 5
Posições e táticas do voleibol 
Posições dos jogadores: Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto. O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que 3 permanecem próximos da rede e os outros 3 após a linha.
· Levantador:  levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque. Essa ação costuma acontecer sempre no primeiro ou no segundo toque da equipe. Esse atleta, em grande parte dos esquemas, se posiciona na rede e no meio. Entretanto, algumas equipes gostam de levantar a bola pela ponta, sendo essa a posição escolhida para o levantador. Ele vai levantar a bola com a ponta dos dedos para que os atacantes marquem o ponto. 
· Líbero: O líbero é o principal jogador de defesa e passe em um time de vôlei. Cada equipe pode ter apenas um líbero entre os 12 atletas, e ele só pode realizar ações de defesa, não sendo permitido atacar a equipe adversária, mesmo que na zona de defesa. A principal característica do líbero é ter uma boa recepção de bola, defendendo a ação de ataque do time oposto. Ele é o único atleta que pode entrar e sair ilimitadamente no jogo e normalmente costuma ocupar a posição central do fundo da quadra.
· Pontas: Os jogadores de ponta são aqueles que ficam posicionados nas laterais da quadra. As principais funções deles são defender o ataque do time adversário e realizar o ataque na entrada e saída de rede. Grande parte das vezes, o ponta é designado para uma das duas funções. Isso acontece porque normalmente ou ele tem um grande domínio da recepção e da manchete, ou ele tem bastante força e velocidade, sendo um especialista em ataque.
· Central: Os atletas de meio são os mais altos da equipe, pois são os encarregados de realizar o bloqueio do ataque adversário. Além disso, eles também precisam ser bem ágeis, pois são os principais responsáveis pelas bolas rápidas, que são aquelas lançadas pelo levantador com velocidade e altura baixa.
· Oposto: O oposto é o jogador que sempre ocupa a posição oposta ao levantador. A principal função dele é o ataque, por isso ele deve estar posicionado de forma a receber o passe do levantador. Ele costuma ser o jogador mais procurado para realizar as jogadas de saída, ou seja, na linha de três metros (próximo ao local que separa a defesa do ataque).
As posições táticas do voleibol: Existem várias posições táticas no voleibol que são utilizadas em diferentes situações. 
· Sistema 4X2: O sistema 4X2 é dividido em simples, invertido e com infiltração. No caso do sistema simples, dois levantadores ficam em posição diagonal com a quadra e os demais são atacantes. Se for sistema invertido ou com infiltração a posição dos levantadores é a mesma. Porém, um deles estará na zona de ataque outro na zona de defesa.
· Sistema 5X1: O sistema 5X1 é o mais aplicado pelos times de voleibol nos dias atuais. Somente 1 levantador atua na zona de ataque e de defesa, podendo fazer a infiltração do mesmo modo que no 4X2. No momento em que ele está perto da rede, há 2 atacantes disponíveis. Quando ele se desloca para o fundo da quadra, são 3 atacantes próximos à rede.
As posições de rodízio de saque: Vale destacar que também existem sistemas para posição e recepção de saque. Um deles é conhecido como “W”, visto que 5 jogadores são colocados em suas posições nesse formato para a defesa do saque adversário. Enquanto isso, o levantador fica isolado.
· Sistema semicírculo: Outro sistema interessante é o semicírculo, que torna cada jogador responsável por receber a bola em determinada área. A quadra é dividida em partes, começando pela linha central e terminando na linha de fundo. O sistema com 4 receptores libera um atacante e o levantador.
· Sistema “V”: Mas se forem 3 receptores, eles formarão a estrutura em “V”, o atacante oposto e do meio ficam livres. O defensor central e os 2 receptores principais são responsáveis por receber a bola que vem dos jogadores adversários. Por fim, o sistema dos 2 receptores é usado por equipes especializadas. Os pontas fazem a recepção e protegem os atacantes.

Continue navegando